Duvida sobre i7

droidman

Power Member
Eu andava a procura de um processador novo e um amigo fez-me exactamente a pergunta para a qual tenho andado a pesquisar na Internet com alguma frequência e hoje decidi coloca-la aqui e pode ser que seja respondido muito mais brevemente.
Basicamente o Core i7 é melhor que um quad ? por exemplo:

Intel Core 2 Extreme Q9650 4 cores a 3.00GHz 2 x 6MB de cache, fsb 1333MHz gasta + - 130W
e o aproximado em preço da i7:
Intel Core i7 940 4 cores a 2.93GHz 8MB de cache 2400MHz fsb gasta + - 130W
+ euro menos euro andam no mesmo preço.

qual e a diferença entre estes processadores? pelo que vejo, é cache e fsb, o i7 tem menos cache.
algum entendido que me esclareça sff.
 
Eu andava a procura de um processador novo e um amigo fez-me exactamente a pergunta para a qual tenho andado a pesquisar na Internet com alguma frequência e hoje decidi coloca-la aqui e pode ser que seja respondido muito mais brevemente.
Basicamente o Core i7 é melhor que um quad ? por exemplo:

Intel Core 2 Extreme Q9650 4 cores a 3.00GHz 2 x 6MB de cache, fsb 1333MHz gasta + - 130W
e o aproximado em preço da i7:
Intel Core i7 940 4 cores a 2.93GHz 8MB de cache 2400MHz fsb gasta + - 130W
+ euro menos euro andam no mesmo preço.

qual e a diferença entre estes processadores? pelo que vejo, é cache e fsb, o i7 tem menos cache.
algum entendido que me esclareça sff.

boas por o que andei a ler por ai o q9650 e o i7 920 andam taco a taco =)

pelo que li as diferenças são em questao de sli e crossfire...

supõe vale mais teres um q9650 + gtx200 series ou HD 48xx do que um q9650 com sli de gtx200 ou cf de hd48xx...

basicamente resume.se a...se nao pensas fazer sli ou cf opta pelo q9650 e espeta-lhe com oc em cima..li por ai que ja chegaram a 4.41ghz nele:004: se vais vais fazer sli ou cf entao opta por o i7 920...

contudo e preciso ver que investir agora num sistema 775 e descabido...visto que com preços de cfgs 775 de topo ja se monta sistemas i7 :)

mas e só um parecer meu

cumpts

Edit - Encontrei uns benchs pa te esclarecer :) http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2333776,00.asp
 
Última edição:
Eu andava a procura de um processador novo e um amigo fez-me exactamente a pergunta para a qual tenho andado a pesquisar na Internet com alguma frequência e hoje decidi coloca-la aqui e pode ser que seja respondido muito mais brevemente.
Basicamente o Core i7 é melhor que um quad ? por exemplo:

Intel Core 2 Extreme Q9650 4 cores a 3.00GHz 2 x 6MB de cache, fsb 1333MHz gasta + - 130W
e o aproximado em preço da i7:
Intel Core i7 940 4 cores a 2.93GHz 8MB de cache 2400MHz fsb gasta + - 130W
+ euro menos euro andam no mesmo preço.

qual e a diferença entre estes processadores? pelo que vejo, é cache e fsb, o i7 tem menos cache.
algum entendido que me esclareça sff.

São tecnologias completamente diferentes, para alvos diferentes. Mesmo assim, comprar componentes caros 775 agora para mim é deitar dinheiro fora. Média gama ainda se aguenta uns tempos, agora nos de topo, com uma config de i7 quase ao mesmo preço, é desperdicio e cortar em futuros upgrades. Resumidamente é isto, mas dava para aqui pano para mangas explicar... nada melhor do que ler as centenas de artigos e reviews na net nos ultimos meses que explica muita coisa... lembrem-se que o "google is youre friend" ;)
 
bem tecnicamente os processadores sao para dois pcs high-end de escritorio, eles levam "porrada" todo o dia, trabalho pesado, um dos desktops vai ser para trabalhar em imagem, flyers, outdoors gigantes, temos 2 macs e 2 desktops, vamos renovar os desktops e ter um terceiro novo. um deles (o meu) pode de vez em quando levar com jogos novos em cima, como todos nos (penso eu) fazemos, depois do trabalho se o pc for o mesmo joga-se um bocado quando apetece. como as vezes jogo coisas tipo crysis, farcry, flatout ultimate carnage etc.
dai eu perguntar qual e o processador mais homogeneo
 
boas por o que andei a ler por ai o q9650 e o i7 920 andam taco a taco =)

pelo que li as diferenças são em questao de sli e crossfire...

supõe vale mais teres um q9650 + gtx200 series ou HD 48xx do que um q9650 com sli de gtx200 ou cf de hd48xx...

basicamente resume.se a...se nao pensas fazer sli ou cf opta pelo q9650 e espeta-lhe com oc em cima..li por ai que ja chegaram a 4.41ghz nele:004: se vais vais fazer sli ou cf entao opta por o i7 920...

contudo e preciso ver que investir agora num sistema 775 e descabido...visto que com preços de cfgs 775 de topo ja se monta sistemas i7 :)

mas e só um parecer meu

cumpts

Edit - Encontrei uns benchs pa te esclarecer :) http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2333776,00.asp


O colega tinha comparado com o i7 940 e nao i7 920.. portanto o 940 é bem superior.. e como é obvio até o 920 é bem superior.. novas tecnhologias.. tudo muito melhor ;)
 
em suma, basicamente o Intel Core i7 920 e 940 e superior aos outros porque tem mais fsb embora menos cache ?

