1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida sobre Raid 0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por vraf, 28 de Janeiro de 2003. (Respostas: 7; Visualizações: 704)

1. vraf

vraf Power Member

Alguem me sabe dizer se para usar o sistema raid 0 os dois discos tem que ser do mesmo tamanho? e a marca tb convem ser igual ou é indeferente?

-------------------------------------------------------------------------
    MSI K3 ultra ARU
    AMD XP 1900+
    256 DDR333
    MSI Geforce 4 MX440 64DDR
    Maxtor 40GB 133 - 2MB

2. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Em capacidade não necessariamente. O RAID assume dois discos iguais tendo como referencia o mais pequeno.

Disco 60 + disco 60= RAID 120
    Disco 60 + disco 80 = RAID 120

Em marca sim e escolhe Seagate ou WD. Eu tenho 2 Seagate de 60 e estou bastante satisfeito.

3. vraf

vraf Power Member

ya esclarecido, não fazia mesmo ideia que era assim. Brigadão

4. Morpheus

Morpheus Banido

atenção ... isso talvez funcione em RAID 0 mas em RAID 1 nem pensar!!!!

5. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Em RAID 0 funciona de certeza porque já tive o sistema desse modo sem problemas. Em RAID 1 não sei porque nunca experimentei. Qual o motivo porque não funciona?

6. RuJotta

RuJotta Power Member

O RAID 1 tem por base o "mirroring", ou seja, numa das drives é feita o backup, porque se uma delas falhar, a outra tem lá os dados exactamente iguais ao da outra que acabámos de perder, o que torna a recuperação fácil.
    Logo, se uma delas tiver 100GB de dados, e a outra fôr uma drive de 80GB, o RAID não ia lá funcionar bem.

http://www.systemlogic.net/articles/01/1/raid/page6.php

7. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Ok, eu sei o que é o RAID 1 (mirroring).

A lógica diz-me que à semelhança do que acontece com RAID 0, no caso de RAID 1 o sistema faz exactamente o mesmo, no caso de existirem 2 discos com capacidade diferente: assume dois discos iguais tendo como referência o mais pequeno. É claro que se desperdiça capacidade mas, deve funcionar.

1 disco de 60 + 1 disco de 80 = 2 discos de 60

Perde-se 20

Estarei errado?

8. RuJotta

RuJotta Power Member

É verdade, deve funcionar... só há uma maneira de saber...

Partilhar esta Página