Duvida sobre placas gráficas

oinotna48

Power Member
Boas!

Pessoal eu tenho uma duvida na compra duma nova placa grafica para a seguinte Motherboard : MSI KTEV-LSR http://www.msi.com.tw/program/products/mainboard/mbd/pro_mbd_detail.php?UID=511.
A placa que tenho só tem 64 mb (Nvidia Geforce4 MX440) e o meu filho já não consegue jogar grande parte dos jogos e eu queria comprar uma PG melhorzita para aí com uns 256 mb.
A Motherboard que tenho só suporta AGP (pelo pouco que percebo disto,é pelo menos o que vem escrito na caixa dela).
-1ªDuvida : Andei a investigar na net e encontrei várias referencias de placas por exemplo - Gecube Radeon 9600 pro 256 mb
- Gigabyte Radeon 9600 pro 256 mb
- Powercolor Radeon 9600 pro 256 mb
- Sapphire Radeon 9600 pro 256 mb
A diferença destas placas está só no fabricante ? Ou seja existe a mesma referencia de placa mas varia só o seu fabricante,correcto?

-2ªDuvida : Desde que seja AGP qualquer placa grafica "encaixa" na minha Motherboard?

-3ªDuvida : Que marca/ fabricante /referencia aconselham para o pc do meu filho com as seguintes caracteristicas :AMD ATHLON XP 2400+ , 2 GHZ , 768 memoria Ram
 
A performance da placa gráfica não tem uma relação tão directa com a memória interna. Por exemplo, uma 9800 pro 128 MB corta às postas qualquer 9600 pro 256 MB.

Apenas existe a particularidade de genericamente as placas gráficas mais rápidas terem mais memória.

Quanto às tuas questões:
1-Se são todas 9600 pro com os clocks padrão definidos pela ATI, sim a diferença é so o fabricante (que provavelmente é só mesmo o vendedor). Talvez tenham um dissipador diferente ou algo assim.
2-Não havendo nenhuma incompatibilidade estranha ou algum problema quando se usam versões muito extremadas do standard AGP (digamos uma board muito muito velha e uma gráfica das últimas versões AGP) sim qq gráfica dará na tua board.
Já agora para essa board qq coisa que esteja agora no mercado serve perfeitamente.
3-Qual é o orçamento?
 
Boas!
O meu orçamento disponivel anda entre os 60 e 80 €...:'(
O orçamento é o orçamento. Toda a gente gostava de ter fontes de champanhe em casa mas às vezes não dá.

Bem, estive a ver umas lojas que gosto e parece que as placas AGP estão a secar. Isto não está fácil na gama do teu orçamento. Existem placas abaixo dos 50€ e existem as 7600 GS nos 120 (e são palcas excelentes mas caras para o que pretendes).

Já pensaste numa gráfica usada? nesse orçamento deves conseguir uma ATI 9800 pro que é MUITO melhor que a actual MX 440
 
Talvez uma Nvidia Geforce 6600Gt 128mb usada deve andar por volta do maximo do teu orçamento e são exelentes placas, capazes de correr todo tipo de jogos a boas resoluções.
Exepto o FEAR acima dos 800x600.
Mas corre os outros jogos muito satisfatóriamente.
Mas não sei ate que ponto será mais potente (ou menos) do que a 9800 da ATI.
 
Sim se arranjar uma 6600 GT AGP usda nesse orçamento ainda é melhor opção (se bem me lembro é um pouco mais potente que a 9800)
 
Boas! Então quer dizer que se eu conseguir esticar o orçamento para 120 a 150€ fico bem servido com uma 7600 GS ? De que "fabricante" ou "marca" é que me aconselham? E já agora se me souberem dizer onde encontrar uma dessas pelos 120€ eu agradeço imenso...desculpem lá estar a ser xato...mas Hardware não é a minha especialidade.
Obrigado.

P.S. Bom,para esticar o orçamento para a placa lá vão ficar as colunas para o carro para a proxima...:p
 
Boas!
Já agora só mais uma dúvida :será que essas placas gráficas consomem muito mais energia
do que a minha velhinha Nvidia Geforce4 MX440? É que a minha fonte de alimentação que tenho e dá bem conta do recado ,tem as seguintes caracteristicas:


Alimentação:
JNC LC-B300ATX
+3.3V - 28A
+5V - 30A
+12V - 15A
-12V - 0.8A
-5V - 0.3A
+5VSB - 2A
+5V & +3.3V combined load 180W.
+5V & +3.3V & +12V combined load 280W.
Total output is 300W Max.



