1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida]Solidworks

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por PMP1337, 22 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 3176)

1. PMP1337

PMP1337 Power Member

Ajguem me podia ajudar a fazer esta nervura. Estou encalhado.

Obrigado desde já.

2. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

HUmm... isso é para modelar em 3d? O solidworks funciona com objectos primitivos?
    Vê lá se isto ajuda

3. PMP1337

PMP1337 Power Member

Huh?

Não, no solidworks não podes desenhar triângulos e quadrados para fazer o que desejas.

4. foxymophandlema

foxymophandlema Power Member

hun, dois...

Axei isso muito estranho e andei a ver umas coisas de solidworks....

Podes usar "splines" para desenhar as formas e passa-las para objectos com profundidade. E de varios objectos ligados faz-se um mais complexo. Foi o que percebi de ver os videos....
    A ideia que fiquei depois de ver os videos foi que essa peça é possivel fazer-se apartir de 3 objectos. 1º cilindro, fazer-se o centro do cilindro, 2º paralelipipedo curvo, 3º triangulo extrudido.

http://br.youtube.com/watch?v=rlBlUeaH-_g&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=CT99Ki6iDhs&feature=related

Pareceu-me foi que o solidworks é um programa bem porreiro. É preciso é ter algum conhecimento das formas das coisas.

Mas como nunca trabalhei com solidworks, não quero tar para aqui a dizer disparate. Só tava a tentar ajudar, tendo em conta que o solid works é também um programa 3D.

5. Sylix

Sylix Power Member

Vais ao plano lateral (ou crias) que passa pelo eixo da peça, fazes convert das linhas gerais da peça para o plano, depois é só traçares a parte de fora da nervura com uma linha, trim em tudo o que não seja da nervura e extrude com a opção para os dois lados. Não tenho o solidworks instalado se não explicava melhor. :)

6. PMP1337

PMP1337 Power Member

Sim mas não podes fazer esse poligonos que tem as tuas imagens.

Sim, o meu right plane passa pelo meio da peça de um lado e o front plane passa pelo meio da peça toda de um garfo ao outro.

Como é que faço convert das linhas gerais?

Eu já tentei varia maneiras:
    Fazer uma linhas do topo do cilindro ate a quina. Mas não fazia extrude porque é uma curva e fica um bocado saido da peça.
    Já fiz um sketch de forma a que as extremidades da nervura coincidissem com a extremidade do cilindro. E deu, só que depois não faz o fillet. :(
    Já fiz fazendo o fillet depois e fazendo o mesmo do de cima mas depois ficou com um defeito na parte em que a nervura toca o topo do cilindro.

Última edição: 22 de Dezembro de 2008
  7. Sylix

Sylix Power Member

Convert Entities é um ícone com um cubo com uma linha destacada a azul. O que isto faz é projectar o sólido no plano.

8. Sylix

Sylix Power Member

Vê se ajuda. Mas faz antes um trapézio é mais fácil!

9. PMP1337

PMP1337 Power Member

Muito obrigado, a solução para o problema é mesmo fazer um trapézio.

Muito obrigado mesmo, eu nem acredito que te deste ao trabalho de fazer a peça para eu ver.;)

10. Sylix

Sylix Power Member

Na boa, foi rápido, é o que o solidworks tem de bom.
    Faz os tutoriais que vêm com o programa, ajudam bastante. :)

11. PMP1337

PMP1337 Power Member

Já fiz. Mas é tanta coisa. Tambem caí de para quedas no SW. Não tive a cadeira de iniciação ao 3d por ser opcional.

Olha ainda não ficou como dever ser. O fillet tá a ficar meio estranho. Acho que vou perguntar mm ao engenheiro sobre este promenor.

12. Sylix

Sylix Power Member

A parte da nervura que fica no fillet?
    Se for isso, tens de converter as linhas como te disse e o arco do fillet, depois traças a linha do topo do cilindro e no ângulo mais ou menos onde vai tocar no fillet. Seleccionas a linha que crias-te e o arco do fillet e adicionas a relação de tangente. O resto acho que não tem dificuldade.

Já agora, isso é uma peça do livro desenho técnico básico?

13. PMP1337

PMP1337 Power Member

Não, o fillet que falo é o de 1mm que tem a peça toda. Mas tambem não tenho bem a certeza.

É capaz de vir nesse livro que falas visto que é o trabalho final de Desenho tecnico I.

Partilhar esta Página