Duvida sobre cabos ligação

jota123

Power Member
Comprei um LCD e como tanto o meu DVD como o receptor satelite infelizmente não têm saida HDMI a pergunta é a seguinte:

A melhor ligação "possivel" ,isto é, com melhor imagem é feita com ficha scart ou com aqueles cabos AV (não sei que nome se dá; são 3 cabos 1 amarelo 1 branco e 1 vermelho)?

Obrigado a todos
 
Não tendo HDMI tens as ligações por esta ordem:

1º Componentes se algum dos aparelhos tiver uma saída com 3 cores (Vermelho, Verde e Azul). Por aí só passa a imagem e depois, se quiseres também som na Tv, tens que passar o som com o Vermelho e o Branco do som.

2º SCART RGB para isso tens que ligar os aparelhos à TV com um cabo SCART que o suporte, isto é, com os 21 fios ligados. A Saida dos aparelhos tem igualmente que suportar RGB e a entrada da TV igualmente (Normalmente só uma das entradas da TV é que suporta isso).

3º SVideo + Ligação de som (Vermelho e amarelo)

4º Ligação de Video Amarela (Video Composto) + Ligação de som (Vermelho e amarelo)
 
Obrigado JotaM33.

Mas das 2 primeiras ligações que referiste qual é a que se obtem melhores resultados a nivel de imagem no LCD

A qualidade de imagem nas duas 1as é exactamente igual desde que a fonte que a gere tambem seja. Ambas transmitem o sinal para a TV decomposto nas 3 cores básicas, provocando o minimo de perda possível.

O que pode acontecer é que a fonte da imagem seja melhor numa das ligações.

Por exemplo existem leitores de DVD que fazem progressive scan (uma forma de transmitir a imagem à TV que melhora a qualidade da mesma) apenas na ligação por componentes. Por isso é que o pessoal muitas vezes diz que a ligação por componentes é melhor.
 
Se a fonte tiver saida por componentes, esta é melhor do que por scart ou rca amarela (estas sim são iguais em termos de qualidade). Não conheço maneira de converter saidas por scart/rca em componentes. A diferença reside em que as cores basicas são transmitidas por um (scart), ou por três cabos (componentes), cada cor no seu.
Mais uma vez, se a fonte suportar, componentes é melhor.
 
LOL nunca viste um esquema de um cabo SCART pois não ???? Existem 2 tipos de cabos SCART. Um com os 21 pinos ligados e outro com apenas 8 pinos. O de 21 Pinos, também conhecido por SCART RGB transmite a informação, EXACTAMENTE, da mesma forma que a ligação por componentes. E sim existem adaptadores para passar a ligação por componentes para SCART RGB e vice-versa.

O único problema da ligação SCART RGB é que nas TV's, normalmente, apenas o SCART1 é que está preparado para aceitar essa ligação.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto recomendo que leiam este tópico do AVForums
 
Última edição:
Back
Topo