1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida teclado C

Discussão em 'Programação' iniciada por dune99, 12 de Abril de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1439)

1. dune99

dune99 Power Member

Boa tarde.

A minha duvida é a seguinte:
    Em C como posso fazer o controlo das tecladas do teclado de modo a que no meu programa saiba quando uma dada tecla é premida e depois é solta;

Por exemplo: emitir um dado som apenas enquanto a tecla é premida e o som terminar qundo a tecla é solta.

Muito obrigado

2. metralha761

metralha761 1st Folding then Sex

Eu tb ando a procura de algo em q quando se pressiona uma tecla, não aceite mais caracteres.

Algo do estilo, quando chega a linha do scanf, o utilizador ao pressionar uma tecla é o equivalente a pressionar tecla e enter, ou por outras palavras um scanf aceitar so 1 caracter.

Depois disso, é usares 2 caracteres especiais o backspace (apagar), bell (som bip) e um caracter a sobrepor no printf. Acho q so existiria uns milissegundos a expor a tecla, penso q seria algo imperceptivel.

Penso q esta seria uma das soluções :)

3. O getchar() não serve?

Última edição: 12 de Abril de 2008
  4. metralha761

O problema do getchar() é q é preciso meter o enter.

Mas após algumas pesquisas consegui algo mt bom :)
    Código:
    #include <stdio.h>
    #include <unistd.h>
    #include <termios.h>

int main()
    {
      char x = ' ';

printf("Press any key to continue...\n");
      x = getch();

printf("The key you entered is: %c decimal>%d \n", x, x);

return 0;
    }

int getch(void)
    {
      int ch;
      struct termios oldt;
      struct termios newt;
      tcgetattr(STDIN_FILENO, &oldt); /*store old settings */
      newt = oldt; /* copy old settings to new settings */
      newt.c_lflag &= ~(ICANON | ECHO); /* make one change to old settings in new settings */
      tcsetattr(STDIN_FILENO, TCSANOW, &newt); /*apply the new settings immediatly */
      ch = getchar(); /* standard getchar call */
      tcsetattr(STDIN_FILENO, TCSANOW, &oldt); /*reapply the old settings */
      return ch; /*return received char */
    }
    Em linux funcionou na perfeição, ainda nao testei em windows.
    Ja agora, o codigo ASCII para o bell é \a ou \007 ou \x7 basta colocar no output (printf por exemplo).
    Eu nao coloquei o bell no meu print, mas se repararem ele esta a returnar o character e o seu valor decimal, a razao é simples, ele aceita qq tecla, return backspace etc há q filtrar o conteudo, mas isso penso q seja relativamente simples, inclusive podem personalizar a função getch().

ATENÇÃO: a função getch() pode existir dentro de algumas librerarias não standard, como conio.h, se virem erros de dupla declaração ja sabem :)

Última edição: 13 de Abril de 2008
  5. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Tive que fazer um projecto para uma cadeira que envolvia isso (era um piano digital) e posso dizer-vos que o melhor a fazerem é utilizarem a função getch() (não é necessário premir enter para o scancode ser lido) existente no módulo conio.h e a função kbhit(), embora eu ache que o ideal é trabalhar directamente com os portos de I/O do teclado 0x60 (data) e 0x64 (control/status) porque, pelo menos no meu caso, era impossível implementar um piano com as especificações que me foram dadas de outra forma.

6. metralha761

Atenção numa coisa.

A biblioteca conio.h é para windows, segundo consegui pesquisar.

Existem problemas no sentido de fazer leitura da tecla premida sem usar o enter, mts soluções estão dependentes da plataforma.

Pelo menos ja existe uma solução para windows, usando a conio.h e outra pa linux, apresentada por mim.

PS: Sobre a biblioteca conio.h tentei pesquisar a biblioteca para o ubuntu e o q encontrei foi q nao ha para linux é especifica para windows.

7. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Sim, em Linux não tens conio.h, mas podes utilizar algumas implementações que por aí andam que fazem exactamente o mesmo.

Eu não tive esse problema porque o trabalho era para ser feito em Windows.

De qualquer forma, não precisas disso pra nada se trabalhares directamente com os portos 0x60 e 0x64 do teclado. Basta usares a io.h e ioperm.h (no caso do Linux).

8. dune99

dune99 Power Member

Ninguem me pode dar uma dica?

Obrigado

9. metralha761

Tenta com esta dica do Neptune

Partilhar esta Página