Dúvida sobre som em leitor blu-ray

Prudas

Power Member
Comprei recentemente um leitor blu-ray da Philips (DBP-7100) e constato, com algum espanto, que o cabo óptico que liga o leitor ao receiver não transforma o som em sinais 5.1 ou DTS. Quer dizer, funciona, mas em som normal.

Resolvi o assunto com a ligação através das saídas/entradas analógicas para 5.1.

Três questões para quem souber:

1. Será "normal" uma tecnologia como o blu-ray não suportar uma ligação óptica de forma a que ela utilize todo o seu potencial de som?

2. Haverá alguma solução para o meu caso, que uso um receiver AV sofisticado mas já relativamente antigo, com 10 anos de existência?

3. O sistema 5.1 analótgico que estou a usar garante uma qualidade tão boa como garantiria o cabo óptico, quer em 5.1 quer em DTS? E quando escolho DTS ouço mesmo DTS? (pelas amostras auditivas parece que sim, mas gostava de ter a confirmação mais "teórica")

Thanks.
 
Pois é, caro bathombre. Mas parece que o meu caso não é único.
Segundo um fórum brasileiro, que passo a citar, nos blu-ray, "PCM 5.1 só por HDMI ou saídas analógicas".
Isto é, o cabo óptico digital não funciona para 5.1.
Portanto, como o meu receiver não tem HDMI (muito menos 1.1 ou superior, como necessitaria), não há nada a fazer.
Por outro lado, no manual de instruções, a saída óptica vem referida como "saída para som bom" e não fala em 5.1 (!), enquanto o 5.1 analógico vem referido como "saída para som padrão"...
Mas outra dúvida me assalta: mesmo que tivesse um receiver com HDMI, só tenho uma saída HDMI no leitor, que está ligado à TV. Onde ligava então? Há multiplicadores?
O que vale é que liguei por analógico e o som é excelente... mas se vissem a confusão de fios atrás do móvel...
Será que mesmo assim alguma coisa me está a falhar? Quem souber, ajude, please.
 
Prudas, os receivers com HDMI costumam ter 2, 3 ou 4 entradas (consoante os €€€) e uma saída HDMI. No futuro, a ideia é ligar consolas, leitores HD ou mesmo receptores digitais HD aos receivers e comutar o sinal para o display.

A questão que apresentaste é pertinente e desconhecia por completo. Eu não tenho receiver com entradas analógicas, tenho um Home-Cinema com entradas digitais de som (coaxial e óptica), o que significa que estou tramado! De certeza que configuraste todas as opções de som do leitor blu-ray?
 
Se o receiver tivesse HDMI, tinha não só uma entrada como também uma saída. Era tipo um ponto de passagem na ligação BluRay-TV.

Obrigado, strikereg. :beerchug:

Passados já alguns dias desde a última resposta, aqui reabilito este tópico, porque gostaria de saber se há mais utilizadores com o mesmo problema.

A questão que se põe é esta, para quem não tiver percebido a gravidade da cena! :cwm3:: quando compramos um blu-ray não podemos usar o nosso velho receiver para ter um som digital através da saída óptica. Essa saída dá um mero som analógico.

Para ter som 5.1 (com 5 canais todos separadinhos!) temos que recorrer às ligações analógicas.

A minha dúvida persiste: o som através destas ligações é tão bom como o que se obtém da ligação óptica? E o DTS, é possível? (eu selecciono DTS e o Blu-ray não diz que não, mas será que o que ouço depois de gerido pelo receiver É MESMO DTS?).

Já agora, gostava de saber como é a coisa com as PS3... se têm o mesmo problema...
 
Em termos de qualidade penso não haver problema, aliás, até tem a vantagem de o teu amplificador antigo conseguir por exemplo enviar para as colunas os novos formatos de som do Bluray (já descodificados pelo leitor).

Agora essa de seleccionares DTS e não funcionar é que já não sei qual o problema (se calhar é o DVD que só tem som DD?)
 
Em termos de qualidade penso não haver problema, aliás, até tem a vantagem de o teu amplificador antigo conseguir por exemplo enviar para as colunas os novos formatos de som do Bluray (já descodificados pelo leitor).

Agora essa de seleccionares DTS e não funcionar é que já não sei qual o problema (se calhar é o DVD que só tem som DD?)

Eu não disse que não funcionava, strikereg. Eu queria era saber se aquilo que ouço É MESMO DTS... como sabes, é difícil a um ouvido normal distinguir a diferença entre um surround normal 5.1 e um DTS, a não ser em condições muito específicas. Aquilo não dá erro nenhum quando selecciono DTS, mas eu não sei (na prática) se o DTS também é audível no meu 5.1 analógico ou se, para ouvir DTS, tinha que ter uma gestão de som de características digitais, através da saída óptica ou de HDMI. A verdade é que não dá erro: selecciono DTS no disco e ele toca...

Quem souber...
 
