1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida sobre servidor

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por NMagalhaes, 19 de Setembro de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 842)

1. Boas

Sou novo aqui no forum, e espero que este seja o local mais apropriado para colocar esta dúvida.

A situação é a seguinte: o objectivo é ligar aproximadamente 25 a 30 PC's em rede, para tal foi sugerido um servidor da fujitsu ao qual os pc´s iriam ser ligados sendo que o servidor apenas iria guardar os dados, os programas seriam instalados no próprio PC.

Esta situação levanta-me algumas duvidas, então se os programas estão instalados em cada PC um determinado utilizador (com a sua password) que use, por ex um determinado programa X, só pode trabalhar nos PC´s onde estiver instalado esse programa.

Será que não é possivel instalar os programas directamente no servidor e acede-los atraves de qualquer um dos PC´s? isto iria permitir que um utilizador, desde que tivesse permissao para isso, acedesse aos programas que usa em qualquer um dos PC´s. Esta era a ideia que eu tinha de um servidor, mas como não sou nenhum tecnico não tenho argumentos para debater esta situação.

Gostaria que me dessem a vossa opinião acerca desta situação, será que so podem estar os dados no servidor?? ou podemos instalar lá os programas??

Espero não estar a ser demasisdo exaustivo, mas gostava de saber a vossa opiniao

Obrigado

Servidor: Fujitsu Primergy TX200 S3

2. Uma vez que não estou a obter o feedback pretendido, será que me podiam indicar algum site mais especializado nestas situações, é que já estou farto de pesquisar e não consigo encontrar nada de util

3. anjo2

anjo2 Power Member

Os programas podem estar no servidor, no entanto será preferível que apenas estejam os dados para que o servidor não seja sobrecarregado...

4. Mas instalar todos os programas em todos os PC´s será a melhor opção? assim serão os pc´s a ficra sobrecarregados

5. Santo38

Santo38 Power Member

Podes instalar todos os progrmas apenas no servidor, e usar Terminal Services para que cada cliente possa aceder ao servidor e correr os seus programas.

Vantagens:

- Segurança e fiabilidade
    - Custo dos pc's cliente muito mais baixo
    - Centralização de recursos, logo menos investimento em suporte
    - Custo total de licenças muito mais baixo

Desvantagens:

- Precisas de um servidor realmente potente (Sugestão de uma blade com virtualização por aplicações)
    - Custo do servidor dispara, mais ram, mais power
    - Sistema centralizado, logo mais susceptivel de causar problemas em larga escala
    - Muita atenção à redundância.

Espero ter ajudado.

Saudações

6. PH34R

PH34R Power Member

O que poderás fazer é instalar em cada máquina o programa neste caso de cliente e no servidor apenas guardas os dados. Não te aconselho a criares máquinas virtuais pois como foi acima irias precisar de algo mesmo muito potente para essa escala de máquinas...

Crias uma rede à qual com um certo user/pass definido por ti poderá aceder em cada um dos terminais e trabalhar , quando for altura de guardar poderás faze-lo no servidor.

O servidor fujitso que te deram será um P4 ? LOL

Não sei qual a finalidade do que pretendes senão alguém ate te poderia ajudar com nomes de softw.

7. Santo38

Santo38 Power Member

Andre: A virtualização funciona muito bem. Por exemplo permite-te virtualizar um servidor em dois de modo a que numa VM tenhas por exemplo a gestão financeira e noutra o word e afins.

Tendo um segundo servidor permite-te mover as VM's de de um lado para o outro conforme as necessidades e ter redundância.

Virtualização é um tema muito interessante e que permite fazer coisas muito interessantes.

Saudações

8. PH34R

PH34R Power Member

Estou a começar agora a aprofundar a questão das virtualizações, funciona muito bem mas para o que ele pretende penso que o melhor seja mesmo o tradicional. Visto que ele também não deu mais informações não poderemos ajudar enquanto não o fizer.

Abraço

9. Desde já obrigado pela vossa preciosa colaboração

O objectivo é ligar aproximadamente 30 Pc´s em rede em que em qualquer um dos pc´s eu, com a minha password, tenha acesso aos programas que utilizo por exemplo contabilidade, salários, etc... Cada utilizador independentemente do pc onde esteja tenha acesso aos "seus" programas.

Eu pensei que os programas seriam para instalar no servidor, mas já vi que essa não é a melhor opcção

Servidor: Fujitsu
    Processador Intel XEON 5310 QUAD CORE
    4 gb memoria

Última edição: 22 de Setembro de 2008
  10. assisprotech

assisprotech Power Member

Aliás, por vezes é a única opção. Muitos programas de contabilidade não suportam múltiplos utilizadores a funcionar na mesma máquina.

Esta máquinas são boas, é o que eu recomendo aos meus clientes, não te esqueças de de colocar pelo menos RAID 5 no servidor e planeares as cópias de segurança do mesmo.

11. freefall2870

freefall2870 Power Member

Isso depende como o programa está construído e se permite mais que um utilizador em simultaneo. Podes tentar partilhar a pasta no servidor e colocar um atalho num pc de testes e experimentar.

Podes também necessitar de parametrizar a base de dados do software.

12. assisprotech

O que a minha experiência diz é que não funcionam em ambiente terminal server, apesar de serem multiutilizador / multiempresa.

13. Os programsa são maioritariamente da Sage Infologia

14. assisprotech

Embora não tenha certeza absoluta não deve funcionar, procura ao teu agente se funciona. Se não tiveres essa hipótese, eu pergunto por ti (sou parceiro sage).

Cumps

15. Neste momento consigo utilizar o programa em simultaneo em 2 pc´s diferentes, a minha duvida na altura foi a de os programas ficarem nos pc´s, o que iria obrigar a que todos os pcs tivessem todos os programas, mas pelo que percebi esta é a melhor opção

Partilhar esta Página