1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida sobre folding

Discussão em '[email protected]' iniciada por vanadio, 25 de Janeiro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 877)

  1. vanadio

    vanadio BOINC Member

    Olá, eu já à algum tempoq ue não vinha ao fórum, mas agora começei mesmo a sério no folding e tenho uma dúvida. Quanto tempo em média vocês demoram a fazer uma wu?
    Eu tenho um processador de 3.20 GHz e net da clix 24 mb e demoro 5 dias ou mais a fazer uma wu.
     
  2. Fontemourisca

    Fontemourisca Folding Member

    Depende muito da wu e do tempo que o computador está ligado por dia, mas eu diria que para esse PC, qualquer coisa entre 36 e 60 horas de foldanço contínuo dependendo do tipo de projecto (wu). O shello é que te deve poder dar uma ideia mais exacta até com estatísticas do fahmon (se esse processador for de um PIV).

    Cumps
     
  3. shello

    shello %erador
    Staff Member

    Depende mesmo da WU. Estas últimas que usam a Double Gromacs B chegam a ser em poucas horas (umas 20 a 22h), mas o normal (Gromacs, maioria) é demorar uns dois dias por WU. Isto tendo o computador ligado 24/7, quase exclusivamente para o folding (não é que faça muita diferença).

    A velocidade de ligação à internet não é um factor importante no tempo de processamento, pois o cliente não faz uso dela enquanto não acaba de processar.

    Ah, sê muito bem-vindo à equipa e ao projecto!
    :kfold:
     
  4. vanadio

    vanadio BOINC Member

    Muito obrigado pela ajuda. Vou entrar para a team assim que tenha a minha 1º wu.
     
  5. Viva!
    Para já bem vindo à equipa. Agora uma pergunta, que cleinte usas? É que pode acontecer que não estejas a utilizar a tua total capacidade de processamento. No meu desktop reparei que acontecia isso; para veres basta ires ao gestor de tarefas e verificar que % de CPU está a ser consumida pelo Fah_core. Se for cerca de 98% tudo bem, se for cerca de 48% não estás a usar tudo.

    Como contornar? No meu desktop resolvi somar 2+2 e simplesmente instalei outro cliente (o único senão é que têm de ser clientes em modo consola) numa pasta diferente. Agora estão a foldar os dois simultaneamente e os dois usam cerca de 98%.

    Se for esse o teu caso, aconselho-te a fazer isto. Senão, fica a dica para quem quiser ver!

    Abraço!
     
  6. shello

    shello %erador
    Staff Member

    Cuidado que além de estarem em pastas diferentes, em Windows tem que se usar a flag -local em ambos os clientes.

    Esses 48% acontecem por causa do processador ser Dual Core (ou no caso dos P4, terem HyperThreading). No caso dos dual core, ele está mesmo a suar 100% de um core. No caso do HyperThreading, é como se estivesse a usar, assim um bocado atirado para o ar, 65%. O sistema operativo é que reconhece como se fossem dois, e automaticamente diz que é 50/50.

    :kfold:
     
  7. vanadio

    vanadio BOINC Member

    O meu processador está a ser usado a 50%, mas não é dual core.
     
  8. shello

    shello %erador
    Staff Member

    Então provavelmente será um CPU com HyperThreading.
    Para teres o CPU a 100% (aproveitar ao máximo), o que podes fazer é adicionar uma segunda consola, tal como o MiguelJeri descreveu (e com a minha adição).
     
  9. vanadio

    vanadio BOINC Member

    E como posso fazer isso?
     
  10. shello

    shello %erador
    Staff Member

  11. De facto tinha HyperThreading e nem sabia :D

    Em termos muitos gerais, desistes do cliente gráfico e adoptas o cliente modo consola. Isto porque o cliente gráfico só permite uma cópia do folding a correr num dado momento; já no modo consola podes ter dois simultanamente.

    Segues os passos do tutorial mencionado acima, tendo o cuidado de instalar para pastas diferentes. Na configuração, a única diferença é que quando te pedir a machine ID, num colocas "1" e noutro "2" - para que ele perceba que se trata de duas cópias distintas.

    Vantagens? Ficas a foldar a 100% e, se estiveres com o PC um pouco lento, podes sempre desactivar uma deixando a outra a correr.

    O único senão é que no modo consola não dá para "micromizar" (eu gosto desta expressão :D) isto é, colocar o ícone na bandeja. Quer dizer, podes fazê-lo com o Hideit.

    É assim que neste momento estou a foldar duas WU's ao mesmo tempo.
    Qualquer coisa diz.

    Abraço!
     

Partilhar esta Página