1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Duvida] Temperaturas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Troublemaker, 13 de Outubro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1034)

1. Troublemaker

Troublemaker Power Member

Bom dia a todos,

Estou com a seguinte dúvida - montei à pouco tempo o computador referido no My System, e acontece que a minha placa gráfica está com umas temperaturas ao meu parecer elevadas: por volta de 56º em idle e 86º em full. Eu consigo correr os jogos ao máximo sem falhas, mas estas temperaturas são muito elevadas. Será que é normal a XFX lançar placas que atinjam estes niveis de calor? Se isto for normal, a melhor solução será mudar o cooler da placa não?

Quanto ao software, não devia vir juntamente com os drivers da placa, um programa que desse para controlar a velocidade da ventoinha?

Em termos de refrigeração, o computador encontra-se bem ventilado. Os cabos estão todos arrumados e os restantes componentes apresentam temperaturas bastante baixas.

Mais uma dúvida acerca de temperaturas: neste momento o meu portátil encontra-se a 100º.. não costuma atingir estes valores (ainda não sei como não queimou). Será isto normal? Estive a jogar CSS à pouco e estou com o computador em cima de uma mesa de madeira (em casa tenho a base refrigeradora e nunca tive motivo de queixa)

Muito obrigado pela atenção

2. Drackey

Drackey Power Member

Primeiro que tudo qual é o programa que andas a usar para medir as temperaturas?
    Segundo qual é a grafica em questão? Eu tenho uma 8800GTS 640mbs ela é conhecida por aquecer muito, á graficas (se não me engano) que chegam aos 90º (a tua tá la perto)...lol
    Para medires a temperatura dos processadores usa o core temp, Podes usar o Orthos stress Prime 2004 para por o pc a puxar e veres as temperaturas pelo core temp.
    Para a grafica tens o ATI tool (da para nvidea) Podes testar lá ate onde vai em temperatura em full load. E podes usar o Rivatuner 2(este sei que tem) para aumentares a velocidade da fan da grafica de origem normalmente vem a 60%... a minha a 100% fraz um xiqueiro mas arrefece...lol
    Depois posta aqui para ver.

3. Troublemaker

Obrigado pela resposta Drackey.

Uso o Everest e o HWMonitor (mais prático), a placa gráfica é uma XFX 9800GT 512Mb (está referenciada no My System).
    Para medir a temperatura dos processadores em full load uso o stress test do Everest, mas do Q6600 até agora nunca tive motivo de queixa :)

Vou sacar o ATI tool e o Rivatuner 2, depois mostro os resultados :)

Quanto a um cooler para a gráfica, o que me recomendas?

4. Drackey

Drackey Power Member

Boas, eu não tenho nenhum cooler diferente sem ser o que vem de origem. Não tou dentro dos testes dos melhores.
    A minha grafica a 8800 em idle esta a 65º a puxar vai em 84º... mas a fan está a 60% e puser a 100% baixa uns 10º na boa.
    Acho que essencial será ter uma boa corrente de ar para que o ar quente saia e a caixa não aqueça... eu ja a 2 anos que tenho o pc assim e sem stress.
    O cpu tenho a 53º full load de origem é 2.1 e está a 2.9ghz...tenho uma boa corrente de ar, podia puxar mais mas ele como está, está estavel.

5. Troublemaker

Sendo assim estás numa situação semelhante à minha ^^

Mas mesmo assim acho preocupamente estas temperaturas tao altas, mesmo sendo normal nestas placas

Estou pensando mesmo em mudar o cooler da placa!

Obrigado pela ajuda até agora prestada, depois logo postarei os resultados dos programas ;)

6. Drackey

Drackey Power Member

Tive a ler num forum que pessoal chegava aos 91º... e quem coloca-se a fan a 100% ficava a 60º em full... vou testar a minha já não faço um teste a algum tempo...hehehe

Já fiz o teste e em idle ficou a 50º não baixou mais (10 minutos com windows media player e firefox), em full chegou aos 70º (10 minutos de teste) isto com a ventuinha a 100%... Basta pores a 100% baixas logo 15º... ;-P

Última edição: 13 de Outubro de 2008
  7. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Tenho uma gráfica igual mas XFX 9800GTX 512mb e tenho a temperatura dela em idle de 37º ou 38º (medida com o everest) e com a refrigeraçao a 25% no RivaTuner 2.11 , depende da temperatura ambiente...
    Em esforço, nunca fiz esse teste q referes acima feito com o everest mas no GRID com tudo no maximo e meia hora a jogar dificilmente passa dos 47º...
    Do Q6600 tb n me queixo, sempre por volta dos 30º em idle e no GRID 35º, falo da temperatura geral do processador e n dos cores individualmente... (acho q o Grid n se pode considerar full, mas foi um exemplo de q me lembrei, nem sei como testar em full)

Em relaçao ao cooler da grafica, o cooler de origem aos 100% faz um chiqueiro infernal e no verão andava pelos 65º entao apostei num cooler, VGA Cooler Arctic Cooling Accelero Xtreme 9800...

Mas todo o meu pc tem as temps baixas, os discos em idle por exemplo 28º/29º, se puser a fan da caixa a meio pau ficam nos 30º e sao 3 disco juntinhos...
    A placa mãe nos 26º...

Acho q também poderá ter a haver a caixa, a minha é um pouco espalhafatosa e ainda lhe fiz umas pequenas modificaçoes, mas refrigera q é um espetaculo...

8. Troublemaker

Por acaso já tinha visto esse cooler para a gráfica, se calhar até o vou comprar, já que estás com umas temperaturas bastante boas :D

Drackey tu consegues automatizar os perfis da ventoinha com o RivaTuner? Lá no site há um tutorial, mas deve ser de uma versão antiga, pois não encontro um menu de setup que está lá para definir os thresholds :s

9. Sncrespo

Sncrespo Power Member

Acho q fazes bem...

Mas atenção q podes n conseguir ter as mesmas temps q eu, visto eu ter a minha caixa bem arejada e ter temperaturas baixas a nivel geral, só em fans tenho 9 e no mínimo nem se ouve nenhuma...

10. Troublemaker

Eu sei, mas pelo menos uma redução nas temperaturas vou obter ao trocar o cooler :)

Partilhar esta Página