1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida sobre como começar!

Discussão em 'Programação' iniciada por | Blasted |, 11 de Junho de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 813)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. | Blasted |

| Blasted | [email protected] Member

Olá pessoal!

Queria aventurar-me um pouco no mundo da programação. Para tal e com a ajuda da techzone andei a consultar threads e mais threads sobre qual a linguagem certa para começar e tudo mais. De entre muitas opiniões (e muitas contraditórias), decidi começar por Phyton.

Andei já a ler um pouco sobre a linguagem e pareceu-me realmente acessível e boa para começar. O problema está em como programar em phyton. Passo a explicar, enquanto que em C, eu uso o compilador, escrevo o código, posso compilar e guardar o ficheiro como executável para depois ver o que fiz, como é que isso funciona em Phyton?
    Tenho procurado um pouco e ainda não encontrei nada muito preciso sobre como "trabalhar" com a linguagem.

Concerteza aqui o que não faltarão é entendidos na matéria e portanto, expliquem aqui a um iniciante como se faz..
    :D

abraço,

2. MPalhas

MPalhas Power Member

será que procuraste no sitio mais óbivo?

fonte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=112178

duvido muito que não esteja ai explicado o que tu queres (como compilar a linguagem, que programas usar

3. | Blasted |

Muito provavelmente até está..
    Esses sites que referencias-te foram a minha referencia e até de onde retirei o manual que estou a ler.

O problema é que acho que estou um pouco confuso sobre o que falei, ou seja como compilar, etc..

O que queria era alguém que soubesse como fazer, que explicasse como se faz..

abraço,

4. countzero

countzero Power Member

Olá.

Antes de mais, bem vindo ao mundo da programação ;)

Eu, tal como tu, resolvi começar a aprender a programar com Python; não me arrependo nada: hoje reconheço que me deu bases fundamentais, que me ajudaram, entre outras coisas, a aprender realmente a programar - e não apenas a aprender uma linguagem de programação.

O Python o permite-te focar no essencial e, com o tempo, deixa-te evoluir e aprender conceitos mais complexos/poderosos. Como, entre muitos exemplos, programação orientada a objectos.

Uma nota importante: Python é - normalmente - uma linguagem interpretada que, ao contrário do C, é uma linguagem compilada. Portanto, não precisas compilar o teu código para criar um executável, isto é: corres directamente o ficheiro com o código. Mais tarde, vais ver que isto pode ser uma grande vantagem, especialmente quando queres criar protótipos rápidos para ver o seu comportamento e ver se resolvem correctamente um problema. Se ficares contente com os resultados mas, precisares de mais performance, podes, mais tarde, passar o código (ou partes dele) para para C, C++, etc.

Deixando a filosofia de parte, e assumindo que estás a utilizar Python numa linha de comandos, a ideia geral é:

1. Criar um ficheiro .py;
    2. Colocar algum código Python dentro desse ficheiro;
    3. Executar o ficheiro.

Concretizando a coisa, num ambiente Unix:

Um ficheiro de exemplo, "hello.py"
    Código:
    #!/usr/bin/env python

print("Hello World!")

Execução do código
    Código:
    $ ls
    hello.py
    $ chmod +x hello.py
    $ ./hello.py
    Hello World!
    $

Já agora, deixo mais uma referência (muita boa :p) para dares uma vista de olhos, quando tiveres paciência: How to Think Like a Computer Scientist.

Se tiveres alguma questão, não hesistes em perguntar.

Cumps,
    JP

5. | Blasted |

Muito obrigado. Em primeiro pela parte "filosófica" e pela tua experiência porque me permitiu perceber que afinal não fiz uma má escolha. Em segundo pela ajuda em si.
    E se for num ambiente diferente de Unix?

Btw, tirei um programa daqueles links fornecidos acima chamado WingIDE.

PS: Aquele tutorial que referenciaste, já conhecia e conheci ainda primeiro a versão antiga que é a que estou a ler.

6. DreamOn

DreamOn Folding Member

Podes usar o DrPython..

Para começar chega bem..

7. HecKel

HecKel The WORM

Além da citação referida pelo MPalhas, convém dar uma vista de olhos nas restantes threads ;)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=181467

Se quiseres, podes continuar a discussão lá ;)

:iconlock:

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página