1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

dúvida sobre grub e disco externo

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por nazG, 20 de Março de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1088)

1. nazG

nazG Power Member

Tenho o kubuntu instalado no meu disco externo e o windows instalado no disco interno. O que eu quero é que só apareça o grub quando tenho o disco externo ligado ao computador e quando não está ligado quero ir directamente para o windows. Como faço?

PS: quando ligo o pc sem o disco externo ligado, o grub dá-me um erro qualquer (error 21).

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Assim creio que não dá pq o grub está no MBR do disco interno.
    Para não teres chatices dessas só mesmo fazendo o boot pelo NTLDR do XP.

1- Fazer o fixMBR para meter o NTLDR de novo no disco interno.
    2- Usar um aplicativo chamado bootpart para criar uma entrada no boot.ini e o ficheireco de boot.
    Depois já deves poder fazer o boot de um ou de outro sempre que desejares.

3. nazG

nazG Power Member

Não dá para instalar o grub no disco externo ?

É que no site do bootpart está isto

Última edição: 21 de Março de 2007
  4. hellaxe

hellaxe Power Member

Pois é e está bem.
    Tens de fazer o seguinte:
    - Como cd do kubuntu, em modo de recovery, por exemplo deves reinstalar o grub no disco externo.
    - Depois com o bootpart fazes o que dizem as indicações, ou seja ver qual é a partição que tem a flag de boot do grub e depois é como dizem nos exemplos.

Mas tens de reinstalar o grub no disco externo.

Agora não posso procurar isso mas na thread do Edgy 6.10 ou do Dapper 6.06 há lá referências à reinstalação do grub. Faz lá um search.

5. nazG

nazG Power Member

Bom, já instalei o grub no disco externo e o primeiro dispositivo a bootar é o disco externo. Até aqui tudo bem. O que acontece é que os boot parameters do grub ficaram todos trocados, e assim qualquer opção que escolha no grub, dá-me erro.

Sugestões?

6. Mektub

Mektub Power Member

Pois é, há um baralhanço nas designações dos discos. Neste momento já não estou a usar, mas guardei o ficheiro do grub, just in case...

Situação: portátil com disco interno e um disco externo iomega USB.

Arrancando dum linux instalado no disco interno, este era o HDA e o externo o SDA.

Mas arrancando do disco externo (pondo este em primeiro lugar via BIOS) o GRUB via o disco externo como HDA mas ao carregar o kernel este achava que estava no SDA.

Funciomou assim:

default=0
    timeout=10
    splashimage=(hd0,1)/boot/grub/splash.xpm.gz

#
    # Minimega GRUB - only works booting from MiniMega
    #

title FC6 2.6.18-1.2798.fc6 USB MiniMega FC6
    root (hd0,0)
    kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-1.2798.fc6 ro root=/dev/sda1 vga=788
    initrd /boot/initrd-2.6.18-1.2798.fc6-usb.img

Repara na incongruência (hd0,0) e root=/dev/sda1

Mektub

7. nazG

nazG Power Member

Antes de mais, obrigado pela ajuda. :)

Uma pergunta, então e o windows? Mesmo quando escolho a opção do windows, dá-me erro.

Última edição: 24 de Março de 2007
  8. Mektub

Mektub Power Member

Talvez não me tenha explicado bem. O menu.lst acima é para ser instalado no master boot record (MBR) do disco externo.

Claro que isto pressupõe que o BIOS do PC permite arrancar do disco externo.

O MBR do disco interno devia ter o BootLoader do windows e como tal se o arranque for do disco interno devia entrar no windows, a menos que o bootloader esteja corrupto.

Se for Windows XP podes repor o bootloader com o disco de instalação entrando em manutenção --> command line e executando o comando 'fixboot' (faz 'help' para confirmar o nome).

Curiosamente o Vista não trás o 'fixbooot' mas este programa já me safou:

http://www.sysint.no/nedlasting/mbrfix.htm

Mektub

Partilhar esta Página