Duvida sobre RAID's

Any

Power Member
Ppl tenho uma duvida em relação aos sistemas raid's...


É assim se por acaso tiver dois discos em RAID e se por acaso a placa controladora avariar, ou entao, trocar por outra irei perder os dados dos discos??? ou a nova ira reconhecer q eles ja estiveram em RAID e mantem os dados???
 
Em Scsi, a informação do Raid está nos discos e na controladora. Supondo que é Raid 1, se se avariar 1 disco, é só trocar por outro e fazer o rebuild. Se avariar a controladora, troca-se e os discos passam a informação para a controladora.
Até hoje não me lembro de problemas com Scsi.

Em Ide/Sata, supostamente é a mesma coisa, mas conheço pelo menos um caso em que a controladora avariou e com outra de outra marca não deu ( e foi um user deste forum ).
 
Não tenho a certeza mas controladora diferente igual a bios diferente e drivers diferentes. Não deve ser possível recuperar os dados....
 
Cada controladora tem o seu método de escrita/leitura dos discos...
De modo a se recuperar a informação, tem que se usar sempre uma controladora igual...

Por isso é que em todos os servidores que montei até hoje, o orçamento já incluí uma controladora para stock, de modo a evitar esses problemas...
 
Já tive problemas com um servidor, porque vi-me f@did@ para encontrar o modelo que estava a usar, e por acaso, era uma Adaptec...
 
Originally posted by kazuza
Já tive problemas com um servidor, porque vi-me f@did@ para encontrar o modelo que estava a usar, e por acaso, era uma Adaptec...

Por acaso, a troca foi sempre pelo mesmo modelo. Tinha ficado com a ideia que a controladora desde que tivesse as mesma especificações, mas com chip diferente e marca diferente, que funcionava.
 
Back
Topo