Vê bem os menus do Leitor e do amplificador.

No meu caso tenho um Toshiba HD-DVD EP10 e um amplificador Denon AVR1801 de 2001, e tenho ligado por digital optico, no leitor posso configurar a saída de som digital em pcm ou bitstream, se tiver ligado por hdmi dá para configurar se o som tambem vai por lá em mix, pcm ou bitstream, mas no amplificador tambem tens que ver qual o modo de input que esta associado à entrada digital optica, auto (como tenho) stereo, dolby prologic, Dolby digital, Dts, stereo 5 canais, etc. Pelo menos no meu é assim!!

Caso contrario o pessoal tem que ver bem os manuais (pdf) dos aparelhos antes de o comprar.
É que o amplificador que eu tenho e outros que outras pessoas tenham, lá por serem antigos não quer dizer que tenham um som mau, existem amplificadores antigos que têm o som muito bom não havendo a necessidade de os trocar. Tenho 5.1 mas se quisesse por 7.1 não tenho espaço na sala por isso este chega perfeitamente e o som é bem bom.

No mostrador do teu amplificador não aparece escrito o tipo de som que ele está a reproduzir???
No meu quando mudo os tipos de som a descrição muda logo tambem.

Desculpem lá estes exemplos (e testamento), espero ter ajudado alguem!
 
Última edição:
À muito que me tenho interrogado sobre este assunto e o meu receio confirma-se.
Em relação às saídas analógicas, quando comprei o meu primeiro amplificador Yamaha foi me falado num som AC3 que nem o vendedor me soube explicar, sei que na altura paguei mais uns 15 contos para estar preparado para um futuro mais próximo.
E lá me valeu, pois mais tarde quando foi altura de ligar o DVD tinha as entradas no amplificador de 5.1
Ainda tive esse amplificador uns 2 anos e mais tarde comprei um com entrada de fibra óptica.
Na altura tive a sensação que tinha pior som, andei triste e com saudades do meu velhinho 1º yamaha.
Ainda experimentei a ligar em 5.1 analógico mas não notei diferença, até que tive de vender o amp. E lá me meti com Onkyo e aí tudo mudou para melhor claro.
Certo é que já experimentei Onkyo com as fichas analógicas e não notei diferença, também não tenho ouvido para notar pequenos detalhes.
Dentro do mau é bom saber que vou poder conservar o meu Onkyo mais alguns anos, caso ele não adoeça claro.
Quanto ás ficas HDMI, penso que haja desmultiplicadores como nas scarts, acho que já vi mais que um plasma ligado. Penso eu de que… :)
 
Não sei se possuis uma Ps3...suponho que não, já que compraste um leitor BD dedicado. No entanto eu com a minha Ps3 já joguei jogos em Blu-ray em 5.1 ligados com um cabo óptico. Agora pode ser uma questão de configuração do teu receptor. No meu (um Sony) tens que alterar o input de coaxial para optical. Vê bem isso!
 
Não sei se possuis uma Ps3...suponho que não, já que compraste um leitor BD dedicado. No entanto eu com a minha Ps3 já joguei jogos em Blu-ray em 5.1 ligados com um cabo óptico. Agora pode ser uma questão de configuração do teu receptor. No meu (um Sony) tens que alterar o input de coaxial para optical. Vê bem isso!

Posso tentar ver melhor, mas... quando ligo um vulgar DVD player ao receiver, a saída é por óptico, não preciso de qualquer configuração suplementar.
No caso do Blu-ray seria de esperar que se comportasse da mesma maneira, mas não: a luz azulada do amplificador que indica "óptico" fica apagada e o ícone das colunas traseiras não é duplo... aparece só o desenho de uma coluna, o que significa que o som trseiro é igual para ambas as colunas.

As configurações são impecs... em PCM.

Quer dizer: no óptico sai som, mas não é o som digital que eu esperaria... com o 5.1 definido.

Acresce que o meu receiver tem 10 anos. Será disso? (claro que tem DTS, 5.1 e essas coisas todas..., só não tem HDMI nem faz 7.1...)
 
Acresce que o meu receiver tem 10 anos. Será disso? (claro que tem DTS, 5.1 e essas coisas todas..., só não tem HDMI nem faz 7.1...)


Não me parece! o meu tem 10 ou mais...também descodifica Dolby Digital e DTS e não tem HDMI! Vê bem as configurações quer do descodificador quer do leitor de BD! O que é certo é que ja tive 5.1 a partir de um BD(jogo) com um cabo óptico!
 
Tu para teres a certeza que estas a ouvir DTS tens de ver se o teu leitor faz a descodificação do sinal DTS e o faz sair por analógico para o amplificador. Quando se usa o cabo optico geralmente o amplificador é que faz a descodificação do som DD, DTS, etc. Ou tens o leitor mal configurado ou é dos modelos mais simples.
 
