Dúvida sobre o consumo máximo com fio 4mm / 2.5mm / disjuntores de 16A e extensão elétrica

matraquilho24

Power Member
Boa noite a todos, preciso da vossa ajuda pois sou leigo na matéria.

Coisas que precisam saber:
- A instalação da casa é de 4mm.
- Tenho 1 tomada no quarto em que o fio é de 2.5mm e a tomada é de 16A, com um disjuntor de 16A.
- Tenho 2 tomadas "unidas" de 16A noutra parte da casa ligadas ao fio de 4mm com um disjuntor de 16A. Penso que as tomadas são de 16A cada uma, mas o que realmente importa é que no máximo mesmo com as duas ligadas o consumo não deverá poder passar os 16A, visto que aquilo não está ligado individualmente, é apenas uma ficha, mas com duas saídas.

As minhas dúvidas:
- Neste momento estou a gastar da tomada do quarto cerca de 3200w durante 24/7.
Segundo aquilo que mencionei, está tudo OK, não vai haver problemas? Caso não esteja , o que preciso de fazer para ficar o mais seguro possível? Alterar a tomada? O disjuntor? Diminuir o consumo?
Alterar o fio está fora de questão

-Agora, em relação às tomadas ligadas ao fio de 4mm com disjuntor de 16A, quanto posso efetivamente consumir daqui?

- Sendo que a casa tem fio de 4mm como mencionei, se eu tiver todas as tomadas supra mencionadas no seu máximo consumo, quanto poderei consumir realmente no total?

Fiz algumas pesquisas na internet para ver se encontrava respostas em concreto, mas li uma coisa que me chamou à atenção sobre usar o disjuntor certo para o fio, pois ele pode aquecer em vez de deitar o disjuntor abaixo, foi algo do género.

Desde já agradeço a leitura, se tiverem algumas dicas de como fazer cálculos em concreto também agradeço, ou até mesmo de outra natureza que não tenha abordado neste tópico mas que pode vir a ser relevante.
 
Back
Topo