• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Duvida sobre origem de processador/outros

power777

Power Member
Boa noite a todos.

Tenho uma duvida a ver se alguém com mais experiência me consegue esclarecer e ajudar.

Enquanto vou juntando dinheiro para comprar um cpu, mb e ram mais recentes, reparei que poderia melhorar o meu actual sistema com o upgarde apenas do cpu.

Actualmente tenho um dual core e6320e pensei em comprar em segunda mão num site nacional um q9550.

Encontrei alguns, mas até á data ninguém disposto a vender ao preço que eu posso pagar +- 20€, mas durante essas buscas e outras, reparei em alguns anúncios que são muito semelhantes aqueles anúncios de empresas chinesas que vendem muito barato, pois num caso a foto é igual inclusive com aquela saqueta que creio trazer pasta térmica.

A minha duvida é, existe maneira de vendo aquilo que está escrito nas fotos dos cpus, saber se é de box ou diferente, ou até se é alguma falsificação?

Até porque existem pessoas que tem imensos cpus para venda, não consigo perceber onde arranjam tantos, ou será que mandam vir da china para depois vender com um pequeno lucro?

Lamento a longevidade deste post e agradeço desde já o vosso tempo.
 
Tu vês muitos cpu's e outro hardware já datado à venda porque existe mercado para ele então à quem lucre com isso, eles simplesmente limitam-se a comprar lotes de computadores que são abatidos das empresas ou são recolhidos de ecopontos para reciclagem e testam e metem à venda, este mercado sempre existiu, agora claro consegues da china igual a um preço bem menor, bem a esta altura do campeonato chips antigos novos vindos da china pode-te sair a lotaria como levares uma grande banhada.

Dado à idade que o teu sistema já tem, não deves dar uso para lá do básico a isso, pois já não é maquina ao nível do padrões atuais, e andar a investir nisso, quando estás numa de arrumar com isso e partir para outra é algo que eu já não faria, é deixar andar e quando houver oportunidade trocar por algo mais atual.

Até porque + desempenho não é só CPU, é tudo o resto principalmente a motherboard, que pode já nem tirar partido do upgrade e tu nem sequer notares melhoria alguma.

isto neste momento com a falta de componentes o mercado informático anda todo inflacionado, e a pandemia só veio piorar a situação e como é claro o mercado de usados acompanhou a tendência e só se vê preços ridículos por material que não vale nem de perto o que pendem por ele.​
 
Boas,

Vi os preços dos Q9550 usados e até me passei, muitos a 50€ :nocom8le: .

Vi bastantes Q6600 entre 15€ e 20€, porque não um desses?
Os Q6600 G0 eram bons para OC, mesmo com stock cooler, podendo ir aos 3Ghz na boa.
Certifica-te é que é uma versão G0.

Eu só encostei o meu Q6600 à uns meses atrás porque a board pifou, mas ainda fica à espera que perca tempo a consertar-lhe a board :p

Cumps.
 
Tu vês muitos cpu's e outro hardware já datado à venda porque existe mercado para ele então à quem lucre com isso, eles simplesmente limitam-se a comprar lotes de computadores que são abatidos das empresas ou são recolhidos de ecopontos para reciclagem e testam e metem à venda, este mercado sempre existiu, agora claro consegues da china igual a um preço bem menor, bem a esta altura do campeonato chips antigos novos vindos da china pode-te sair a lotaria como levares uma grande banhada.

Dado à idade que o teu sistema já tem, não deves dar uso para lá do básico a isso, pois já não é maquina ao nível do padrões atuais, e andar a investir nisso, quando estás numa de arrumar com isso e partir para outra é algo que eu já não faria, é deixar andar e quando houver oportunidade trocar por algo mais atual.

