1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. vanadio

vanadio BOINC Member

Olá, eu já à algum tempoq ue não vinha ao fórum, mas agora começei mesmo a sério no folding e tenho uma dúvida. Quanto tempo em média vocês demoram a fazer uma wu?
    Eu tenho um processador de 3.20 GHz e net da clix 24 mb e demoro 5 dias ou mais a fazer uma wu.

2. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Depende muito da wu e do tempo que o computador está ligado por dia, mas eu diria que para esse PC, qualquer coisa entre 36 e 60 horas de foldanço contínuo dependendo do tipo de projecto (wu). O shello é que te deve poder dar uma ideia mais exacta até com estatísticas do fahmon (se esse processador for de um PIV).

Cumps

3. shello

shello Moderador
    Staff Member

Depende mesmo da WU. Estas últimas que usam a Double Gromacs B chegam a ser em poucas horas (umas 20 a 22h), mas o normal (Gromacs, maioria) é demorar uns dois dias por WU. Isto tendo o computador ligado 24/7, quase exclusivamente para o folding (não é que faça muita diferença).

A velocidade de ligação à internet não é um factor importante no tempo de processamento, pois o cliente não faz uso dela enquanto não acaba de processar.

Ah, sê muito bem-vindo à equipa e ao projecto!
    :kfold:

4. vanadio

vanadio BOINC Member

Muito obrigado pela ajuda. Vou entrar para a team assim que tenha a minha 1º wu.

5. Viva!
    Para já bem vindo à equipa. Agora uma pergunta, que cleinte usas? É que pode acontecer que não estejas a utilizar a tua total capacidade de processamento. No meu desktop reparei que acontecia isso; para veres basta ires ao gestor de tarefas e verificar que % de CPU está a ser consumida pelo Fah_core. Se for cerca de 98% tudo bem, se for cerca de 48% não estás a usar tudo.

Como contornar? No meu desktop resolvi somar 2+2 e simplesmente instalei outro cliente (o único senão é que têm de ser clientes em modo consola) numa pasta diferente. Agora estão a foldar os dois simultaneamente e os dois usam cerca de 98%.

Se for esse o teu caso, aconselho-te a fazer isto. Senão, fica a dica para quem quiser ver!

Abraço!

6. shello

shello Moderador
    Staff Member

Cuidado que além de estarem em pastas diferentes, em Windows tem que se usar a flag -local em ambos os clientes.

Esses 48% acontecem por causa do processador ser Dual Core (ou no caso dos P4, terem HyperThreading). No caso dos dual core, ele está mesmo a suar 100% de um core. No caso do HyperThreading, é como se estivesse a usar, assim um bocado atirado para o ar, 65%. O sistema operativo é que reconhece como se fossem dois, e automaticamente diz que é 50/50.

:kfold:

7. vanadio

vanadio BOINC Member

O meu processador está a ser usado a 50%, mas não é dual core.

8. shello

shello Moderador
    Staff Member

Então provavelmente será um CPU com HyperThreading.
    Para teres o CPU a 100% (aproveitar ao máximo), o que podes fazer é adicionar uma segunda consola, tal como o MiguelJeri descreveu (e com a minha adição).

9. vanadio

vanadio BOINC Member

E como posso fazer isso?

10. shello

shello Moderador
    Staff Member

11. De facto tinha HyperThreading e nem sabia :D

Em termos muitos gerais, desistes do cliente gráfico e adoptas o cliente modo consola. Isto porque o cliente gráfico só permite uma cópia do folding a correr num dado momento; já no modo consola podes ter dois simultanamente.

Segues os passos do tutorial mencionado acima, tendo o cuidado de instalar para pastas diferentes. Na configuração, a única diferença é que quando te pedir a machine ID, num colocas "1" e noutro "2" - para que ele perceba que se trata de duas cópias distintas.

Vantagens? Ficas a foldar a 100% e, se estiveres com o PC um pouco lento, podes sempre desactivar uma deixando a outra a correr.

O único senão é que no modo consola não dá para "micromizar" (eu gosto desta expressão :D) isto é, colocar o ícone na bandeja. Quer dizer, podes fazê-lo com o Hideit.

É assim que neste momento estou a foldar duas WU's ao mesmo tempo.
    Qualquer coisa diz.

Abraço!

Partilhar esta Página