1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida sobre placas gráficas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por oinotna48, 21 de Novembro de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1496)

1. oinotna48

oinotna48 Power Member

Boas!

Pessoal eu tenho uma duvida na compra duma nova placa grafica para a seguinte Motherboard : MSI KTEV-LSR http://www.msi.com.tw/program/products/mainboard/mbd/pro_mbd_detail.php?UID=511.
    A placa que tenho só tem 64 mb (Nvidia Geforce4 MX440) e o meu filho já não consegue jogar grande parte dos jogos e eu queria comprar uma PG melhorzita para aí com uns 256 mb.
    A Motherboard que tenho só suporta AGP (pelo pouco que percebo disto,é pelo menos o que vem escrito na caixa dela).
    -1ªDuvida : Andei a investigar na net e encontrei várias referencias de placas por exemplo - Gecube Radeon 9600 pro 256 mb
    - Gigabyte Radeon 9600 pro 256 mb
    - Powercolor Radeon 9600 pro 256 mb
    - Sapphire Radeon 9600 pro 256 mb
    A diferença destas placas está só no fabricante ? Ou seja existe a mesma referencia de placa mas varia só o seu fabricante,correcto?

-2ªDuvida : Desde que seja AGP qualquer placa grafica "encaixa" na minha Motherboard?

-3ªDuvida : Que marca/ fabricante /referencia aconselham para o pc do meu filho com as seguintes caracteristicas :AMD ATHLON XP 2400+ , 2 GHZ , 768 memoria Ram

2. timber

timber Zwame Advisor

A performance da placa gráfica não tem uma relação tão directa com a memória interna. Por exemplo, uma 9800 pro 128 MB corta às postas qualquer 9600 pro 256 MB.

Apenas existe a particularidade de genericamente as placas gráficas mais rápidas terem mais memória.

Quanto às tuas questões:
    1-Se são todas 9600 pro com os clocks padrão definidos pela ATI, sim a diferença é so o fabricante (que provavelmente é só mesmo o vendedor). Talvez tenham um dissipador diferente ou algo assim.
    2-Não havendo nenhuma incompatibilidade estranha ou algum problema quando se usam versões muito extremadas do standard AGP (digamos uma board muito muito velha e uma gráfica das últimas versões AGP) sim qq gráfica dará na tua board.
    Já agora para essa board qq coisa que esteja agora no mercado serve perfeitamente.
    3-Qual é o orçamento?

3. oinotna48

oinotna48 Power Member

Boas!
    O meu orçamento disponivel anda entre os 60 e 80 €...:'(

4. timber

timber Zwame Advisor

O orçamento é o orçamento. Toda a gente gostava de ter fontes de champanhe em casa mas às vezes não dá.

Bem, estive a ver umas lojas que gosto e parece que as placas AGP estão a secar. Isto não está fácil na gama do teu orçamento. Existem placas abaixo dos 50€ e existem as 7600 GS nos 120 (e são palcas excelentes mas caras para o que pretendes).

Já pensaste numa gráfica usada? nesse orçamento deves conseguir uma ATI 9800 pro que é MUITO melhor que a actual MX 440

5. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Talvez uma Nvidia Geforce 6600Gt 128mb usada deve andar por volta do maximo do teu orçamento e são exelentes placas, capazes de correr todo tipo de jogos a boas resoluções.
    Exepto o FEAR acima dos 800x600.
    Mas corre os outros jogos muito satisfatóriamente.
    Mas não sei ate que ponto será mais potente (ou menos) do que a 9800 da ATI.

6. timber

timber Zwame Advisor

Sim se arranjar uma 6600 GT AGP usda nesse orçamento ainda é melhor opção (se bem me lembro é um pouco mais potente que a 9800)

7. oinotna48

oinotna48 Power Member

Boas! Então quer dizer que se eu conseguir esticar o orçamento para 120 a 150€ fico bem servido com uma 7600 GS ? De que "fabricante" ou "marca" é que me aconselham? E já agora se me souberem dizer onde encontrar uma dessas pelos 120€ eu agradeço imenso...desculpem lá estar a ser xato...mas Hardware não é a minha especialidade.
    Obrigado.

P.S. Bom,para esticar o orçamento para a placa lá vão ficar as colunas para o carro para a proxima...:p

8. WindWalker

WindWalker Power Member

www.itcomponents.net
    www.*****.pt

Recomendo qualquer 7600GS desde que não seja como a da Asus que ainda usa GDDR1 a 500MHz ou a XFX com GDDR2 a 533MHz (o standard da nVIDIA para a 7600GS é 800MHz nas memórias).

9. oinotna48

oinotna48 Power Member

Portanto seguindo o seu conselho esta placa serve : hxxp://www.*****.pt/loja/detalhes.php?id=1099%3Cbr%20/%3E

10. timber

timber Zwame Advisor

Essa serve perfeitamente

Vais notas uma diferença brutal face a uma GF 4 MX440

11. WindWalker

WindWalker Power Member

:x2:

Há quem tenha sentido em relação a uma FX5200 :002: (eu não me acuso).

