Dúvida sobre rescisão por justa causa

Boas, sou cliente meo e tenho fidelização durante mais um ano. A internet não tem falhas, a Box tem delay e às vezes encrava mas é só mudar de canal que já volta a dar. O meu problema com a Meo é que não consigo jogar online. Isto é, faço uma partida no FIFA e à segunda, antes do jogo começar, perco a ligação aos servidores. O mesmo acontece no Forza, no final de uma corrida perco a ligação aos servidores e só umas horas depois é que volta a dar. Às vezes tenho sorte e é menos tempo.

Ora, eu já abri portas e tudo, até que fiz uma reclamação e disseram-me para contactar uma linha de apoio técnico de uma empresa com a qual têm parceria (16202), com o custo de 45 cent por chamada. Assim o fiz: após 7 minutos de chamada disseram-me para ativar DMZ para o dispositivo em questão. Fi-lo, o problema persiste.

Captura-de-ecr-2022-09-20-134522.png

Clico corrigir (tem um botão em baixo do verificar), a NAT aparece como aberta, mas o problema persiste.

Tenho condições para pedir a rescisão do contrato por justa causa? É que, se não fosse pelos jogos, não contrataria tamanha velocidade. E assim sendo, não estou a usufruir do serviço na totalidade, por algo que compete à meo assegurar-me.

Agradeço desde já a quem me esclarecer!
 
Boa tarde, na minha opinião , penso que será difícil conseguir rescindir por justa causa, porque se não tens quebras de velocidade, falhas de serviço, se te cumprem com os mínimos de velocidade/upload etc estão a cumprir com o contrato que têm contigo. Eles nessa situação podem alegar uma infinidade de coisas, que são problemas no equipamento que usas para jogar, etc.
Mas se houver aqui alguém com opinião contrária, ou até conheça casos em contrário ajudem aqui sff. Mesmo assim acho que deves ameaçar com essa situação e tentar que a MEO tente arranjar algum tipo de solução, isto se o problema for mesmo desta.
Para tentar ajudar aqui o pessoal a perceber melhor a situação, sempre tiveste esse problema desde que tens MEO? Se tiveres possibilidade, já tentaste usar com outra internet se acontece o mesmo?
 
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olejakadudu

Vamos lá ver acho que esse problema não deve ter nada haver com o serviço de ISP, mas mais propriamente com o acesso ao servidor de jogo, e é isso que tens de analisar, pois uma coisa era falhar tudo outra coisa é apenas unicamente o servidor de jogo, seria bom veres tudo pois o problema pode estar unicamente no teu pc, algo estar a causar essa situação.

Muitas vezes é preciso fazer testes de vários ângulos, não partir logo do principio de que o problema está logo no serviço.

Já pensas-te em testar noutro pc o jogo a ver se o problema se mantem, ou mesmo tentar usar outro acesso de internet só para despiste???
 
olejakadudu

Vamos lá ver acho que esse problema não deve ter nada haver com o serviço de ISP, mas mais propriamente com o acesso ao servidor de jogo, e é isso que tens de analisar, pois uma coisa era falhar tudo outra coisa é apenas unicamente o servidor de jogo, seria bom veres tudo pois o problema pode estar unicamente no teu pc, algo estar a causar essa situação.

Muitas vezes é preciso fazer testes de vários ângulos, não partir logo do principio de que o problema está logo no serviço.

Já pensas-te em testar noutro pc o jogo a ver se o problema se mantem, ou mesmo tentar usar outro acesso de internet só para despiste???
O problema só me acontece dentro da minha rede. Jogo no PC e Xbox Series S. Acontece em ambos os dispositivos. Se me ligar a uma rede de um café ou de um amigo não tenho problemas.
 
olejakadudu

Pronto está explicado o problema, esse router tem de ser trocado por algo mais recente e problema resolvido, já tive esse router era um cancro tal como outros ao longo dos anos, o ideal sera um router de marca reconhecida, mas não é facil, pede a troca do router por um dos modelos mais recentes Fibergate que o problema fica resolvido, não são os suprasumos, mas cumprem bem para 90% das pessoas que é o teu caso.
 
olejakadudu

Pronto está explicado o problema, esse router tem de ser trocado por algo mais recente e problema resolvido, já tive esse router era um cancro tal como outros ao longo dos anos, o ideal sera um router de marca reconhecida, mas não é facil, pede a troca do router por um dos modelos mais recentes Fibergate que o problema fica resolvido, não são os suprasumos, mas cumprem bem para 90% das pessoas que é o teu caso.
Solicitei a substituição do router há um ano e recusaram, dizendo que este era mais que atual...
Mas vou tentar
Obrigado pela ajuda!
 
Esse router deve ter um problema qualquer.
Primeiro nunca poderia ter um 10.x.x.x visto que a MEO não usa CGNAT e se usasse teria obrigatoriamente de ser 100.x.x.x. Não é permitido usar endereços privados em carrier grade nat. Se for essa a gama de IP ele está a ser atribuído pelo router por DHCP e nunca directamente da MEO.
Segundo DMZ nunca atribui um ip publico a dispositivos / computadores ligados ao router. o que DMZ faz é ignorar a firewall para um MAC address específico mais nada. Por isso acho estranho não haver acesso ao router depois de activar a DMZ. Atenção que se houverem regras de reencaminhamento de portos definidos no router eles têm sempre prioridade sobre DMZ podendo mesmo inviabilizar a DMZ. De qualque forma não percebo sequer qual o interesse de DMZ …esse router de certeza que suporta UPnP – automatic Port Forward, para jogos não é preciso abrir portas/ buracos na firewall.

