Dúvida sobre temperaturas e manutenção de coolers

ciberg

Moderador
Staff
Boas, tenho um Q6600 G0@3200Mhz e um cooler Noctua NF-U12F montado há um ano e meio.

Gostava de saber como posso verificar a eficácia da montagem do cooler e da pasta térmica (AS5).

Existe algum tempo mais ou menos definido ao fim do qual se deveria renovar a pasta?

É que o outro dia ao montar a gráfica e dado o enorme tamanho dos dois "tijolos" em causa, sem querer dei uma "pequena" cacetada com a mão no cooler (até me cortou a mão), e não sei se por isso perdi eficácia ou não.

Com o CPUID Hardware Monitor estou em idle (@2400Mhz-vCore1.31) com 42º/40º/33º/35º, no intelburntest (@3200Mhz-vCore1.26) com 20 ciclos chego aos 78º em dois dos cores.

É um pouco alto não?
 
78º em load e 41º em idle parece-me quentinho para um vcore de 1.31.

A menos que o teu pc esteja numa divisão anormalmente quente eu verificaria:

1º montagem do cooler (certifica-te que não está "solto")
2º renova a pasta (gosto bastante da mx-2)
3º limpa o pó acumulado.

Qual é a caixa e as fans que tens ciberg?
 
Tenho uma NZXT Apollo, que tem uma fan lateral 12cm de intake e uma traseira de 12cm de outtake alinhada com a do cooler que sopra na direcção da traseira.
 
Última edição pelo moderador:
Os 78º são com um vcore de 1.26 ou 1.31? Se é com 1.26 alguma coisa não está bem (mesmo com 1.31 é quente).

Tens a fan do noctua como? A full speed ou limitada (com ulna)?

Repara: se o pc está numa divisão muito quente não há milagres. A caixa também não é das que oferece melhor ventilação. 120 a fazer intake na lateral e outra de 120 a tirar o ar não é muito (se as fans não tiverem um bom cfm ainda pior).

Tira o cooler fora, mete-lhe uma boa pasta e aplica-a bem (camada fina e uniforme).
 
Julgo que a fan do Noctua está a full, como a poderia regular?
O vCore em carga desce dos 1.31 para os 1.26.

O Hardware Monitor indica-me a AUXFANIN0 a 1320rpm. Não me mostra mais nenhuma.
 
Back
Topo