O que acho mais extraordinário é que uma 7600GS consome o mesmo que uma FX5200 e deve ser umas 8x superior em performance :004:

12. oinotna48

oinotna48 Power Member

Boas!
    Já agora só mais uma dúvida :será que essas placas gráficas consomem muito mais energia
    do que a minha velhinha Nvidia Geforce4 MX440? É que a minha fonte de alimentação que tenho e dá bem conta do recado ,tem as seguintes caracteristicas:

Alimentação:
    JNC LC-B300ATX
    +3.3V - 28A
    +5V - 30A
    +12V - 15A
    -12V - 0.8A
    -5V - 0.3A
    +5VSB - 2A
    +5V & +3.3V combined load 180W.
    +5V & +3.3V & +12V combined load 280W.
    Total output is 300W Max.

Obrigado!

13. max_clock

max_clock Power Member

Penso que a fonte dá na boa. Eu tenho um sistema semelhante e quando fiz upgrade da MX440 para a 9800SE com os 8 pixel pipelines desbloqueados, clocks da XT, overclock no CPU, 1GB de RAM, fans, neons..etc.. a fonte aguentou bem. Tambem é de 300W.

E que tal fazer um OC a esse processador. Isso chega na boa aos 2300-2400MHz. Metes 1GB de RAM DDR400 em modo 1:1 e o teu chavalo fica com um pc altamente para jogar.

14. oinotna48

oinotna48 Power Member

Fazer OC ao processador...nunca fiz isso nem sei se me desenrasco...há algum tutorial aqui no forum sobre esse assunto?
    Obrigado!

15. Caveira

Caveira Power Member

OC é tipo sobreaqueceres o cpu e força-lo a fazer mais ciclos por segundo. Se fores fazendo ajustes muito pequenos, um por um, até nem é perigoso, principalmente agora no Inverno :002: Para fazeres overclock, tens que ir à BIOS. Vai verificando a temperatura do CPU, se começar a ficar demasiado alta ou se começares a ter problemas de estabilidade, muda para um clock inferior. Basicamente isto que expliquei é um overclock.

16. oinotna48

oinotna48 Power Member

Obrigado a todos pela ajuda ....
    Um abraço...

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu tive que mudar e tinha uma de 350W, também com 15A nos +12V

Imensos. Mas antes deves ler o manual da motherboard para conheceres as opções relativas a ele (e para saber se existem)

Depois, se quiseres ajuda, cria um tópico na secção de Overclocking & Cooling :)

Porque é que associas sobreaquecimento a overclock?

Sobreaquecimento só ocorre com temperatura demasiado elevada, que pode não advir directamente do overclock.

Ao fazeres OC o CPU só aquece mais por duas razões: aumento da frequência que leva a um maior consumo; aumento da voltagem (mantendo ou aumentando a frequência) que também leva a um maior consumo.

Normalmente o aumento de temperatura (sem ter sida aumentada a voltagem) devido ao aumento da frequência é insignificante em relação ao aumento da temperatura quando se aumenta a voltagem (para garantir a estabilidade do CPU a uma certa frequência).

Última edição: 27 de Novembro de 2006
  18. oinotna48

oinotna48 Power Member

Boas!
    Acho que já me decidi sobre a a placa gráfica que vou comprar que será uma 7600 GS...agora tenho outra duvida pois ao fazer buscas na net vejo que há vários fabricantes ,entre os quais:
    Asus,BFG,Club 3D,Gigabyte, MSI, PNY,Point of View e XFX...
    Cada vez fico mais baralhado ,qual é a melhor na vossa opinião?Qual a que tem melhor relação qualidade/preço?
    Obrigado!

19. WindWalker

WindWalker Power Member

Neste caso não te preocupes muito com a marca, excepto a Asus e XFX, que deves evitar (pelas razões que referi).

BFG e EVGA têm garantia vitalícia.

A Gigabyte é famosa por usar nas suas placas sistemas de arrefecimento passivos (sem ventoinha) com heatpipes, o que pesoalmente não gosto, mas que é uma boa solução para quem é muito sensível ao ruído.
    http://images.google.pt/images?svnum=10&hl=pt-PT&lr=&q=gigabyte+7600gs+agp&btnG=Pesquisar

20. oinotna48

oinotna48 Power Member

Ando mesmo com azar...fui a uma loja de informática para ir comprar uma 7600 GS e tinham acabado de vender a ultima há 5 minutos...entretanto encomendei uma da Club 3d noutro site ,mandaram-me um email a dizer que já não tinham da Club 3D e que 2ª feira iriam receber da SPARKLE (7600GS).O que é que voçês acham deste fabricante?Quais as diferenças/vantagens/desvantagens da Club 3D e a Sparkle??? Começo a ficar cansado de tanta escolha e indecisão...>(
    Obrigado!

Partilhar esta Página