Duvida sobre Acronis True Image Home

nelson_oli

Power Member
Boas precisava de ajuda de algum habituado a usar o Acronis Image qq coisa Home versão 10.
É aquele programa tipo Ghost para fazer imagens de backup do disco.

O cenário é o seguinte, tenho a versão 10 e essa não é compativel com o Win Me, no entanto se utilizarmos aquele Cd de arranque que corre o programa em modo de Dos está safo e posso criar a imagem desde que tenha outro disco ou uma partição.

Tb tenho a versão 8 que vem no pacote do HiRens Boot Cd mas ao que vi isso destina-se apenas a modo de DOS puro e não para fazer instalação em sistemas Win, penso eu de que...

Seja como for nessa maquina velhota que é da idd da pedra mesmo, tenho apenas um disco de 40 onde fiz uma partição de 4 gigas para poder armazenar a imagem criada pelo Acronis em modo de DOS puro. Estou encantado com o programa e funciona lindamente, qdo tento fazer a recuperação do sistema atravez da imagem que se encontra na partição do disco. Poupa imenso trabalho em relação a fazer uma reinstalação do sistema todo manualmente.

Acontece que quis gravar essa imagem para um DVD para ficar como precaução, gravei com o Nero 6 e vi-me forçado a gravar o DVD em modo UDF pois ele dizia que não podia gravar em modo ISO pois o ficheiro de imagem tinha mais de 3 gigas. O problema que me deparo agora é que em modo DOS não consigo aceder à informação que consta do DVD. Ao que parece para conseguir teria que estar em modo ISO (corrijam-me se estiver a dizer baboseiras...) e o proprio Cd de arranque em DOS do Acronis não me reconhece a informação do DVD, ele detecta a drive mas nao o seu conteudo.

Ando lixado com isto e gostava que me dissessem como posso ter acesso a dados gravados num DVD para ser lido em modo Ms-Dos. Será que se o ficheiro não fosse tão grande e eu tivesse gravado o DVD em modo ISO já conseguia aceder-lhe em modo DOS?

Digam ai quais as limitações conhecidas do modo ISO em relação ao modo UDF.

Ou seja por exemplo qual o tamanho maximo dos ficheiros que posso utilizar?
É que se o problema for esse o Acronis permite-me criar uma imagem em vários volumes com o tamanho que eu previamente definir e desse modo já me dexaria gravar em modo ISO digo eu...

Quem se quiser pronunciar força.

Já agora, e para quem conhece o programa verifiquei que qdo se utiliza numa maquina com Win XP as imagens podem ser criadas pelo programa dentro do proprio WIn Xp em execução sem haver a necessidade de o fazer em modo Ms-dos. Isto funciona mesmo bem?

É que noutros tempos em que usava o Ghost para a coisa correr bem era preciso fazer a imagem em DOS que era para nao ter processos a correr que podiam atrapalhar a criação da imagem...

Já agora o Cd de Boot em Dos do Acronis reconhece partições NTFS e suporte para discos externos USB reconhece?
É que se não reconhece é uma grande porra para não dizer outra coisa né...
Imaginem que eu tenho uma maquina com XP e com 2 discos ambos com NTFS, se quiser fazer uma imagem para o 2º disco e depois recupera-la em modo DOS fico lixado se ele não souber o que é NTFS...
Isso faz perder grande parte da funcionalidade do programa pois implicava ter que instalar um Xp de raiz, depois o Acronis e então fazer a recuperação do sistema...

Ando mesmo a partir a cabeça com o programa...
 
Back
Topo