1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

duvida sobre router

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por |[-BooT-]|, 5 de Dezembro de 2002. (Respostas: 16; Visualizações: 1420)

  1. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    oix... tenho uma rede em casa com 4 pcs e visto ser um bocado chato tar a deixar sempre o pc ligado para o outros terem acesso a internet tou a pensar em adkirir um router...

    o k eu kero fazer eh algo deste genero

    ____
    |____| -> cable modem
    |
    |
    |____
    |____| -> router
    |___
    |___| -> hub
    |____________
    | | | |
    # # # # -> PCs

    o router k tou a pensar em adkirir eh um DrayTek Vigor 2200 e pelo k m pareceu tem k se usar o hub (mesmo k n tivesse k usar obrigatoriamente provavelmente usava so para n deixar parado o k aki tenho :P )

    alguem ja usou um router destes ? k outros routers eh k recomendam ? de preferencia nao mto caros



    sorry lah pelo desenho mx n deu pra melhor :P
     
  2. Byte

    Byte Power Member

    RE: Router

    Viva,
    Vou falar-te de 2 Routers, tb porque são os unicos que vi a trabalhar s/ problemas... e como não especificas que tipo de ligação é que tens estes tanto dão para CABO ou ADSL, qualquer deles dispensa de Hub até 4 Pc´s entretanto se começares a meter Hub's dá até 256 Maquinas...

    Broaddband Router BR-6104 da EDIMAX (o meu preferido ou eu não tive-se um :) ), podes consultar aqui as suas capacidades

    SP880 da MICRONET mais elementos aqui

    Preços:
    BR-6104: +/- 120 Euros
    SP880: +/- 110 Euros

    É claro que tb tens os Linksys, etc..., mas aconcelho-te um destes dois porque já os vi a trabalhar s/ problemas alguns, e em relação ao preço qualidade acho que até que são bastante bons.
    É claro que isto é minha opinião e a experiência que tenho c/ eles através de um serviço de Cabo.

    Agora que outros se chegem a "frente" e digam de sua justiça.

    Espero c/ isto ter ajudado em alguma coisa
     
  3. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    tks pela info na mesma... mas ja ha 4 dias k comprei o da micronet... o SP880 ... praticamente n foi preciso configurar nada visto k assim k liguei os cabos e os pcs ficou td com acesso a net :D dei so uns tokes para alterar umas opçoes e foi so

    bombeiting all the way
     
  4. d_only_1

    d_only_1 Power Member

    Já agora aproveito para expor aki o meu caso.

    Tenho em casa 2 computadores (e às vezes mais) os quais quero partilhar uma ligação da netcabo. Tenho um hub para ligar os varios pc's para a LAN, mas até agora a net era distribuida através de um dos pc's que funcionava como servidor. Ou seja, o modem da netcabo era ligado directamente a esse pc, que por sua vez estava ligado ao hub, e os outros pc's estavam configurados para aceder à net através desse servidor. O problema é que para os pc's "clientes" terem net era preciso o "servidor" estar ligado. Recentemente mudei de casa e resolvi entregar o modem antigo (que ainda estava em regime de aluguer) e comprar um kit netcabo. Desta vez o modem era um Thomson, que segundo o manual tem a possibilidade de ser ligado directamente ao hub, deixando de ser necessário um pc servidor:
    [​IMG]
    Testei esta configuração mas só consigo ter 1 computador com net...
    Li algures que o problema não era do modem mas sim da própria netcabo, pois só permitia ter um Ip "agarrado" ao modem de cada vez. Esse Ip ficava agarrado durante um determinado período de tempo, só ao fim do qual outro Ip (pc) poderia aceder.
    Realmente ao ver a configuração da ligação à rede do WinXP reparei no seguinte:
    [​IMG]
    Realmente parece que é criado um "lease" com a duração de 30m para um determinado Ip, a partir do momento, e sempre que esse ip aceder ao modem. Ora assim o modem nunca fica livre para outro ip (pc) poder aceder.
    Será mesmo assim ou estarei a fazer algo de errado? Sugestões precisam-se.
     
