Dúvida sobre RAID

JCFR

I'm cool cuz I Fold
oi ppl

é minha intenção pôr 2 discos (120Gb) s-ata em raid0. Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o block size que devo usar.


eu estava a pensar pôr "BS" a 16K :rolleyes:


que acham?...


v:)
 
Depende, o que vais pôr no disco ? ficheiros grandes, pequenos ?Podes fazer uma média do tamanho dos ficheiros que tens actualmente e depois logo vês qual o melhor bs.
Tipo, para ficheiros avi's de 700mb o melhor será o maior bs disponivel, para ficheiros de texto de poucos bytes será um desperdicio de espaço porque cada ficheiro irá ocupar o tamanho de uma unidade do bs definido. Tens de ver pois estas coisas são sempre um "trade" entre espaço disperdiçado e performance.

Cmps.
 
E se depois quisermos mudar o "block size", pode-se fazê-lo sem perder o que está no disco???


Caso desse, seria necassário retirar as partições para o fazer???


ps- Pus o block size a 16K, mas se calhar devia ter posto maior....não? :rolleyes:
 
Hummmm, se usares raid por hardware com as controladoras actuais que vêm nas boards para mudares o block size tens de formatar, mudar o BS online só alguns softwares permitem tipo o Veritas Volume Manager e talvez outros similares.

Cmps.
 
Back
Topo