1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida sobre garantia.....

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Shadow_, 1 de Agosto de 2003. (Respostas: 14; Visualizações: 1634)

1. Shadow_

Shadow_ Power Member

Comprei á cerca de 1 ano e 1 mês algum material informático(board, gráfica e placa rede entre outros). Todas estas peças avariaram ao mesmo tempo. Deve ter sido graças á EDP porque a fonte também morreu.
    A minha dúvida é a seguinte, quando comprei o material a garantia era de apenas 1 ano mas como todos sabem, agora é de 2 anos, será que esta lei é retroactiva, ou seja, será que se aplica ao material que eu comprei á mais de 1 ano(mas que aindanão fez os 2)?
    Eu tenho quase a certeza que o material que comprei já não está abrangido pelos 2 anos de garantia mas gostava que alguém que esteja mais esclarecido que eu diga qualquer coisa já que pode ser útil para mais pessoas.

Obrigado

2. apoc

apoc Power Member

não houve mais electrodomesticos a explodir ai por casa? e q se houve apresenta reclamação á edp q eles pagam pois ja não é a primeira vez q isso acontece. se conseguires provar a culpa da edp xula os gajos.

3. Biker_

Biker_ Power Member

Não, isso dos 2 anos não é retroactivo.
    Contudo, podes mto bem ter por aí material com mais do que 1 ano de garantia, dada pelo fabricante.
    Eu comprei material há mais tempo que tu, que estava abrangido na altura por garantia de 3 anos.
    É o caso de algumas gráficas, motherboards...
    Acho que a Seagate até tinha umas garantias para alguns discos de 5 anos...
    É veres o material que tens e informares-te junto do fabricante.

4. Shadow_

Shadow_ Power Member

Apenas morreu material informático. Eu conheço pessoal na Edp e o que eles me disseram foi tão simples como isto, não percas tempo a apresentar reclamação porque não te adianta nada. Mas vou-me informar melhor porque situações desta têm que ser apresentadas para que eles tenham mais cuidado. Próximo passo é comprar uma UPS.

Eu vou começar a procurar a garantia dos fabricantes porque sei q eles geralmente dão mais que 1 ano de garantia.

5. savanger

savanger Power Member

isso dos 2 anos só conta a partir da saída oficial do decreto-lei , ou seja, desde que veio publicado no diário da república;

no entanto podes pedir uma indemnização à EDP, que vai pedir uma avaliação ao que foi danificado e do custo da reparação...
    tem é de se provar que foi falha da EDP...

6. Shadow_

Shadow_ Power Member

O problema está aí mesmo, como é que se prova que foi culpa deles? Eu próprio não tenho certeza nenhuma mas que é muito esquisoto que, board, processador, gráfica, rede, som e fonte tenham todos morrido ao mesmo tempo....

7. savanger

savanger Power Member

mas é assim, houve ,mais alguma coisa danificada (sem ter nada a ver com o pc) ???

é que se não houve, o mais certo é a tua fonte ter avariado e levar o resto atrás... acontece bastante

quando é problema da EDP, costuma haver sempre mais estragos (em tv's, videos, etc...) e também é normal acontecer na vizinhança

8. Shadow_

Shadow_ Power Member

Aconteceu com o Pc de um amigo meu aqui na rua e o meu modem da netvisão, que não está ligado á fonte também morreu. O facto de o moidem tb ter ardido foi o que me fez desconfiar de ter sido da edp.

9. apoc

apoc Power Member

se houver mtos casos na vizinhaça juntem-se todos e apresentem queixa do caso.
    há uns anos houve uma terra em toda a santa casa ardeu os aparelhos electricos todos era televisões a rebentar frigorificos arder. nessa a edp não se safou e teve q indemenizar toda a gente. por faz um inquerito ai pelos vizinhos.

10. savanger

savanger Power Member

exactamente, se não foi um caso isolado, procura outros que também tenham sido afectados e juntem-se...

a EDP por norma, só dá o braço a torcer quando há muitos protestos e bastante insistência...

11. Shadow_

Shadow_ Power Member

Vou averiguar para descobrir se houve mais casos.

Tks

12. Shadow_

Shadow_ Power Member

Já agora alguem me sabe dizer quanto tempo de garantia tem estes componentes:

Gráfica Gigabyte
    Board ECS

Tks

13. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

boas digam-me uma coisa

acerca da garantia, depois de pormos o material informático na garantia, qual o tempo máximo que a marca tem para fazer a reparação?

tipo, comprei uma impressora no vobis e ela avariou, pus-a lá, mas já vão 2 meses e eles ainda não deram novidades.

alguma lei que possa proclamar em meu benefício?

EDIT:

encontrei isto:

Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio

é este não é?

Última edição: 22 de Novembro de 2008
  14. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

A lei mudou á pouco tempo. Tem 30dias para te resolver o problema.

PS - Que grande desenterro :-D:-D:-D

15. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

eu sei LOL, foi para não abrir outro.

se eles nos 30 dias não arranjarem o objecto, quais são os meus direitos?

Partilhar esta Página