As diferenças entre uma e a outra geração não se podem resumir apenas a essas caracteristicas. São arquitecturas diferentes, que não são comparaveis directamente entre um ou outro pormenor.
 
Acabo de ler num forum que o Q9650 acompanha o i7 em praticamente tudo com diferenças na casa dos 5 a 12% e com overclock acompanha-o sem problemas e estamos a falar de diferenças de preço na casa dos 200 a 300€

aqui
 
Acabo de ler num forum que o Q9650 acompanha o i7 em praticamente tudo com diferenças na casa dos 5 a 12% e com overclock acompanha-o sem problemas e estamos a falar de diferenças de preço na casa dos 200 a 300€

aqui

Estás a comparar em jogos. Isso já todos sabemos que o i7 só voa face aos quad-cores actuais a partir de determinadas circunstancia.
A questão que colocaste foi TRABALHO. Nesse contexto, se leres as paginas anteriores ao "review" que colocaste, o Q9650 não sabe para onde se virar para tentar acompanhar o i7 ;)
 
Uma verdade, o i7 também faz OC :P


Agora, acho que nesse caso em particular (PCs de empresa), será que vão ser actualizados durante a sua vida útil? É que pelo tipo de trabalho, até me parece que a vida util desse tipo de maquinas é relativamente curto (2 anos, 3?).

Se o objectivo é ter uma maquina solida que aguente uns 2 ou 3 anos sem actualizações (tipico em empresas, quanto muito mais uns Gigas de memória), acho que não vale a pena o i7. O melhor do i7 ainda está para vir, neste momento a coisa ainda está bastante equilibrada com os C2Q. A aposta num C2Q permite poupar algum € para gastar noutros componentes ou que pode ser muito útil nesta altura de crise.


cump.
 
Agora, acho que nesse caso em particular (PCs de empresa), será que vão ser actualizados durante a sua vida útil? É que pelo tipo de trabalho, até me parece que a vida util desse tipo de maquinas é relativamente curto (2 anos, 3?).

Se o objectivo é ter uma maquina solida que aguente uns 2 ou 3 anos sem actualizações (tipico em empresas, quanto muito mais uns Gigas de memória), acho que não vale a pena o i7. O melhor do i7 ainda está para vir, neste momento a coisa ainda está bastante equilibrada com os C2Q. A aposta num C2Q permite poupar algum € para gastar noutros componentes ou que pode ser muito útil nesta altura de crise.
cump.

O que disseste é verdade para PC's para usar em SAP, EXCEL, INTERNET, SOFTWARE ESPECIFICO FACTURAçÃO, por exemplo. Qualquer dual-core barato com 2GB ram corre isso na boa.
No entanto, eles pretendem fazer trabalhos mais pesados e se comprar agora um i7, tem sempre a possibilidade de trocar mais tarde um ou outro componente e aguenta mais uns tempos.

Já trabalho á 15 anos em empresas grandes portuguesas e sei como funciona o nivel de pc's para trabalhos "normais" :D
Neste momento por exemplo, temos todas as gerações de PC's desde os Quad-cores 45nm até aos Pentium 1.8Ghz com 256MB de ram ;)
 
O que disseste é verdade para PC's para usar em SAP, EXCEL, INTERNET, SOFTWARE ESPECIFICO FACTURAçÃO, por exemplo. Qualquer dual-core barato com 2GB ram corre isso na boa.
No entanto, eles pretendem fazer trabalhos mais pesados e se comprar agora um i7, tem sempre a possibilidade de trocar mais tarde um ou outro componente e aguenta mais uns tempos.

Já trabalho á 15 anos em empresas grandes portuguesas e sei como funciona o nivel de pc's para trabalhos "normais" :D
Neste momento por exemplo, temos todas as gerações de PC's desde os Quad-cores 45nm até aos Pentium 1.8Ghz com 256MB de ram ;)

Talvez a culpa tenha sido minha quando não disse que não trabalho numa empresa de contabilidade ou coisa que se pareça.
A nossa empresa trabalha maioritariamente com design de flyers, outdoors do tamanho de prédios ou lonas para camioes de 4GB por imagem pra cima.
Trabalhamos as imagens em MAC, quando são passadas para PC abri-las é o cabo dos diabos.
Alem de trabalharmos muito com imagens e por vezes com vídeo em HD e som de alta qualidade para eventos, eu sou o administrador da parte dos servidores dedicados. No que toca a bases de dados pesadas, 1 a 2GB e preciso de processador à altura. Alem de eu jogar no meu pc.
O meu colega e patrão precisa de uma boa gráfica e processador mas é mais para o desgraçado do pc se aguentar a competir com mac a nivel de edição de video e imagem.

Para quem não sabe, mac gere imagens de enormes dimensões com uma agilidade interessante, não encrava ao abrir ficheiros grandes e faz uma excelente gestão da memória usada mesmo tendo hardware "tecnicamente inferior".
Para acompanhar isso temos de gastar dinheiro, o problema está aí. A cada ano e pouco compramos hardware novo. Agora quando me comecei a informar sobre os ultimos processadores surgiu esta dúvida do i7.
E pronto está resumido o problema da forma mais detalhada que consegui.
 
Back
Topo