Dúvida sobre RAID ....

Elkingti

Power Member
Boas a todos, a minha dúvida é a seguinte, actualmente tenho um disco de 120 Gb Seagate Sata, e estou à espera de 2 raptor's para ligar em Raid, gostaria de saber qual a melhor opção.

Instalar o windows (sistema) nos discos em Raid ou no disco Seagate.

Obrigado e Cumps.
 
Outra dúvida

Antes de mais, obrigado pela resposta.

Mas agora surgiu-me outra pequena dúvida, devo ligar em Raid 0 ou 1 ?? Quais são as diferenças entre um e outro ?
Tkx
 
Explicando sem garnde pormenor:

- Raid 0 - Stripping -> Ele escreve ao mesmo tempo nos dois ( metade dos dados num, metade no outro. Ganhas em velocidade a ler e a escrever ). No caso do raptors ficas com 74 GB. Mas se um disco for ao ar, podes dizer adeus aos dados que tinhas lá.

- Raid 1 - Mirroring -> Basicamente um disco é uma copia do outro ( escreve os mesmos dados nos dois discos ). Podes perder um pouco em escrita em relação a ter só um disco. Podes ganhar um pouco em leitura. Tudo % relativamente pequenas. Ficas só com 36 GB.
Só que se um disco avariar, não perdes dados, já que está tudo no outro disco.

Agora a opção é tua.
Os tamanhos do "cluster" ( é assim que se chama? ), o controlador, etc, vão influenciar a performance.
 
Tudo correcto excepto quando dizes que em raid 1 podes perder um pouco em escrita, perdes mesmo, pois ele tem de escrever num disco e fazer uma copia exacta para o outro só entra é que segue para o IO seguinte. Tb quando dizes que podes ganhar um pouco em leitura está mal pois só a "copia" primária é que é usada para leitura.

Quanto ao conselho de raid 0 para os dois raptor e o de 120 para arquivo, apoio e acrescento que metia o swap do windows para o disco de 120 para deixar o IO de dados livre nos raptor, e se vais usar ficheiros grandes metia o cluster size no maximo para o raid 0.

Cmps.
 
Tudo correcto excepto quando dizes que em raid 1 podes perder um pouco em escrita, perdes mesmo, pois ele tem de escrever num disco e fazer uma copia exacta para o outro só entra é que segue para o IO seguinte. Tb quando dizes que podes ganhar um pouco em leitura está mal pois só a "copia" primária é que é usada para leitura.

Tudo depende do controlador. Pelo que sei os controladores escrevem aos mesmo tempo para os dois discos. O que perdes depende do controlador.
Quanto à parte de leitura, tens a certeza que disso? O que li é que o controlador lê do 1º que estiver disponivel, já que os dois têm os mesmos dados.
Como já disse vai depender muito do controlador. Há controladores muito maus em Raid 1, com grandes perdas de performance.

e se vais usar ficheiros grandes metia o cluster size no maximo para o raid 0.

Cmps. [/B]

Se o estás a aconselhar a meter o Raid para sistema é bom que ele não use o cluster size no maximo. O melhor é o meio termo.
Se for para arquivo com ficheiros grandes, então aí normalmente é melho.r ( há controladores, que pelas reviews, preferem certos cluster sizes, por isso tb é bom ir ver como se comporta a dele ).
 
Cont...

Fiquei esclarecido. Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Já agora não querendo abusar, gostava que me desseem a vossa opinião.
Eu tenho uma Abit IC7 MAX3 acham que vou ter algum problema em ligar essess discos em Raid 0 ?? Preciso de comprar alguma controladora Ou a que vem na MAX3 serve perfeitamente ??

Tkx a todos :D
 
A Max3 tem duas controladoras.
2 portas com a Ich5R da Intel
as outras 4 ( que estão juntas ) tem a Sil3114.

Eu tenho um IC7-G e uso a Ich5R e Sil3112 para os raids, sem qq problema até agora. Claro que como tenho isto em Raid 0, as coisas importante estão tb em Cd/Dvd.

Se só queres performance, usa Ich5R.
Se fores para o raid por questões de segurança, tb podes usar um destes controladores, mas se a o controlador for ao ar, tens que arranjar um controlador igual ( e esses estão na board ). Se te quizeres sentir mesmo seguro é comprar 2 controladoras externas ( uma para backup ), mas acho que não é isto que procuras.
 
A principal razão para o Raid é a questão da performance.
Sendo assim fico com o Seagate para armazenamento, e com o Raid para o sistema e programas.
Já agora, aconselhas a instalar os jogos no Raid ou no outro ?

Obrigado.
 
Já agora, só para avisar, Quando se fala em Raptors, não sou eu! :D

Sou filho unico! :P
hehehehe

sorry pelo offtopic!

Honestamente acho que o mais recomendado para a tua situação é como o Nemesis11 disse, utilizares a controladora onboard que é a que tem melhor performance e tudo, a do ICH5R.
 
Originally posted by Elkingti
lol
Tenho medo de depois ligar o computador e a luz ir abaixo com tanta potência junta, :-D

Ainda não tens um Prescott, pois não? Então não te preocupes :D.

Agora a sério.
Podes meter os jogos ou não, se meteres no Raid és capaz de notar alguma diferença. Depende dos jogo.
 
Pois... só que eu vivo no Cu do Judas, aliás, acho que nem no cu de Judas eu vivo, devo estar a viver numa hemorroida ou coisa parecida, pois aqui a luz vai abaixo por qualquer coisita...>(

Sendo assim vou ao forum da Abit pa vêr como se faz essa cena de ligar em Raid sem estoirar com o computador ou casa ou comigo mesmo :-D
 
Boas:

No boot da tua mobo fazes "Ctrl+I"
Crias um Volume para o teu array,
Defines o teu array,
Defines o tamanho do stripping do teu array, 16k,32k, etc, etc... yada yada yada...

Ao instalar o SO tens que pressionar F6 para chamares os controladores da ICH5R... e fazes um full format

No more... no less!!!
 
array 16kps ???

Qual as diferenças de arrays ??
Stripping array ? lol
Realmente quando a ignorância é grande o riso é maior.
Sorry a minha ignorância :sad:
 
Tens que definir um cluster size para o array. O melhor é veres reviews na net pq vai depender da tua controladora/da tua utilização( ficheiros pequenos/grandes ). Esta decisão vai influenciar a performance.
Eu tenho os meus raptors na Ich5r a 32, mas convem dar uma vista de olhos pela net.

P.S. - Ctrl + I acho que é para o setup das Sil...........se calhar estou enganado. Vê o manual da board..........e já agora, vê se tens a diskette ao pé de ti na instalação do windows ( depois de carregar F6 rlr pede )
 
Back
Topo