1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida sobre RAM's

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Artik3, 28 de Março de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 963)

1. Artik3

Artik3 Power Member

Tenho andado com muitas duvidas sobre as RAM's no OC. Fiz um ou dois posts para tentar obter mais informação, e disseram-me para ler os tutorials (outra vez), li, mas não deu em muito ... e estou com algum medo de voltar a queimar outra RAM (uma delas já foi a vida).
    Portanto, imagine-mos que tenho o FSB a 1200, se a RAM é 800MHz, vai subir, certo? Portanto, vou ter de baixar a frequencia da RAM cada vez que aumento o FSB? Por exemplo, se quando tiver a fonte e o cooler novos quiser meter o CPU a 3.6GHz, as frequencias da RAM vão aumentar e muito certo? Vou ter de as baixar ... mas para quanto?

Peço desculpa por ou não estar a conseguir perceber algum tutorial e por estar a ser chato, mas estou mesmo preocupado a este aspecto ... :(

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

duvido que a ram tenha queimado só pelo facto de teres feito OC
    o que mata a ram são as voltagens e/ou boards com nóias que deixam passar ocasionalmente um pico de voltagem

quanto ao tema em si

a memória é sempre o mais dificil e complexo de afinar
    deves baixar o multiplicado do cpu e começares a subir o fsb, mantendo o strap constante
    começas 1:1 (com o fsb numa relação de igualdade com a velocidade das memórias) e vais subindo gradualmente o fsb
    vais correndo um memtest86 para verificares erros grosseiros
    vais tb jogando com a voltagem

convém por esta altura já saberes quanto faz o teu cpu para começares a planear a configuração final de cpu / ram

fazes as contas e vês quanto precisas que a memória faça para ficar au pair com a velocidade do cpu

depois é uma questão de paciência e tentar encontrar o ponto ideal
    se não te sentes á vontade a mexer na bios e nos timings usa software para realizares as tuas experiências
    já agora cria uma partição de 10 ou 15 gigas e instala um windows para "queimar"

usa o clockgen ou o setfsb para poderes subir a frequÊncia dentro do windows
    usas o memset para verificares a velocidade das memórias
    o cpu-z é tb fundamental para saberes sempre "ás quantas andas"

espero ter ajudado

3. Artik3

Artik3 Power Member

Obrigadão pela informação toda, tambem gostava era de perceber como funciona é essas coisas de o CPU ser um Quad e ter de ficar 1:1 etc. O que me disseram é que como tenho um Quad e o FSB está a 1150, logo 1150x4=4600=Frequencia da RAM a 4600? Ou 288x4=1150=Frequencia da RAM a 1150? Só complico eu xD

Edit: Ou será, que se é um Quad, tenho meter as RAM's a 800/4? Ou seja a 200?

Última edição: 28 de Março de 2008
  4. Ricasete

Ricasete Power Member

Estás a fazer uma enorme confusão.

Quando te aconselhamos a colocar a relação fsb:dram a 1:1 (no outro tópico) foi para ter a certeza que a ram não estava a atrapalhar a "procura" do máximo OC do cpu.

Depois de saberes o limite estável do cpu, podes e deves procurar o máximo das mems. Aí o 1:1 já não é determinante.

Já vi que andas à procura de umas novas memórias (noutro tópico). Se comprares umas PC8500 para que interessa ter 1:1?

Porquê?

Umas mems 8500 trabalham a 533. Se, em default o quad trabalha a 266 vais estar a 1:2. Isto com tudo a default. Nem que faças oc ao cpu e leves o fsb a 400 ou 450, nunca te vai compensar o 1:1.

Já disseste mais que uma vez que leste os tutoriais. Lê-os outra vez porque essas perguntas já não se admitem a quem os leu.

5. Artik3

Artik3 Power Member

No inicio disto tudo, bem lá pra cima, escrevi isto "Peço desculpa se não consegui perceber o que estava nos tutorials" ... ok a culpa é minha, sou burro não consigo perceber uma coisa simples, estava à procura de alguem que não se importasse de ajudar burros a perceber as coisas, mas com o que disseste acho que já percebi mais ou menos

(tenho a RAM a 400 e o FSB a 288, logo está 1:1 i guess)

6. Ricasete

Ricasete Power Member

Como é evidente ninguém te chamou de burro. Era só que faltava.

Também não podes dizer que que me "importo" de ajudar.
    Tens aqui dois exemplos, que servem para te lembrar da "cronologia" da pseudo-ajuda:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259770

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=260261

Tu já disseste que queimaste uma ram ao tentar fazer oc. Isso deveria atenuar, pelo menos, a ansiedade de puxar pelo teu sistema às cegas.

Ler os tutoriais é indispensável. E quando digo ler, é ler mesmo. As tuas perguntas demonstram que não o fizeste em condições. E para bem do teu material é aconselhável que o faças.

É por isso que te volto a dizer:
    " Já disseste mais que uma vez que leste os tutoriais. Lê-os outra vez porque essas perguntas já não se admitem a quem os leu."

Percebes agora?

Por fim:

"(tenho a RAM a 400 e o FSB a 288, logo está 1:1 i guess)"

Vê estas 2 pics.

O rectângulo azul representa o FSB (a frequência do teu cpu x 9)
    O rectângulo verde representa a frequência da ram.
    O rectângulo vermelho representa a relação entre os dois anteriores.

Como vês no cpu-z, a primeira pic mostra uma relação 1:1. A 2ª 4:5.

Última edição: 28 de Março de 2008
  7. Artik3

Artik3 Power Member

Tambem não disse que alguem me chamou burro, disse que não tenho culpa de ser burro ao ponto de não perceber os tutorials ... mas se o que eu disse no meu post acima estava correcto, então já percebi e foste tu que me explicaste.

Só mais uma duvida, se nos tutorials explica tudo, para quê haver o forum de OC para postar duvidas? Qualquer duvida que surja vai ser acerca de qualquer coisa já dita num tutorial ... (só não quero é ficar já no inicio com a fama do gajo que não usa o search, porque há coisas que não são admissiveis, e outras que se pode deixar escapar ... como não fazer search a coisas que estão estampadas em todo o lado, ou outro tipo de coisas do género)

8. Ricasete

Ricasete Power Member

Leste o meu post anterior?

9. Artik3

Artik3 Power Member

Ok já vi no meu, está a 8:11 :)

Partilhar esta Página