[Dúvida]Solidworks

PMP1337

Power Member
Ajguem me podia ajudar a fazer esta nervura. Estou encalhado.
vfvwi9.jpg


Obrigado desde já.
 
hun, dois...

Axei isso muito estranho e andei a ver umas coisas de solidworks....

Podes usar "splines" para desenhar as formas e passa-las para objectos com profundidade. E de varios objectos ligados faz-se um mais complexo. Foi o que percebi de ver os videos....
A ideia que fiquei depois de ver os videos foi que essa peça é possivel fazer-se apartir de 3 objectos. 1º cilindro, fazer-se o centro do cilindro, 2º paralelipipedo curvo, 3º triangulo extrudido.

http://br.youtube.com/watch?v=rlBlUeaH-_g&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=CT99Ki6iDhs&feature=related

Pareceu-me foi que o solidworks é um programa bem porreiro. É preciso é ter algum conhecimento das formas das coisas.

Mas como nunca trabalhei com solidworks, não quero tar para aqui a dizer disparate. Só tava a tentar ajudar, tendo em conta que o solid works é também um programa 3D.
 
Vais ao plano lateral (ou crias) que passa pelo eixo da peça, fazes convert das linhas gerais da peça para o plano, depois é só traçares a parte de fora da nervura com uma linha, trim em tudo o que não seja da nervura e extrude com a opção para os dois lados. Não tenho o solidworks instalado se não explicava melhor. :)
 
Podes usar "splines" para desenhar as formas e passa-las para objectos com profundidade. E de varios objectos ligados faz-se um mais complexo. Foi o que percebi de ver os videos....
A ideia que fiquei depois de ver os videos foi que essa peça é possivel fazer-se apartir de 3 objectos. 1º cilindro, fazer-se o centro do cilindro, 2º paralelipipedo curvo, 3º triangulo extrudido.
Sim mas não podes fazer esse poligonos que tem as tuas imagens.

Vais ao plano lateral (ou crias) que passa pelo eixo da peça, fazes convert das linhas gerais da peça para o plano, depois é só traçares a parte de fora da nervura com uma linha, trim em tudo o que não seja da nervura e extrude com a opção para os dois lados. Não tenho o solidworks instalado se não explicava melhor. :)
Sim, o meu right plane passa pelo meio da peça de um lado e o front plane passa pelo meio da peça toda de um garfo ao outro.

Como é que faço convert das linhas gerais?

Eu já tentei varia maneiras:
Fazer uma linhas do topo do cilindro ate a quina. Mas não fazia extrude porque é uma curva e fica um bocado saido da peça.
Já fiz um sketch de forma a que as extremidades da nervura coincidissem com a extremidade do cilindro. E deu, só que depois não faz o fillet. :(
Já fiz fazendo o fillet depois e fazendo o mesmo do de cima mas depois ficou com um defeito na parte em que a nervura toca o topo do cilindro.
 
Última edição:
Na boa, foi rápido, é o que o solidworks tem de bom.
Faz os tutoriais que vêm com o programa, ajudam bastante. :)
Já fiz. Mas é tanta coisa. Tambem caí de para quedas no SW. Não tive a cadeira de iniciação ao 3d por ser opcional.

Olha ainda não ficou como dever ser. O fillet tá a ficar meio estranho. Acho que vou perguntar mm ao engenheiro sobre este promenor.
 
A parte da nervura que fica no fillet?
Se for isso, tens de converter as linhas como te disse e o arco do fillet, depois traças a linha do topo do cilindro e no ângulo mais ou menos onde vai tocar no fillet. Seleccionas a linha que crias-te e o arco do fillet e adicionas a relação de tangente. O resto acho que não tem dificuldade.

Já agora, isso é uma peça do livro desenho técnico básico?
 
A parte da nervura que fica no fillet?
Se for isso, tens de converter as linhas como te disse e o arco do fillet, depois traças a linha do topo do cilindro e no ângulo mais ou menos onde vai tocar no fillet. Seleccionas a linha que crias-te e o arco do fillet e adicionas a relação de tangente. O resto acho que não tem dificuldade.

Já agora, isso é uma peça do livro desenho técnico básico?

Não, o fillet que falo é o de 1mm que tem a peça toda. Mas tambem não tenho bem a certeza.

É capaz de vir nesse livro que falas visto que é o trabalho final de Desenho tecnico I.
 
Back
Topo