Posso tentar ver melhor, mas... quando ligo um vulgar DVD player ao receiver, a saída é por óptico, não preciso de qualquer configuração suplementar.
No caso do Blu-ray seria de esperar que se comportasse da mesma maneira, mas não: a luz azulada do amplificador que indica "óptico" fica apagada e o ícone das colunas traseiras não é duplo... aparece só o desenho de uma coluna, o que significa que o som trseiro é igual para ambas as colunas.

As configurações são impecs... em PCM.

Quer dizer: no óptico sai som, mas não é o som digital que eu esperaria... com o 5.1 definido.

Acresce que o meu receiver tem 10 anos. Será disso? (claro que tem DTS, 5.1 e essas coisas todas..., só não tem HDMI nem faz 7.1...)


Diz-me la exactamente a marca e modelo do teu amplificador, e do teu leitor de BD, para ver se descubro alguma coisa nos manuais, que não tenhas reparado.
Acho que é estranho acontecer isso. já agora se tiveres os links onde sacar os manuais é mais facil.
 
Estive agora a ver o manual do teu Philips BDP7100, tem tudo o que precisas, já experimentas-te ligar por digital coaxial em vez de ser por digital optico??? é que o cabo optico pode estar estragado, não pode estar nem vincado nem amachucado, etc. Experimenta com a saida digital coaxial, com um cabo rca normal para ver como fica. No BDP7100 sem nenhum cd ou dvd la dentro vai à configuração de audio e escolhe, fluxo de dados (bitstream) depois reprodução de amostragem pcm em off, e compressão dinamica tambem em off. É assim que eu acho que fica melhor.
Só me falta dar uma expreitadela ao amplificador.(ainda não sei qual é):001:
 
Estive agora a ver o manual do teu Philips BDP7100, tem tudo o que precisas, já experimentas-te ligar por digital coaxial em vez de ser por digital optico??? é que o cabo optico pode estar estragado, não pode estar nem vincado nem amachucado, etc. Experimenta com a saida digital coaxial, com um cabo rca normal para ver como fica. No BDP7100 sem nenhum cd ou dvd la dentro vai à configuração de audio e escolhe, fluxo de dados (bitstream) depois reprodução de amostragem pcm em off, e compressão dinamica tambem em off. É assim que eu acho que fica melhor.
Só me falta dar uma expreitadela ao amplificador.(ainda não sei qual é):001:

Obrigado, cmorais, pelo interesse e ajuda. :beerchug:

Ainda não experimentei com o coaxial (sinceramente, nem tinha posto essa hipótese, mas tenho um cabo desses e vou experimentar), mas fica desde já afastada a hipótese de o cabo óptico estar avariado. Tb pus essa hipótese e despistei-a, usando o cabo que liga ao receiver ao meu actual gravador de DVD's.

Já que tiveste acesso ao manual do 7100, reparaste que eles não põem a hipótese de 5.1 através do óptico??

Já agora, o meu receiver é o STR-D8830.

Obrigado.
 
Obrigado, cmorais, pelo interesse e ajuda. :beerchug:


Já que tiveste acesso ao manual do 7100, reparaste que eles não põem a hipótese de 5.1 através do óptico??

Já agora, o meu receiver é o STR-D8830.

Obrigado.


Pelo que vi e li eles não dizem nada disso, fazem é referencia às saídas de som. as digitais otpicas e coaxiais e uma analógica 5.1 (constituida por 6 rca), não quer dizer que só faça ou tem que fazer 5.1 só por aí, é mesmo o nome dessa entrada não tem nada a ver com o formato de som ou emulação que se faz dele.

A meu ver o leitor BD se tiver a saida de som configurada como bitstream, está OK!

Relativamente ao amplificador, não encontrei nada de STR-D8830, nem conheço, possivelmente enganaste-te a escrever e é STR-DB830. Para esse já encontrei o manual, e a meu ver deves ter o teu amplificador mal configurado. Cada seleção que fazes, Video1, video 2, video3, tv-sat, etc. tens que ter configurado o input para cada item desses. Por exemplo, quero que o leitor de BD seja o Video1, ligo cabo digital optico ao optico1 do amplificador, então tenho que configurar o input do Video1 para o Optical1, se ligares por coaxial tens que configurara esse input para o coaxial que ligas-te. Se tiveres o Video1 configurado para analogico e tiveres o rca vermelho e branco do leitor BD ligado ao amplificador, ele dá-te o som PCM OK e os Dolby ou DTS dá-te só em stereo ou emula prologic porque esta a receber o som pelo analogico stereo.

Para terers o som Dolby Digital(AC-3) ou DTS como deve de ser tens que ter configurado tambem bem os inputs do amplificador. Se o Input estiver em automatico experimenta por manual.

Tenta com o exemplo que dei. Video1--input--Digital optico1.

Abraço, espero que tenha ajudado. Espero não ter criado mais confusão!!!!:lol:
 
Back
Topo