Modo bridge já são outros 500 mas para um pc conseguir ip em modo de bridge teria de se configurar uma vlan12 nas definições da placa de rede do pc algo que não me parece ser o caso

Para mim, é insistir que façam a troca por um fibergateway ( que também é um lixo mais ainda assim melhor que esse )
 
Esse router deve ter um problema qualquer.
Primeiro nunca poderia ter um 10.x.x.x visto que a MEO não usa CGNAT e se usasse teria obrigatoriamente de ser 100.x.x.x. Não é permitido usar endereços privados em carrier grade nat. Se for essa a gama de IP ele está a ser atribuído pelo router por DHCP e nunca directamente da MEO.
Segundo DMZ nunca atribui um ip publico a dispositivos / computadores ligados ao router. o que DMZ faz é ignorar a firewall para um MAC address específico mais nada. Por isso acho estranho não haver acesso ao router depois de activar a DMZ. Atenção que se houverem regras de reencaminhamento de portos definidos no router eles têm sempre prioridade sobre DMZ podendo mesmo inviabilizar a DMZ. De qualque forma não percebo sequer qual o interesse de DMZ …esse router de certeza que suporta UPnP – automatic Port Forward, para jogos não é preciso abrir portas/ buracos na firewall.

Modo bridge já são outros 500 mas para um pc conseguir ip em modo de bridge teria de se configurar uma vlan12 nas definições da placa de rede do pc algo que não me parece ser o caso

Para mim, é insistir que façam a troca por um fibergateway ( que também é um lixo mais ainda assim melhor que esse )
Tens aí muita informação errada/equivocada.
A MEO usa CGNAT, e usa gama 10.x.x.x.
Bridge mode (que o 789vacv2 até tem) não precisa de VLAN nenhuma. a vlan 12 é apenas entre o ONT e o router.
A mim o problema dele parece-me mesmo ser CGNAT, mas isso só ele pode confirmar com o endereço IP que recebe da rede.
 
Que velocidade tens contratado? Se for 30 Mbps ou 100bps nao te trocam o router por FiberGateway.
Esse router 789vac V2 tem alguns problemas de abertura portas e de dmz.
Se tiveres velocidade contratada 200 Mbps, fazes assim, desligar o router da energia, ligas linha de apoio pelo telemóvel, ligas para este numero 213580144 preço da chamada normal.
Vais ouvir cantiga toda, qd atender dizes que o teu router nao tem luzes. Vao te fazer despiste, ligar, desligar transformador, claro que nunca o ligas, eles vao te mandar técnico para troca do equipamento gratuitamente. Quando técnico chegar dizes que as vezes o router desliga-se sozinho.
Com FiberGateway vais ao ip de configuração, abre entao o Dmz para ip da consola, devias também atribuir ip fixo a consola, pode acontecer o servidor dhcp dar outro ip, logo sais do ip dmz.
Para teres nat1 esta e a unica solução
Senão colocas o FiberGateway em mode bridge e ligas por cabo de rede a consola a porta 4 do FiberGateway, tens acesso IP público limpinho, mas ai tens que ter algumas precauções. Nao podes usar wifi.
 
Vê no interface do router qual o IP que tens no interface internet.
O IP começa em 192 e acaba em 65
Que velocidade tens contratado? Se for 30 Mbps ou 100bps nao te trocam o router por FiberGateway.
Esse router 789vac V2 tem alguns problemas de abertura portas e de dmz.
Se tiveres velocidade contratada 200 Mbps, fazes assim, desligar o router da energia, ligas linha de apoio pelo telemóvel, ligas para este numero 213580144 preço da chamada normal.
Vais ouvir cantiga toda, qd atender dizes que o teu router nao tem luzes. Vao te fazer despiste, ligar, desligar transformador, claro que nunca o ligas, eles vao te mandar técnico para troca do equipamento gratuitamente. Quando técnico chegar dizes que as vezes o router desliga-se sozinho.
Com FiberGateway vais ao ip de configuração, abre entao o Dmz para ip da consola, devias também atribuir ip fixo a consola, pode acontecer o servidor dhcp dar outro ip, logo sais do ip dmz.
Para teres nat1 esta e a unica solução
Senão colocas o FiberGateway em mode bridge e ligas por cabo de rede a consola a porta 4 do FiberGateway, tens acesso IP público limpinho, mas ai tens que ter algumas precauções. Nao podes usar wifi.
Tenho 500 Mbps contratados.
Thanks, pedi a troca do router no portal da queixa. Se não me trocarem vou ligar e fazer tal como disseste!
Eu tenho tudo ligado com cabo ethernet cat6-a, só uso Wifi em dispositivos móveis.

Outra coisa: eu tenho um splitter gigabyte da TP-link. Se o ligar à porta 4, todos os dispositivos que estejam ligados ao splitter têm IP público limpinho?
 
Última edição:
O IP começa em 192 e acaba em 65

Tenho 500 Mbps contratados.
Thanks, pedi a troca do router no portal da queixa. Se não me trocarem vou ligar e fazer tal como disseste!
Eu tenho tudo ligado com cabo ethernet cat6-a, só uso Wifi em dispositivos móveis.

Outra coisa: eu tenho um splitter gigabyte da TP-link. Se o ligar à porta 4, todos os dispositivos que estejam ligados ao splitter têm IP público limpinho?
esse 192 é ip da tua lan. tens que ver o IP que o router recebe da rede.
 
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