Obrigado!
 
Penso que a fonte dá na boa. Eu tenho um sistema semelhante e quando fiz upgrade da MX440 para a 9800SE com os 8 pixel pipelines desbloqueados, clocks da XT, overclock no CPU, 1GB de RAM, fans, neons..etc.. a fonte aguentou bem. Tambem é de 300W.

E que tal fazer um OC a esse processador. Isso chega na boa aos 2300-2400MHz. Metes 1GB de RAM DDR400 em modo 1:1 e o teu chavalo fica com um pc altamente para jogar.
 
OC é tipo sobreaqueceres o cpu e força-lo a fazer mais ciclos por segundo. Se fores fazendo ajustes muito pequenos, um por um, até nem é perigoso, principalmente agora no Inverno :002: Para fazeres overclock, tens que ir à BIOS. Vai verificando a temperatura do CPU, se começar a ficar demasiado alta ou se começares a ter problemas de estabilidade, muda para um clock inferior. Basicamente isto que expliquei é um overclock.
 
Penso que a fonte dá na boa. Eu tenho um sistema semelhante e quando fiz upgrade da MX440 para a 9800SE com os 8 pixel pipelines desbloqueados, clocks da XT, overclock no CPU, 1GB de RAM, fans, neons..etc.. a fonte aguentou bem. Tambem é de 300W.

Eu tive que mudar e tinha uma de 350W, também com 15A nos +12V

Fazer OC ao processador...nunca fiz isso nem sei se me desenrasco...há algum tutorial aqui no forum sobre esse assunto?
Obrigado!

Imensos. Mas antes deves ler o manual da motherboard para conheceres as opções relativas a ele (e para saber se existem)

Depois, se quiseres ajuda, cria um tópico na secção de Overclocking & Cooling :)

OC é tipo sobreaqueceres o cpu [...]

Porque é que associas sobreaquecimento a overclock?

Sobreaquecimento só ocorre com temperatura demasiado elevada, que pode não advir directamente do overclock.

Ao fazeres OC o CPU só aquece mais por duas razões: aumento da frequência que leva a um maior consumo; aumento da voltagem (mantendo ou aumentando a frequência) que também leva a um maior consumo.

Normalmente o aumento de temperatura (sem ter sida aumentada a voltagem) devido ao aumento da frequência é insignificante em relação ao aumento da temperatura quando se aumenta a voltagem (para garantir a estabilidade do CPU a uma certa frequência).
 
Última edição:
Boas!
Acho que já me decidi sobre a a placa gráfica que vou comprar que será uma 7600 GS...agora tenho outra duvida pois ao fazer buscas na net vejo que há vários fabricantes ,entre os quais:
Asus,BFG,Club 3D,Gigabyte, MSI, PNY,Point of View e XFX...
Cada vez fico mais baralhado ,qual é a melhor na vossa opinião?Qual a que tem melhor relação qualidade/preço?
Obrigado!
 
Neste caso não te preocupes muito com a marca, excepto a Asus e XFX, que deves evitar (pelas razões que referi).

BFG e EVGA têm garantia vitalícia.

A Gigabyte é famosa por usar nas suas placas sistemas de arrefecimento passivos (sem ventoinha) com heatpipes, o que pesoalmente não gosto, mas que é uma boa solução para quem é muito sensível ao ruído.
http://images.google.pt/images?svnum=10&hl=pt-PT&lr=&q=gigabyte+7600gs+agp&btnG=Pesquisar
 
Ando mesmo com azar...fui a uma loja de informática para ir comprar uma 7600 GS e tinham acabado de vender a ultima há 5 minutos...entretanto encomendei uma da Club 3d noutro site ,mandaram-me um email a dizer que já não tinham da Club 3D e que 2ª feira iriam receber da SPARKLE (7600GS).O que é que voçês acham deste fabricante?Quais as diferenças/vantagens/desvantagens da Club 3D e a Sparkle??? Começo a ficar cansado de tanta escolha e indecisão...>(
Obrigado!
 
Back
Topo