  5. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Falta-te o router.... O router é que gere os Ip's. Ou seja, o modem tem um Ip, os Pc tem cada um o seu Ip (fixo ou DHCP). Quando um dos Pc's necessita de "ir à net", ele manda o IP dele ao router, o router transforma o Ip no Ip do Modem e manda a informação para a Net (posso n me ter explicado bem, mas espero que entendas). O processo inverso é igual. E se tiveres 1, 2, 100 Pc's ligado na mesma rede, o router consegue gerir esses Ip's todos com o Ip do Modem.

    Da forma como está configurada a rede, só o primeiro Pc que tentar aceder à net é que consegue, porque na ligação efectuada com o modem Netcabo, o Ip do modem é transferido para o PC, logo o ou os outros Pc's não conseguem aceder à net porque n tem o Ip do modem.

    Espero que tenha sido útil
     
  6. hununu

    hununu Power Member

    Ele precisa de algo que faça NAT, não de um router de ips públicos.
     
  7. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    d_only_1: basicamente esse desenho no manual esta enganado ! Onde diz "ethernet hub" deveria dizer: ethernet router with hub ou algo do genero...
    Porque basicamente só percisas mesmo de um router com hub imbutido, pois só o HUB não te serve de nada, porque não tem servidor de DHCP, que basicamente é o que te dá 1 ip diferente para cada pc na rede e gere a informação que é destinada a cada um deles vinda da internet !
    Basta comprares um, e substituir na tua rede plo hub, aconselho o da Linksys porque sei de fontes seguras que é muito bom !
    Boa sorte !
     
  8. d_only_1

    d_only_1 Power Member

    Desde já obrigado pela ajuda. A compra de um router era algo que queria evitar pois neste momento é financeiramente inviável (ne pas de guito). Só me deixa intrigado o facto de estar escrito explicitamente no manual que a tal ligação é possível com o uso de um hub, onde até falam da porta uplink, que o meu hub tem, para poder usar um cabo normal pra ligar o modem, em vez de um crossover.
    Realmente, pelo que percebi, é necessário algo que controle os ip's internos e apresente um único ip externo, que pensei q o modem fizesse. Será que não há mesmo maneira de usar esta configuração?
     
  9. jfbbms

    jfbbms Power Member

    axo que a netcabo desactivou essa opcao
     
  10. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Não foi a Netcabo que desactivou nada, porque isso nem tem nada a ver com eles, como já disse e volto a dizer, a unica forma de fazer o que ele quer é com um router para cabo/adsl com hub imbutido !
     
  11. kazuza

    kazuza Power Member

    Simplesmente sem router vais ter que ter sempre uma máquina ligada....
    Esse desenho exemplifica-te como ligar várias máquinas a um JÁ EXISTENTE router...
     
  12. banid0

    banid0 Power Member

    tenhu netvisao e tenhu um modem RCA thompson e TAMBEM tem no manual isso de ligar a um hub kom cabo cruzado bla bla bla

    alguma koisa ai xeira mal pk knd tento aceder a uma pagina ke penso ke acede as propriedades do meu modem, diz la "pcs detected" e "pcs allowed" ... so tem 1 nos dois casos...

    e sim ja tinha ouvido essa teoria de terem desactivado ***** koisa, o ke me leva a pensar ke isso e verdadeiro,porke ja n sou o unico
    :rolleyes:
     
  13. Dentall

    Dentall Power Member

    nao fales do que nao sabes.

    os modems permitem sim senhora a ligacao directa ao hub.
    simplesmente a netnabo desligou isso NOS MODEMS.
     
  14. Dentall

    Dentall Power Member

    Re: RE: Router

    BYTE JA RESPONDIAS AO P.M.
     
  15. pdc

    pdc

    é verdade que precisa do router mas o DHCP é opcional e pode muito bem usar ips fixos .
     
  16. banid0

    banid0 Power Member

    ganda thread digging :P
    agora mudei pa um asus wl-500gP,mas tou ainda na fase de testes,ainda nao esta operacional :D
    é lindo como tudo
     
  17. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    recebi eu um mail por causa disto ?! :lol: gandas malukus
     

Partilhar esta Página