Dúvida sobre folding

vanadio

BOINC Member
Olá, eu já à algum tempoq ue não vinha ao fórum, mas agora começei mesmo a sério no folding e tenho uma dúvida. Quanto tempo em média vocês demoram a fazer uma wu?
Eu tenho um processador de 3.20 GHz e net da clix 24 mb e demoro 5 dias ou mais a fazer uma wu.
 
Depende muito da wu e do tempo que o computador está ligado por dia, mas eu diria que para esse PC, qualquer coisa entre 36 e 60 horas de foldanço contínuo dependendo do tipo de projecto (wu). O shello é que te deve poder dar uma ideia mais exacta até com estatísticas do fahmon (se esse processador for de um PIV).

Cumps
 
Depende mesmo da WU. Estas últimas que usam a Double Gromacs B chegam a ser em poucas horas (umas 20 a 22h), mas o normal (Gromacs, maioria) é demorar uns dois dias por WU. Isto tendo o computador ligado 24/7, quase exclusivamente para o folding (não é que faça muita diferença).

A velocidade de ligação à internet não é um factor importante no tempo de processamento, pois o cliente não faz uso dela enquanto não acaba de processar.

Ah, sê muito bem-vindo à equipa e ao projecto!
:kfold:
 
Viva!
Para já bem vindo à equipa. Agora uma pergunta, que cleinte usas? É que pode acontecer que não estejas a utilizar a tua total capacidade de processamento. No meu desktop reparei que acontecia isso; para veres basta ires ao gestor de tarefas e verificar que % de CPU está a ser consumida pelo Fah_core. Se for cerca de 98% tudo bem, se for cerca de 48% não estás a usar tudo.

Como contornar? No meu desktop resolvi somar 2+2 e simplesmente instalei outro cliente (o único senão é que têm de ser clientes em modo consola) numa pasta diferente. Agora estão a foldar os dois simultaneamente e os dois usam cerca de 98%.

Se for esse o teu caso, aconselho-te a fazer isto. Senão, fica a dica para quem quiser ver!

Abraço!
 
Cuidado que além de estarem em pastas diferentes, em Windows tem que se usar a flag -local em ambos os clientes.

Esses 48% acontecem por causa do processador ser Dual Core (ou no caso dos P4, terem HyperThreading). No caso dos dual core, ele está mesmo a suar 100% de um core. No caso do HyperThreading, é como se estivesse a usar, assim um bocado atirado para o ar, 65%. O sistema operativo é que reconhece como se fossem dois, e automaticamente diz que é 50/50.

:kfold:
 
Então provavelmente será um CPU com HyperThreading.
Para teres o CPU a 100% (aproveitar ao máximo), o que podes fazer é adicionar uma segunda consola, tal como o MiguelJeri descreveu (e com a minha adição).
 
De facto tinha HyperThreading e nem sabia :D

Em termos muitos gerais, desistes do cliente gráfico e adoptas o cliente modo consola. Isto porque o cliente gráfico só permite uma cópia do folding a correr num dado momento; já no modo consola podes ter dois simultanamente.

Segues os passos do tutorial mencionado acima, tendo o cuidado de instalar para pastas diferentes. Na configuração, a única diferença é que quando te pedir a machine ID, num colocas "1" e noutro "2" - para que ele perceba que se trata de duas cópias distintas.

Vantagens? Ficas a foldar a 100% e, se estiveres com o PC um pouco lento, podes sempre desactivar uma deixando a outra a correr.

O único senão é que no modo consola não dá para "micromizar" (eu gosto desta expressão :D) isto é, colocar o ícone na bandeja. Quer dizer, podes fazê-lo com o Hideit.

É assim que neste momento estou a foldar duas WU's ao mesmo tempo.
Qualquer coisa diz.

Abraço!
 
Back
Topo