• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Dúvida se tudo compatível

buhuhuhu

Power Member
Olá pessoal, O meu PC actual está nas ultimas e acho que está na altura de o trocar.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
-
900€, daqui a uns dias

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
-
Quase completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 1440p 144hz+

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
- 10 anos (O meu actual foi de 2010 +- e apenas troquei a HD7970 3GB por RX580, porque morreu)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
- i7 3820
- 2x 4GB DDR3
- RX 580
- 2X SSD ocz vertex 120gb
- Sandisk SSD PLus 240GB
- Kingston SSD 240GB
- 1 TB sata 3
- Leitor/Gravador Blueray

6) Vais fazer Overclock?
- Não

7) Características Gerais:
Pensei nisto:
- Caixa ATX Fractal Design Focus G com Janela Gunmetal
- 2x Ventoinha 120mm Fractal Design Silent Series R3 1200RPM 3 Pinos (para traseira e inferior)
- Motherboard ATX Asus TUF Gaming B550-Plus
- Processador AMD Ryzen 5 5600X
- Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL18 Preta
- SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3040 1TB 3D TLC NVMe
- Leitor de Cartões de Memória TooQ TQR-208B Preto

- Fonte: Irei manter a: Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular
- Drive: Irei manter um leitor/gravador Blueray SATA
- Gráfica: Irei manter a RX 580 8GB até os preços das RTX3070 / RX 6800 baixarem
- Disco SATA 1TB atual pretendo manter, é onde meto os downloads/musicas/backup e tretas

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
- Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
- Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
- Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Isso é a build que tenho em mente (totalmente aberto a sugestões), de momento a minha maior preocupação é se a fonte será suficiente para tudo mesmo que opte por um RX 6800/6800XT daqui a uns meses e se os restantes componentes são todos de fiar e compativeis, BIOs, memórias, etc

obs: com esse conjunto seria possivel no futuro adicionar mais um SSD m2, mesmo sendo Gen3x4 porque o 4x4 já irá estar a ser usado por o que listei anteriormente

Obrigado.
 
Última edição:
Não me parece que vás ter nenhum problema com a fonte que tens.
Em relação à build, talvez possas poupar um bom valor optando pela motherboard Micro-ATX Gigabyte B550M Aorus Elite, que me parece que tem tudo aquilo que procuras custando cerca de menos 50 euros, que depois podem ir para a GPU
 
Olá, muito obrigado pela sugestão, estive a ver, e parece-me bem interessante, e por o que entendi a tua sugestão continua a me permitir utilizar 2 m.2: 1º em 4x4 e 2º em 3x4, e pareceu-me que no slot 4x4 dá para utilizar os que tem dissipadores que não atrapalha as gráficas.
A minha duvida sobre essa board é que ela menciona: "support SATA and PCIe 4.0 x4/x2 SSDs" e mais em baixo menciona 4 ligações SATA, isto significa que utilizar os m.2 irá roubar acesso à ligação SATA?, ou posso na mesma ligar os 2 M.2 que quero e mais 4 discos SATA ?

Desculpa se me estou a expressar mal, mas nunca tive M.2 e ali parece-me confuso

obs: Pesquisando as minhas memórias nessa board e vice-versa não aparecem na lista de compatibilidade oficial, mas na lista encontrei outras que aparentam ser compatíveis: G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL19 (f4-4000c19d-16gtzsw)

ficando:
- Caixa ATX Fractal Design Focus G com Janela Gunmetal
- 2x Ventoinha 120mm Fractal Design Silent Series R3 1200RPM 3 Pinos (para traseira e inferior)
- Motherboard ATX Micro-ATX Gigabyte B550M Aorus Elite
- Processador AMD Ryzen 5 5600X
- Memória RAM G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL19
- SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3040 1TB 3D TLC NVMe
- Leitor de Cartões de Memória TooQ TQR-208B Preto
- Fonte: Seasonic Focus Gold GX 750W Full Modular (já existente)
- Drive: Leitor/gravador Blueray SATA (já existente)
- Gráfica: RX 580 8GB (já existente) até os preços das RTX3070 / RX 6800 baixarem
- Disco SATA 1TB (já existente), é onde meto os downloads/musicas/backup e tretas
- Disco extra M.2 no futuro se necessitar

O que achas?
 
- i7 3820
- 2x 4GB DDR3
- RX 580
Obs: Pesquisando as minhas memórias nessa board e vice-versa não aparecem na lista de compatibilidade oficial, mas na lista...
Se estas a falar destas memorias nao vao dar num placa b550 pq usam memorias diferentes. Tuas sao ddr3 essa placa/cpu sao compativel com ddr4

Se nao vais investir em OC tbm n tens vantagem em ir para memorias q referes pq cpu em stock so trabalha maximo 3200mhz
Podes ir exemplo HyperX Predator 16GB 3200MHz DDR4 Kit 16GB DDR4 3200MHz ou outra opcao semelhante ja poupas tbm uns €€
 
Última edição:
aa
Se estas a falar destas memorias nao vao dar num placa b550 pq usam memorias diferentes. Tuas sao ddr3 essa placa/cpu sao compativel com ddr4

Se nao vais investir em OC tbm n tens vantagem em ir para memorias q referes pq cpu em stock so trabalha maximo 3200mhz
Podes ir exemplo HyperX Predator 16GB 3200MHz DDR4 Kit 16GB DDR4 3200MHz ou outra opcao semelhante ja poupas tbm uns €€
Percebeste mal, as que me referia eram as do post anterior, as "G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL18 Preta" que não aparecem como oficialmente suportadas por essa board, no entanto as "G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL19" já são.

Mas sendo assim, devo ir apenas para as 3200Mhz, no entanto as que mencionaste não aparecem na lista das suportadas oficialmente, não há problema?

E em relação à minha questão dos M.2 / SSds, a board permite ter os dois M.2 ocupados e mais 4 SSDs?

Depois disto esclarecido estarei pronto para fazer as encomendas :)
 
aa

Percebeste mal, as que me referia eram as do post anterior, as "G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL18 Preta" que não aparecem como oficialmente suportadas por essa board, no entanto as "G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-4000MHz CL19" já são.

Mas sendo assim, devo ir apenas para as 3200Mhz, no entanto as que mencionaste não aparecem na lista das suportadas oficialmente, não há problema?

E em relação à minha questão dos M.2 / SSds, a board permite ter os dois M.2 ocupados e mais 4 SSDs?

Depois disto esclarecido estarei pronto para fazer as encomendas :)
Essas hyper x 3200mhz estao como sendo compativeis oficialmente nessa board mas podes smp ver outras da tua preferencia acho so desnecessario gastares 80€/100€ a mais numas 4000mhz qd tua intencao é usar Cpu do jeito q saiu da caixa.
Gigabyte nao faz nenhuma ressalva na utilizacao dos m.2 junto com portas sata por isso podes usar.
A minha duvida sobre essa board é que ela menciona: "support SATA and PCIe 4.0 x4/x2 SSDs" e mais em baixo menciona 4 ligações SATA, isto significa que utilizar os m.2 irá roubar acesso à ligação SATA?, ou posso na mesma ligar os 2 M.2 que quero e mais 4 discos SATA ?
Se pesquisares rapido no google vais ver m.2 é so formato do disco na pratica as velocidades estao ligadas aos "padroes" usados nvme/pcie/sata...
 
Última edição:
Back
Topo