Até porque + desempenho não é só CPU, é tudo o resto principalmente a motherboard, que pode já nem tirar partido do upgrade e tu nem sequer notares melhoria alguma.

isto neste momento com a falta de componentes o mercado informático anda todo inflacionado, e a pandemia só veio piorar a situação e como é claro o mercado de usados acompanhou a tendência e só se vê preços ridículos por material que não vale nem de perto o que pendem por ele.​
Concordo plenamente contigo.
e permite-me agradecer-te desde já o teu esclarecimento sobre isso da china, hoje na minha volta diaria pelas graficas em segunda mão num site nacional, reparei numa pessoa que comprou uma 1050ti(supostamente), mas afinal ele nem sabe bem o que aquilo é, creio que poderá ajudar a esclarecer, pois creio que nesta altura muita malta chegue ao "desespero" e não avalie bem.

Creio que actualmente dentro do sistema antigo que tenho é meu maior bottleneck é de facto a gráfica radeon hd5450 1gb. Se bem que o croe 2duo e6320, em conjunto com a Asus p5k (que ainda por cima creio ter um slot de ram avariado o que me limita a 6gb) também já vai tendo uns anitos

Depois parece que ando com a mania de perseguição, mas lembro me de ter comprado esta grafica na altura para terminar o GTA IV, havia uma missão em que a perseguir uns motards aquilo ia sempre abaixo e mesmo jogando em graficos baixos, mas conseguia jogar, hoje parece que nesses jogos mais antigos que para ali tenho, isto anda super lento quase frame a frame.

Boas,

Vi os preços dos Q9550 usados e até me passei, muitos a 50€ :nocom8le: .

Vi bastantes Q6600 entre 15€ e 20€, porque não um desses?
Os Q6600 G0 eram bons para OC, mesmo com stock cooler, podendo ir aos 3Ghz na boa.
Certifica-te é que é uma versão G0.

Eu só encostei o meu Q6600 à uns meses atrás porque a board pifou, mas ainda fica à espera que perca tempo a consertar-lhe a board :p

Cumps.

Minister, deixa que te agradeça desde já essa nota de rodapé sobre o ajudar os outros, faço voluntariado á muito anos de vários tipos e é sempre agradável ver pessoas que passam essa mensagem. ainda no fim de semana passado só para ajudar e me divertir estive num evento de gaming na área de Lisboa.

Olha gostava de usar esse teu boneco e mais um que vejo as vezes por aqui do pai simpson a abanar a cabeça, numa situação que creio ser bem o espelho de como as coisas andam, ou seja malta a vender placas graficas avariadas por 100+€

Voltando ao tópico Creio que numa altura pensei, bem gastar 20€ pode ser que isto melhore alguma coisa, mas talvez tenha de encarar a realidade e não gastar esses 20€ e por na caixa para o sistema as peças que pretendo comprar.

i3 9100F ja custa 50€ novo com garantia. Logo isso e mau negocio
Obrigado Diogo pelo teu tempo.

Naquilo que me recomendaste teria obrigatoriamente de mudar a mb e ram, e para isso tenho em vista um cpu novo ryzen 5 3600 a um preço justo para ambas as partes, uma mb MSi b550 e uma PSu seasonic a um bom preço.

mas preços áparte só para estes trÊs componentes são 280€, mas creio já ficar com um sistema não muito exigente durante uns anos

TAlvez tenha de repensar de quanto em quanto tempo renovo as coisas de modo a tentar encontrar um balanço entre comprar e conseguir vender o que tenho por alguma coisa que justifique o trabalho.

Me esqueci, houve Felizmente um caro membro aqui do forum que se ofereceu para me vender o q9450 a um preço bastante razoável, como não lhe pedi autorização não ponho aqui o nome dele, mas um grande bem haja para ele também.

Já vai bem longa a minha resposta, muito obrigado a todos
 
Última edição:
Boas,

Obrigado e de nada, obrigado pelo teu contributo onde e quando podes ;)

Olhando ao resto dos componentes.... Não gastes mais dinheiro nisso, a P5K (P35) podia ser melindrosa com FSB a 1066 e 1333Mhz .

Se arranjares algo até aos 10€... ok, até te podes divertir no fim a fazer OC's.

Cumps.
 
Back
Topo