Problemas Técnicos Duvida sobre rede caseira.

nmlembro

Power Member
Boa tarde, após procura nas secções do forum penso ser esta a indicada para colocar a minha dúvida.

Tenho rede doméstica feita com computadores windows e a minha dúvida é a seguinte, tenho a rede configurada desta forma:

Computador1 ---
Computador2 --- Zonhub --- Internet

Tenho mais computadores, impressora, etc... mas a minha dúvida é na ligação computador 1 / computador 2

O 1º é HP Probook 4520s com "gigabit Ethernet"
O 2º tem uma motherboard Asus E35M1-M PRO com "Gigabit LAN"

A velocidade máxima de transferência entre os 2 não passa de 10/11 MB/s, não será muito lenta?

Penso que a limitação não seja dos equipamentos, poderá ser do zonhub ou dos cabos?

Aguardo a vossa ajuda e desde já agradeço.

Obrigado
 
Última edição:
É assim eu penso que seja uma velocidade normal uma vez que estás a passar os dados por rede, não podes comparar com velocidades de discos externos e pen's por exemplo. Mas isto é só uma opinião, certamente alguém que perceba mais do assunto poderá esclarecer-te melhor.
 
Isso é transferir ficheiros grandes ou pequenos? É que transferir muitos ficheiros pequenos tem um overhead enorme quando comparado com um/poucos ficheiros grandes.
Essas velocidades seria normais para uma ligação de 100Mbps. Que deveria dar cerca de 12.5MB/s teóricos mas com o overhead de várias camadas protocolares seria normal teres apenas 75% a 80% disso sem que indicasse um problema. No caso do 1Gbps devias ter 125MB/s teóricos. Por isso qualquer coisa na ordem dos 100MB/s seria aceitável. Isto claro, para ficheiros grandes. As transferência de muitos ficheiros pequenos tem um imenso overhead a iniciar a transferência de um ficheiro e terminá-la constantemente :P Acaba quase por demorar mais tempo o controlo dos multiplos ficheiros do que a transferência de dado em si.
 
Isso é transferir ficheiros grandes ou pequenos? É que transferir muitos ficheiros pequenos tem um overhead enorme quando comparado com um/poucos ficheiros grandes.
Essas velocidades seria normais para uma ligação de 100Mbps. Que deveria dar cerca de 12.5MB/s teóricos mas com o overhead de várias camadas protocolares seria normal teres apenas 75% a 80% disso sem que indicasse um problema. No caso do 1Gbps devias ter 125MB/s teóricos. Por isso qualquer coisa na ordem dos 100MB/s seria aceitável. Isto claro, para ficheiros grandes. As transferência de muitos ficheiros pequenos tem um imenso overhead a iniciar a transferência de um ficheiro e terminá-la constantemente :P Acaba quase por demorar mais tempo o controlo dos multiplos ficheiros do que a transferência de dado em si.

Boa explicação!

Para testares se o "estrangulamento" está no zonhub o que tens a fazer é ligar os dos pc's com um cabo utp crossover sem passar pelo zonhub.
Para velocidades acima dos 125MB/s começa a entrar em linha de conta a velocidade de escrita dos discos rígidos dos pc's em questão,

Já agora, já confirmaste se os dois computadores conseguem negociar a ligação a 1gb? confirma se num deles não estarás ligado apenas a 100mb
 
Desculpem demorar a responder mas estive fora de casa.
Então é assim, a velocidade indicada é para ficheiros grandes como filmes em 720p ou isos, quando os ficheiros são pequenos a velocidade diminui.
Por acaso até tenho aqui em casa um cabo com crossover, tenho de testar a velocidade ligando directamente os dois, isso é fácil de configurar?
Se realmente um deles estiver ligado apenas a 100mb como posso descobrir qual deles é?
Obrigado novamente pelas ajudas.
 
Boas

Para ligares com o cabo crossover só tens de configurar um endereço fixo em cada um dos pc's. por ex: 192.168.0.1 pc A 192.168.0.2 pc B

Podes confirmar o estado da ligação no zonhub, nos led's frontais que indicam ligação da porta lan, se estiverem azuis estão ligadas a gb.
Mas no windows podes ver nas ligações de rede, se clicares sobre a ligação e vais ver o status.
 
Boa dica, não precisei fazer mais nada, fui ás configurações de rede de portátil (HP Probook 4520s) e aparece que tem ligação a 100Mbps. Assim sendo o problema é daqui, se o computador suporta, como posso passar para ligação Gigabit?
 
Mas antes experimenta trocar o cabo de rede com o outro pc e vê se fica a gb, se ficar é o cabo de rede que está marado, senão vê os settings em baixo.
redeh.jpg
 
novaimagemdemapadebitsf.png



No meu aparece assim, tenho seleccionada a "Negociação automática". Vou experimentar trocar o cabo de rede. Depois dou feedback.

Obrigado novamente pelo tempo que têm despendido comigo.
 
Isso já tinha tentado, mas mesmo forçando a 1.0Gbps ele liga a 100Mgps, hoje á tarde já experimento trocar o cabo.

Logo já testo isto.

Obrigado
 
Sim, tens a ligação a 100MBits por causa do zonhub, as contas já as fizeram atrás. A maior parte dos modems traz um switch integrado de 4 portas, que são 4 portas de 100Mbits, logo a rede fica limitada á velocidade de comutação das portas (do switch incorporado no router).

Eu assumi que o zonhub que falas é de 100Mbits, porque até à data só conheço switch gigabit quando são comprados como tal, pois os fabricantes de modems estão-se nas tintas para o cliente e querem é o mias barato possível, diga-se de passagem que como a net também não atinge velocidades superiores, não é o cabo de rede a estrangular a mesma.

Se ligares os pcs directo com um cabo é tranquilo, tens rede gigabit, e nos pcs/portáteis atuais, pode ser um cabo qualquer, cruzado ou directo, as placas de rede detectam e fazem a inversão caso seja necessário.
 
Fiz ontem á tarde os testes e descobri onde estava o problema, fiz os testes da seguite forma:

Como o meu media center/home server tinha ligacao gigabit e estava directo ao router, liguei o portatil directo tb e consegui ligacao gigabit

Eu n tenho o computador directo ao router, esta na sala ao lado e tenho a ligacao assim.

router - cabo - tomada - tomada - cabo - portatil

assim testei os 2 cabos e o problema é do cabo que tenho dentro das paredes entre as tomadas pois confirmei as ligacoes e estao todas correctas

asim a solucao passa por passar novo cabo.

Obrigado pela ajuda, vcs são sempre um espectáculo

podem fechar o topico e desculpem a escrita mas de tablet nao é tao facil.
 
Sim, tens a ligação a 100MBits por causa do zonhub, as contas já as fizeram atrás. A maior parte dos modems traz um switch integrado de 4 portas, que são 4 portas de 100Mbits, logo a rede fica limitada á velocidade de comutação das portas (do switch incorporado no router).

Eu assumi que o zonhub que falas é de 100Mbits, porque até à data só conheço switch gigabit quando são comprados como tal, pois os fabricantes de modems estão-se nas tintas para o cliente e querem é o mias barato possível, diga-se de passagem que como a net também não atinge velocidades superiores, não é o cabo de rede a estrangular a mesma.

Se ligares os pcs directo com um cabo é tranquilo, tens rede gigabit, e nos pcs/portáteis atuais, pode ser um cabo qualquer, cruzado ou directo, as placas de rede detectam e fazem a inversão caso seja necessário.

Dr_Lion o zonhub tem todas as portas a 1gb
 
Back
Topo