Dúvida ShutterSpeed vs ISO

Não tens hipótese de tirar as fotos em RAW? Um dos problemas da Panasonic é o Vénus que não reage lá muito bem ao ruído do sensor. Se processares as fotos no computador pelo RAW é menos um problema.
 
Nem mais. O Vénus III, motor que acompanha a FZ18 não tem um NR tão agressivo, mas está lá e acima de ISO100 o meu conselho é, das duas uma, ou colocar o NR em LOW ou fotografar em RAW.

Mas pelo contrário, acho que as tuas queixas deverão ser mesmo o blur da imagem, e não tanto as granulações. Porque de facto a máquina tem processador que elimina muito bem o ruido mas sacrifica detalhe.

Em tempos de exposição mais prolongados, velocidades mais lentas, a melhor opção é mesmo tripé e RAW com isso ;)
 
Ha dois problemas, o ruido e o blur. Posso ter menos blur se aumentar o ISO, mas depois tenho ruido. Se mantiver of ISO baixo, o ruido deixa de ser problema, mas sendo o resto igual vou precisar de mais tempo e o blur nota-se mais.
O RAW acredito que ajude, mas nao sei se fara milagres. De 400 para cima sao bastante mas as imagens...

Sempre que posso uso o tripe ou algo que faca as vezes de tripe. Se calhar vou arranjar um mini tripe para indoors tipo pubs e afins... O flash, mesmo difuso destroi toda a luz reflectida nas paredes/madeiras. Fico com o people bem, mas depois nao se perbece o background...
 
Ficar com o people bem sem se perceber o background é aquilo que quase todos consideram uma vantagem. lol

O blur que foi referido não é motion blur (não deriva do movimento), mas sim o blur resultante do noise reduction. Isto porque a forma que as máquinas têm de "apagar" o ruido é borrar ligeiramente a foto para que o ruido não se note.
 
Ficar com o people bem sem se perceber o background é aquilo que quase todos consideram uma vantagem. lol
La isso e... quando o background nao interessa, estou a falar dos outros casos. Nao expliquei bem.

O blur que foi referido não é motion blur (não deriva do movimento), mas sim o blur resultante do noise reduction.

Sim o blur de que falo e o motion blur.
 
Back
Topo