Discussão Duvida sobre qual curso devo escolher

LuisA.

Membro
Boa noite.
Agradeço desde ja se tiverem um minutinho para me ajudar. Estou indecisso em qual curso tirar. Tenho interesse em seguir o caminho da informática, mas queria tirar um curso que me abrisse novas oportunidades.
Os cursos sao os seguintes: Programaçao de Sistemas de informação e Redes e Sistemas informáticos. Ambos são cursos técnicos superiores profissionais, com a duraçao de 2 anos no qual está incluido um estagio de 6 meses.
Pelo que me apercebi o curso de programaçao tem mais a ver com sofware e o de redes e sistemas com hardware.

Qual dos dois cursos tem mais saida ou futuro?
Agradeço qualquer ajuda\opiniao
 
Olá @LuisA. Ambos os cursos tem muita saida, programação vai haver sempre e redes também, mas isso vai depender muito do gosto pessoal, gostas de programar? Gostas de redes? Isso é uma decisão que so tu podes escolher, se fosse a ti informava-me melhor sobre os cursos, quais são as disciplinas e os seus conteúdos, as que forem mais chamativas vais por ai, por ex. Tens de avaliar o peso de um e de outro e ver qual das áreas te chama mais a atenção.
 
Sim eu sei que tenho de me informar melhor. Não tenho formação em programação, mas sei que entendo minimamente de redes. Ja me disseram que como programador, não é fácil pois as empresas só contratam para resolver "bugs" nos seus software, nunca para desenvolver, disseram-me também que o curso de redes sempre podia fazer muito mais coisas na área da informática e até trabalhar como consultor ou freelancer. Relativamente as disciplinas dos cursos, são bastante idênticas, sendo que os de redes tem menos matemática.[/QUOTE]
 
Sim eu sei que tenho de me informar melhor. Não tenho formação em programação, mas sei que entendo minimamente de redes. Ja me disseram que como programador, não é fácil pois as empresas só contratam para resolver "bugs" nos seus software, nunca para desenvolver, disseram-me também que o curso de redes sempre podia fazer muito mais coisas na área da informática e até trabalhar como consultor ou freelancer. Relativamente as disciplinas dos cursos, são bastante idênticas, sendo que os de redes tem menos matemática.

Atenção que isso de ser programador não é bem assim. Eu sou programador e ja fiz pequenos desenvolvimentos, ja fiz de raiz (frontend e backend), neste momento estou na equipa de migração a trabalhar em html/CSS com correções, isso depende também do que se procura. De redes posso dizer que conheço pelo menos duas pessoas que tiraram o curso a 3 anos e até hoje ainda não conseguiram trabalho na área, e outro que teve de ir para fora do país trabalhar. Para tu veres tenho um colega na minha equipa que tirou curso de redes e hoje ta a trabalhar como programador pq nao arranja trabalho na área. E trabalhar como freelancer não é facil, podes ter trabalho como podes não ter isso é muito relativo. Em ambos os cursos ganha-se bem mas fora de Portugal. Cá em Portugal, não falta trabalho principalmente em programação e os ordenados para recém-licenciados rondam os 700 - 1000€. Eu não tinha qualquer formação em programação nem em redes, o curso que tirei tinha as duas áres, começei a gostar de programação e a deixar redes de lado, pq redes é mt mais do que aquilo que um simples user sabe.
 
Última edição:
Programação sem dúvida que tem muita saída mas ou és bom ou então estás desempregado.
Se souberes bem o inglês e perceberes bem de matemática. Já tens o caminho muito facilitado. Mas precisas de muita dedicação e nem sempre conseguimos
 
Bom dia, vou roubar este tópico pois tenho uma dúvida relacionada.

Ora bem, neste momento estou a trabalhar em publicidade/lettering, estou contente mas o meu sonho sempre foi a informática. No entanto já tenho 25 anos e a trabalhar logo só posso tirar cursos que se possam fazer depois das 17h. Gosto principalmente de gestão, mas gosto de tudo que seja relacionado, ok talvez programação não seja bem o que pretenda mas nunca tive grande contacto com a mesma. A ajuda que queria pedir a vocês era em que área mais específica envergar, de maneira a que arranje trabalho mal acabe o curso?
E onde me posso dirigir entre Aveiro e Porto para procurar um curso desses a noite? Existe algum estabelecimento que faça isso e que seja reconhecido? É possível tirar um curso universitário nestes moldes e se não onde me aconselham virar?

Peço desculpa pelas mas estou indeciso pois não quero tirar um curso que depois não seja reconhecido pela maior parte das empresas? A duração do mesmo é me indiferente, quero algo que me de um futuro, não algo rápido ;)

Obrigado
 
Os cursos não são nem deixam de ser reconhecidos pelas empresas. Podem ser tidos como mais ou menos relevantes.
O meu conselho passaria por escolher a melhor instituição de ensino possível para a área que queres. São as instituições de ensino que são o garante de qualidade. Em Portugal, em geral, passa por ingressar numa universidade Pública.

Tanto a universidade de Aveiro como a universidade do Porto são bons exemplos. Quase de certeza que tem ofertas de horários nocturnos para muitos dos cursos.
Nessa área geográfica não estou a par da realidade das universidades privadas.

Só um aparte: Se a decisão passar por fazer um curso de engenharia, aconselho vivamente a nunca entrar num curso que não garanta entrada directa na Ordem dos Engenheiros (reconhecido pela Ordem). Para além disso a ordem só reconhece alguém como engenheiro com o Mestrado concluído (5 anos).
 
Back
Topo