1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida sobre Empresa ou Empresário em Nome Individual

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Hige, 1 de Maio de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 3210)

1. Hige

Hige Power Member

Bem, é o seguinte, tava eu a preparar a minha compra do PDA na *****.pt qd me deparo pela pergunta:

Empresa ou Empresário em Nome Individual?

se meter sim, pede-me o NIF, tudo normal, o que nao entendo é o porque é que nestes casos nao ha IVA?

é que se fosse uma empresa ou um empresario em nome individual eu comprava o mesmo pda sem ter que pagar o iva, ou seja, no meu caso menos 34€...

alguem me consegue explicar o porque disto acontecer e como as coisas decorrem caso fosse um empresario a nome individual?

Muito obrigado! ;)
    HIGE

2. vops

vops Power Member

O iva e sempre pago por toda a gente, a diferença entre a empresa e o cidadão comum é que estas podem deduzir o iva pago(das compras) ás vendas que realizam, quanto aos empresários em nome individual nem todos estão abrangidos pelo regime de iva.
    Contudo acho que nao estás no lugar certo para este tipo de tópicos(é so a minha opinião), no entanto espero que tenha ajudado alguma coisa.
    Cumps

3. Hige

Hige Power Member

realmente ta um pouco deslocado... informatica geral.. :x peço desculpa, my fault..!

mas sim, acho qeu percebi.. so nao consigo é perceber o porque de no site mesmo eles deduzirem logo o iva... =\

mas obrigado ;)

4. vops

vops Power Member

Não fui ao site mas provavelmente poderá ser algo tipo makro, se eventualmente tiveres acesso ou entrares numa loja deste genero, em que o acesso é só para empresários em nome individual ou empresas, a afixação dos preços é sem iva, porque uma pessoa que tenha um negócio tem uma prespectiva do custo diferente da nossa, para nós o custo do produto já incluiu o iva, para os empresarios ou empresas o custo é o preço do produto sem o iva uma vez que o iva é um imposto para o estado, cujo acerto de contas se faz mensalmente ou trimestralmente através de um documento chamado declaração do iva.
    Bem havia muito mais a explicar mas suponho que seja o suficiente para perceberes.

Cumps

Última edição: 1 de Maio de 2007
  5. Hige

Hige Power Member

hum, acho que ja percebi!

entao na makro (sim ja fui e ja la entrei, e realemtne os preços sao mais baratos) mas nunca me tinha questionado pq... na makro as compras que se fazem sao sem iva certo? acabamos por nunca pagar o iva à makro nao é? faz-se as compras e paga-se o montante sem iva... é isso?

obrigado pelo exclarecimento! ;)
    Cumps..

6. ppaulo

ppaulo Power Member

Na Makro tambem pagas o iva. A tabelas dos preços esta sem iva, mas na caixa ao pagar e adicionado o iva.

7. apoc

apoc Power Member

é um erro normal para quem entra num retalhista sem saber o q vai la fazer ... os preços são sempre sem iva .. este é acrescentado no valor final na altura de pagar ...

qt ao empresário .. pq achas q á tanta gente com brutos carros?... corta o IA deduz o IVA e o carro fica quase a metade do preço ...

8. Hige

Hige Power Member

entao mas apoc, se é como disseste.. eles tem brutas carros mas pagam-no na mesma como nos.. pq cmo disseste: "este é acrescentado no valor final na altura de pagar ... "

;) cumps... :p

9. vops

vops Power Member

O iva tens de o pagar sempre, hás-de reparar que nessas etiquetas em letras mais pequenas tá lá o valor com iva incluido. Na caixa é emitida uma factura em nome da firma do comerciante com iva.

Última edição: 1 de Maio de 2007
  10. vops

vops Power Member

Vou-te explicar melhor, interessa ao comerciante saber o preço do produto sem o iva incluido porque é a partir desse valor que ele constroi o preço de venda ao seu cliente.
    Ex: Um produto que custe 100€ em que o comerciante aplique uma margem de lucro de 30% o PVP final é construido da seguinte forma 100€ (preço sem iva que lhe custou) + 30€ (margem de lucro) + 27,30(IVA supondo que é 21%) = 157,30.
    Ao comprar na Makro o produto custou-lhe 100€ + IVA(21%)= 121,00€.
    Pela venda do produto ganhou 30€ e vai pagar iva ao estado 6,30 que resulta da diferença do iva da venda(27,30) e da compra(21,00).
    Funciona assim sucessivamente com qualquer produto.

Fica bem

11. Hige

Hige Power Member

Muito obrigado mesmo vops!

esclarecidissimo! ;)

obrigado mais uma vez!

cumps

Partilhar esta Página