dúvida sobre grub e disco externo

nazG

Power Member
Tenho o kubuntu instalado no meu disco externo e o windows instalado no disco interno. O que eu quero é que só apareça o grub quando tenho o disco externo ligado ao computador e quando não está ligado quero ir directamente para o windows. Como faço?

PS: quando ligo o pc sem o disco externo ligado, o grub dá-me um erro qualquer (error 21).
 
Assim creio que não dá pq o grub está no MBR do disco interno.
Para não teres chatices dessas só mesmo fazendo o boot pelo NTLDR do XP.

1- Fazer o fixMBR para meter o NTLDR de novo no disco interno.
2- Usar um aplicativo chamado bootpart para criar uma entrada no boot.ini e o ficheireco de boot.
Depois já deves poder fazer o boot de um ou de outro sempre que desejares.
 
Não dá para instalar o grub no disco externo ?

É que no site do bootpart está isto
How to add Linux

For Linux, you must install Lilo at the beginning of the Linux partition (as is the case with the OS/2 boot manager) and then add the Linux partition with BootPart:

When you install Linux or run liloconfig, select "Superblock of the root linux partition" as the location for Lilo. On my own Linux box, this added the line "boot=/dev/sdb4" into the file /etc/lilo.conf
 
Última edição:
Pois é e está bem.
Tens de fazer o seguinte:
- Como cd do kubuntu, em modo de recovery, por exemplo deves reinstalar o grub no disco externo.
- Depois com o bootpart fazes o que dizem as indicações, ou seja ver qual é a partição que tem a flag de boot do grub e depois é como dizem nos exemplos.

Mas tens de reinstalar o grub no disco externo.

Agora não posso procurar isso mas na thread do Edgy 6.10 ou do Dapper 6.06 há lá referências à reinstalação do grub. Faz lá um search.
 
Bom, já instalei o grub no disco externo e o primeiro dispositivo a bootar é o disco externo. Até aqui tudo bem. O que acontece é que os boot parameters do grub ficaram todos trocados, e assim qualquer opção que escolha no grub, dá-me erro.


Sugestões?
 
Bom, já instalei o grub no disco externo e o primeiro dispositivo a bootar é o disco externo. Até aqui tudo bem. O que acontece é que os boot parameters do grub ficaram todos trocados, e assim qualquer opção que escolha no grub, dá-me erro.


Sugestões?

Pois é, há um baralhanço nas designações dos discos. Neste momento já não estou a usar, mas guardei o ficheiro do grub, just in case...

Situação: portátil com disco interno e um disco externo iomega USB.

Arrancando dum linux instalado no disco interno, este era o HDA e o externo o SDA.

Mas arrancando do disco externo (pondo este em primeiro lugar via BIOS) o GRUB via o disco externo como HDA mas ao carregar o kernel este achava que estava no SDA.

Funciomou assim:

default=0
timeout=10
splashimage=(hd0,1)/boot/grub/splash.xpm.gz

#
# Minimega GRUB - only works booting from MiniMega
#

title FC6 2.6.18-1.2798.fc6 USB MiniMega FC6
root (hd0,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-1.2798.fc6 ro root=/dev/sda1 vga=788
initrd /boot/initrd-2.6.18-1.2798.fc6-usb.img

Repara na incongruência (hd0,0) e root=/dev/sda1

Mektub
 
Antes de mais, obrigado pela ajuda. :)

Uma pergunta, então e o windows? Mesmo quando escolho a opção do windows, dá-me erro.
 
Última edição:
Antes de mais, obrigado pela ajuda. :)

Uma pergunta, então e o windows? Mesmo quando escolho a opção do windows, dá-me erro.

Talvez não me tenha explicado bem. O menu.lst acima é para ser instalado no master boot record (MBR) do disco externo.

Claro que isto pressupõe que o BIOS do PC permite arrancar do disco externo.

O MBR do disco interno devia ter o BootLoader do windows e como tal se o arranque for do disco interno devia entrar no windows, a menos que o bootloader esteja corrupto.

Se for Windows XP podes repor o bootloader com o disco de instalação entrando em manutenção --> command line e executando o comando 'fixboot' (faz 'help' para confirmar o nome).

Curiosamente o Vista não trás o 'fixbooot' mas este programa já me safou:

http://www.sysint.no/nedlasting/mbrfix.htm

Mektub
 
Back
Topo