1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida sobre estruturas em C++

Discussão em 'Programação' iniciada por Caveira, 2 de Março de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1657)

1. Caveira

Caveira Power Member

Oi pessoal, tenho o seguinte array em c++:

é um array com 12 estruturas, cada uma com o número do mês, o número de dias do mês e o nome do mês.

Agora eu queria que o utilizador introduzisse o nome do mês e depois o programa descobrisse o número do mês. Ou seja, descobrir x onde:
    mes[x].nome = "nome introduzido pelo utilizador"

Espero que me esteja a fazer entender. Isto é para um trabalho de bases de programação. Obrigado por qualquer ajuda!

2. Baderous

Baderous Banido

Em C ficaria:

Código:
    int i,numero;
    for (i=0;i<12;i++)
        if (strcmp(mes[i].nome,[COLOR=Red]mesIntroduzido[/COLOR])==0)
            numero=i+1;
    onde mesIntroduzido seria o mês pelo qual estarias a procurar e numero seria o nº do mês em questão que pode ser obtido através do índice do array.

3. mj2p

mj2p I'm Cool Cuz I Fold

O método que o Baderous te disse é aquele que acho que se deve implementar para este problema. Só lhe fazia uma pequena alteração:

Código:
    int i,numero;
    for (i=0;i<12;i++)
        if ([COLOR=red]![/COLOR](strcmp(mes[i].nome,[COLOR=white]mesIntroduzido[/COLOR][COLOR=#ffffff]))
            numero=i+1;[/COLOR]

A função strcmp() indica que duas strings são iguais quando retorna 0 (isto acontece pois o que a função na verdade avalia é a diferença entre as duas strings).

Assim, se alguma expressão ou variável tem o valor zero, o if considera isso como FALSE, logo não se entrava dentro do corpo do if. Para contrariar isto, usa-se o operador !, que nega o valor da condição. Assim, imaginando que x=0, ao fazer !x teria-se que x=1;

Espero que tenhas compreendido a explicação.

Vá, cumps

4. Baderous

Baderous Banido

O que tu dizes está correcto mas é exactamente a mesma coisa, visto que só depois de fazeres o strcmp é que sabes o valor da expressao a ser avaliada pelo if (igual a 0 ou diferente de 0). E atenção que ser diferente de 0 não implica que seja igual a 1.

5. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Sera que é por isso? ou sera porque a comparação é feita com a instrução xor?

6. theforbidden1

theforbidden1 Banido

!0 seria 0xFFFFFFFF ;)

7. Baderous

Baderous Banido

Mas então se a 1ª string for alfabeticamente inferior à 2ª, a função strcmp tem de devolver um resultado negativo, e da maneira que tu dizes, devolve 1. :confused:

8. Caveira

Caveira Power Member

xii tão simples como é que eu não me lembrei! :-D muito obrigado pessoal!

9. mj2p

mj2p I'm Cool Cuz I Fold

Certo. Mas em termos lógicos acho que sim.

Vá, cumps

10. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Exactamente pelo facto de não estares a tratar valores lógicos mas sim inteiros deveria escrever-se a condição como strcmp(...)==0, tornando o código muito mais legível.

Quando usas operações lógicas (!, &&, ||) o zero vale por falso e qualquer outra coisa, não necessariamente 1, vale por verdadeiro.

Última edição: 3 de Março de 2008
  11. sapropel

sapropel Power Member

afinal é C++ ou C?
    std::string é tua amiga!

12. mj2p

mj2p I'm Cool Cuz I Fold

OK, se achas que torna o código mais legível, tudo bem. Eu pessoalmente uso o operador !. É uma opção pessoal.

Cada um escolhe o código que melhor se adapta a cada um.

Vá, cumps

Partilhar esta Página