[Dúvida] To be or not to be noob? Fonte e MoBos

blazerpt

Power Member
Boas meus amigos,
tenho o que se chama uma pergunta NOOBALHONA para perguntar, já que quando a me fizeram teimaram que estava errado então na altura cedi para não haver cowboyada :-D
Passo a contar o que se passou, um amigo meu comprou uma fonte toda xpto para o seu Pc velhote, já que a velha morreu... sim morreu :D.
Qualquer maneira a conversa andou e chegamos a pergunta em que me deixou confuso, uma mobo qualquer altura, pode queimar com uma fonte mais potente? Respondi não, já que estou na ideia que as mobo hoje em dia tem regulador de voltagem nelas ou pelos menos algo do genero para poderem levar uma fonte recente sem queimar o circuito.
Dito isto, uma amiga dessa pessoa disse-me que a mobo queima com uma nova fonte, caso exceda a voltagem da propria board.

Agora pergunto a vocês é ou não verdade? Se não é, expliquem-me assim como se eu fosse não muito burro para puder traduzir para pessoais que não entendem muito de informática, ou seja, o dono da fonte e mobo que se recusa ligar o pc com aquela fonte.

Qualquer coisa, se tiver errado avisem :-D

Cumprimentos.

P.S - não sei se há um tópico já feito sobre isto, mas se há pessoa desde já desculpa pois procurei mas não encontrei nada. Provavelmente é da soneira de acordar cedo lool :P
 
Placas-mãe que queimam devido a uma fonte demasiado potente? Não me parece...

Podem é queimar devido a fontes (potentes ou não) de má qualidade. Até porque uma fonte não é apenas potência.
Mas isso tem a ver com a qualidade da fonte em si, e não com a sua potência.

Pelo menos é esta a minha opinião. Mas corrijam-me se tiver errado!
 
Última edição:
Placas-mãe que queimam devido a uma fonte demasiado potente? Não me parece...

Podem é queimar devido a fontes (potentes ou não) de má qualidade. Até porque uma fonte não é apenas potência.
Mas isso tem a ver com a qualidade da fonte em si, e não com a sua potência.

Pelo menos esta a minha opinião. Mas corrijam-me se tiver errado!

Também é a ideia que tenho sobre isto mas pronto se tiver errado, estamos cá para corrigir e sermos corrigidos :-D
 
Estás a confundir volts com amperes. Se ligares à board fichas com voltagem superior ao standard, queimas a dita. No entanto, nas fontes "normais" as voltagens seguem o standard e apenas varia a amperagem. De grosso modo a potencia é igual à voltagem x amperagem.

Uma fonte standard e muito potente a funcionar bem, nunca queimará uma board.

A fonte vai debitar potencia conforme as solicitações do sistema.
 
Era o que me parecia.

O teu amigo só fez bem em comprar uma fonte "xpto", se "xpto" significar "fonte de qualidade".

Assim, fica já preparado para o futuro. Pode até utilizar essa fonte quando fizer um upgrade e mudar de componentes.

Já agora, que fonte é que ele comprou?
 
Estás a confundir volts com amperes. Se ligares à board fichas com voltagem superior ao standard, queimas a dita. No entanto, nas fontes "normais" as voltagens seguem o standard e apenas varia a amperagem. De grosso modo a potencia é igual à voltagem x amperagem.

Uma fonte standard e muito potente a funcionar bem, nunca queimará uma board.

A fonte vai debitar potencia conforme as solicitações do sistema.

Ahh bom! Afinal tinha razão no que dizia :D vai já haver cacetada com pães de agua e vinho esta noite :-D
Até ferve lol

Era o que me parecia.

O teu amigo só fez bem em comprar uma fonte "xpto", se "xpto" significar "fonte de qualidade".

Assim, fica já preparado para o futuro. Pode até utilizar essa fonte quando fizer um upgrade e mudar de componentes.

Já agora, que fonte é que ele comprou?

Se queres que te diga, não sei ao certo tenho de perguntar esta noite, logo ponho qual era a marca.
No entanto, deu-me a ideia que era uma cross air ou lá o que era, mas para não andar a mandar muitas petas logo pergunto.

Obrigada pelo esclarecimento da dúvida pessoal :D
Cumprimentos

P.S - De todas as fontes há alguma que seja mesmo fiável? Ou é tudo a mesma coisa só muda a marca?
 
Última edição:
As Corsair, as Enermax, as Seasonic, as PC Power & Cooling, as Be Quiet!, todas estas são fontes excelentes.


PS: As boas fontes, costumam vir com uma garantia de 5 anos.
 
As Corsair, as Enermax, as Seasonic, as PC Power & Cooling, as Be Quiet!, todas estas são fontes excelentes.


PS: As boas fontes, costumam vir com uma garantia de 5 anos.

Obrigado pela dica :D
Sendo assim já tenho mais ou menos uma ideia de qual posso indicar à malta amiga caso perguntem.

Cumps
 
Ahh bom! Afinal tinha razão no que dizia :D vai já haver cacetada com pães de agua e vinho esta noite :-D
Até ferve lol



Se queres que te diga, não sei ao certo tenho de perguntar esta noite, logo ponho qual era a marca.
No entanto, deu-me a ideia que era uma cross air ou lá o que era, mas para não andar a mandar muitas petas logo pergunto.

Obrigada pelo esclarecimento da dúvida pessoal :D
Cumprimentos

P.S - De todas as fontes há alguma que seja mesmo fiável? Ou é tudo a mesma coisa só muda a marca?

Uma Corsair? Excelente escolha! ;)

Todas as que o RSC referiu são fontes de excelente qualidade.

Se não tiveres ou não quiseres gastar tanto dinheiro, tens as LC-Power, que são baratas e minimamente fiáveis.
Boas para quem procura uma fonte barata, fiável e tem um sistema pouco exigente.
Mas em termos de qualidade não se comparam às que o RSC referiu.
 
Última edição:
Uma Corsair? Excelente escolha! ;)

Todas as que o RSC referiu são fontes de excelente qualidade.

Se não tiveres ou não quiseres gastar tanto dinheiro, tens as LC-Power, que são baratas e minimamente fiáveis.
Boas para quem procura uma fonte barata, fiável e tem um sistema pouco exigente.
Mas em termos de qualidade não se comparam às que o RSC referiu.

Se vocês o dizem, eu acredito :D
Ver se pergunto à pessoa qual era a fonte que comprou.
Também para um pc old school não precisa muito já que no caso dele é só para internet e música.
Não precisa de grande bomba:D Pelo menos eu acho que não:P
 
Back
Topo