1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida: Server ou não

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por manewinho, 9 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 607)

1. manewinho

manewinho Power Member

Bom dia,

Para começar quero pedir desculpa se não coloquei a minha dúvida no sítio correcto. Se assim for peço a algum moderador ou administrador que mova o tópico.

A minha dúvida é a seguinte: tenho uma pequena empresa que tem neste momento 5 desktops ligados em rede, sendo um deles o computador principal por assim dizer - é onde está colocada a base de dados do programa de gestão/facturação: GesPOS.

Tive um problema grave nesse mesmo desktop e estou a rezar para não perder todos os dados desse mesmo programa. O sujeito que me presta assistência (ao programa, não aos desktops) disse-me que seria melhor colocar os desktops ligados a um server (Dell ou HP) por uma questão de fiabilidade e segurança (até a nível de controle de utilizadores). A minha dúvida é a seguinte: será que necessito mesmo de um server? Ou bastará limitar o acesso à internet de todos os utilizadores (existe algum programa que me permita fazer um controle rigoroso)? A nível de fiabilidade (discos, etc.) um server é muito mais vantajoso que um desktop comum? Gostaria que alguém me pudesse ajudar nesta questão.

Desde já obrigado a quem responder.

2. anjo2

anjo2 Power Member

O que tem diferente um servidor de um desktop é principalmente a board, com memória ecc/reg, algumas com suporte SAS (que dá para discos SAS e Sata) e alguns barebones que já vêem com fontes redundantes (se falhar uma, continua a trabalhar).
    Se fores utilizar discos Sata normais, a fiabilidade vai ser igual que num desktop, também existe discos Sata feitos a pensar em servidores como a familia YS da WD.
    Discos SAS ou SCSI são recomendados quando existe uma grande carga nos discos, por exemplo imensos acessos a toda a hora.

Existe muitas marcas de servidores: Tyan, Asus, Supermicro, IBM, etc...

3. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Um servidor, pela posição que assume, será sempre uma máquina "mais calminha". Não estará sujeito certamente às "maluquices" que são feitas nos terminais, pelo que é um primeiro passo.

A aliar a isso, poderás investir um pouco mais no hardware desse servidor, especialmente no que diz respeito a discos. Uma controladora decente e uns discos fiáveis (poderão ser SATA, pois para o uso que vais dar chegam), mas de uma série jeitosa (tipo Raid Edition´s, etc...), em RAID1 ou 10, será o ideal para garantires alguma segurança de dados.

Nestas coisas só tens de pensar... "como seria se eu perdesse a BD do GesPOS..." ;)

4. lbsimoes

lbsimoes Power Member

a minha opinião é um pouco diferente das anteriores.
    Um servidor para base de dados, que estava a correr num pc normal e com 5 clientes, não me parece que seja necessario grande maquina e claro, poupar dinheiro no servidor (para não ficares com um CPU a correr apenas uns 5% da sua capacidade) e investir em algo tão importante como, Unidade de Backup e Uma boa UPS.
    Um CPU Core 2 DUO, com 2 GB FB-DIMM, 2 Discos SATA em RAID1 c/ Windows 2003 Server, devem ser suficientes para as tuas necessidades. (Os ASUS têm bom preço)
    O Backup é tão ou mais importante que o servidor, lembra-te... os dados perdem-se não só pela falha de Hardware, tens mais factores como...incendios, assaltos, etc.. (sugiro 2 discos externos USB para o teu caso e vais trocando)
    A UPS é para evitar problemas electricos no Hardware, não compres das baratas, essas só servem para quando falta a electricidade. Opta por uma Off-line interactiva ou On-line (APC por ex)

5. xupetas

xupetas Banido

de certeza que o programa suporta ser corrido em ambiente client/server? com acesso simples ou concorrencial? ve bem isso primeiro antes de investires

6. manewinho

manewinho Power Member

Obrigado por todas sugestões. Felizmente acabei por não perder a base de dados do programa. Após ouvir todas as sugestões vou analisar tudo muito bem. Mais uma vez obrigado pela ajuda...

Partilhar esta Página