Duvida sobre colocação de massa termica

Juzhan

Power Member
Boas..
pelo sim, pelo não.. pergunto.. não k não o tenha feito muitas vezes, mas faço à minha maneira.. e não sei se é a mais correcta!

Ao colocar massa termica num P IV com o o da figura, deparo-me com um buraquinho no processador!
1789_1.jpg

Como espalho a masa termica?

Cmadas finissima, fina, média? e em cima do buraco? tapo-o? meto a massa apenas no meuo que depois ela acaba por espalhar?


A massa em questão é a Artic silver 5
 
Última edição:
A camada tem que ser o mais fina possivel. Mete apenas a massa termica suficiente para teres um bom contacto entre o cpu e o cooler. O buraco tambem não sei para que serve... o meu p4 tambem tem 1. Neste momento está com pasta termica lá no meio.
 
isso vai borrar tudo, vai sair por fora

Usa uma regra simples sempre que poes pasta térmica:

1 - põe apenas um bocado de pasta a meio do IHS (só se mete pasta no IHS, nao é nas bordas, nao é no cooler, é no IHS), por muito pouco que te pareça tens de te conter e nao meter mais, pq o que meteste é realmente o suficiente. FIca tipo isto:

cpu_hsf-22.jpg


um poop :D

Parecendo que nao, este pedaço de pasta quando espalmado pela pressão do cooler vai ocupar praticamente toda a área do IHS.

Se meteres muito:

- muita pasta por vezes prejudica em vez de trazer beneficios

- vais lixar o cooler todo, vai andar lá pasta ao deus dará sem necessidade, que é o caso das pics que mostras. Isso apesar de bem espalhado, com a pressão do cooler, vai borrar tudo e sair por fora.
 
Última edição:
Thanx.. mas a quantidade que meti era mais ou menos isso.. depois de mt espalhada com o cartão.. até quase se ver o CPU é k ficou com aquele aspecto. antes de fechar o portaitl ainda tirai mais um bocado de massa em relação à k tenho na foto.. eu meti pouca para com a pressão não se babar!!

Obrigado, para a proxima já faço de outra maneira, mas já fechei o portatil.. !!

Mais uma coisa.. antes desta massa, ha 1 mes quando abri tb o portatil reparei k nem se via a massa termica! meti uma outra(blue orb) e espalhei-a bem.. mas a passa era menos pastosa.. hoje quando is amter a AS5, reparei que a blue orb parecia que já se tinha evaporado um bocado! É normal?

PS: Se achares que o que eu fiz está mt aml e k me pode trazer problemas.. desmonto-o outra vez! e altero
 
Última edição:
Talvez tenha a ver com as propriedades da pasta, que fazem com que nao seja duradoura.

EDIT: tu é que sabes, o CPU é teu (ou nao?) :D

O que eu referi é, pra mim, a maneira mais eficaz de se aplicar pasta termica, pq para além de gastar pouca pasta, o resultado vai ser sempre uma camada fina, que é o recomendado em qualquer caso.

Mas se isso ja esta aplicado, acho que tb podes deixar ficar. Ng morre por isso.
 
Última edição:
Tripnotik disse:
Mas se isso ja esta aplicado, acho que tb podes deixar ficar. Ng morre por isso.
ou morre, em casos extremos depois de apertada a pasta pode "escorrer" com o tempo e assentar na board, se for daquelas com prata pode(repito pode) fazer curto-circuito.digo eu..., mas acho que no teu caso(pelas fotos que tens aí) não acontece isso.
 
Vocês deviam ler instruções em vez de pôr logo "a mão na massa" e mandar "bitaites" :p

Directamente do site da Artic Silver:

P4- About the size of an uncooked grain of short-grain white rice or 1/2 of a BB.
p4_as_dabapply.jpg

p4_as_dab1.jpg

Our testing has shown that this method minimizes the possibility of air bubbles and voids in the thermal interface between the heat spreader and the heatsink. Since the vast majority of the heat from the core travels directly through the heat spreader, it is more important to have a good interface directly above the actual CPU core than it is to have the heat spreader covered with compound from corner to corner.

p4_as_dab2a.jpg

É preciso dizer mais alguma coisa?
 
vascorama disse:
ou morre, em casos extremos depois de apertada a pasta pode "escorrer" com o tempo e assentar na board, se for daquelas com prata pode(repito pode) fazer curto-circuito.digo eu..., mas acho que no teu caso(pelas fotos que tens aí) não acontece isso.
Pah tens razao, aquilo é AS5, nem tinha dado conta. Escorrer é proibido, ou quase.

P.S.: olha o site da AS recomenda a mesma forma de aplicação que eu :D
 
Back
Topo