Dúvida sobre metodologia a aplicar em projecto de desenvolvimento CrossPlatform

mmartinho

Membro
Bom dia pessoal.

Estive fora da informática durante muitos anos e agora que tenciono voltar, estou com algumas dúvidas sobre que abordagem fazer a um projecto que tenho em mente para desenvolver.

Então é o seguinte, pretendo desenvolver uma aplicação web, para gestão de clientes de uma determinada área de negócio e preciso também disponibilizar aplicações mobile para cliente/prestador.

A minha ideia inicial seria avançar com um projecto web em python, django, depois aplicar o django-pwa para desenvolver as aplicações mobile PWA.

Numa fase inicial serei apenas eu a agarrar o projecto e como tal a minha ideia não passava por ter de desenvolve as apps mobile em linguagens nativas o que iria, em muito, aumentar o tempo de desenvolvimento.

Que existe por aí, em linguagens de programação, que eu certamente não conheça e que pode resolver melhor a as minhas necessidades sem ter de passar por python-pwa. Algo mais versátil mesmo que para isso tenho de necessário aprender uma outra linguagem de raiz.

A aplicação terá sempre a necessidade de ter uma base de dados associada, possivelmente vou utilizar Sql, MariaDB.

Podem-me dar umas sugestões e ideias?
Obrigado
 
Bom dia pessoal.

Estive fora da informática durante muitos anos e agora que tenciono voltar, estou com algumas dúvidas sobre que abordagem fazer a um projecto que tenho em mente para desenvolver.

Então é o seguinte, pretendo desenvolver uma aplicação web, para gestão de clientes de uma determinada área de negócio e preciso também disponibilizar aplicações mobile para cliente/prestador.

A minha ideia inicial seria avançar com um projecto web em python, django, depois aplicar o django-pwa para desenvolver as aplicações mobile PWA.

Numa fase inicial serei apenas eu a agarrar o projecto e como tal a minha ideia não passava por ter de desenvolve as apps mobile em linguagens nativas o que iria, em muito, aumentar o tempo de desenvolvimento.

Que existe por aí, em linguagens de programação, que eu certamente não conheça e que pode resolver melhor a as minhas necessidades sem ter de passar por python-pwa. Algo mais versátil mesmo que para isso tenho de necessário aprender uma outra linguagem de raiz.

A aplicação terá sempre a necessidade de ter uma base de dados associada, possivelmente vou utilizar Sql, MariaDB.

Podem-me dar umas sugestões e ideias?
Obrigado
Se usar o python pode usar o framework kivy, que lhe permite criar as apps nos mais diversos sistemas operativos.

Em alternativa pode usar o xamarin que é uma plataforma para apps mobile mas baseada em .net e C#.
 
Penso ser possível aproveitar o trabalho feito para web, e "converter" para app movel, no entanto convem ter em atenção os pros e cons.

Posso estar enganado, mas, à partida essa abordagem irá ter como engine nas apps moveis o browser disponibilizado pelo OS às aplicações, o que isso implica é que pode haver certas limitações de APIs de dispositivos, e de performance, no entanto, é bem possível se for uma aplicação relativamente simples.

Deduzo que queiras aproveitar o tenho conhecimento em python para este projeto, dai estares virado para o mesmo.

Normalmente para estes modelos em por nome penso na seguinte estrutura para funcionar:
Base de dados -> Web API -> Site/App

Será mesmo melhor verificares a as vantagens de utilizares python para fazer também as app, ou em alternativa que possas desenvolver para cross platform, recomendo algo como o que foi mencionado no post anterior ao mesmo, xamarin (da microsoft), ou flutter (da google).
 
Back
Topo