1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Ubuntu 12.10

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por kikoakanando, 19 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 13; Visualizações: 936)

1. kikoakanando

kikoakanando Banido

boas,

estou com um problema devido a uma actualização do kernel mais recente para linux (versão estavel)... manualmente
    Bem o que acontece é que estou sem espaço na root porcausa da instalação e a prof recomendou aumentar a partição que contem a root ( / ), usando um comm para verificar o nome exacto da partição que contem o root... isto no fedora 18
    Mas...
    eu uso o Ubunto e ao fazer ls dev/mapper/ só me mostra o dir control ao inves de (se fosse no Fedora) fedora-home fedora-usr fedora-var fedora-swap, etc...
    e sem isto não consigo fazer o resize ou lvsize para que o sistema deixe de dar aviso de sem espaço em root.
    Outra coisa que notei no novo kernel foi que o touch e o mouse não funcionam... qual era o visto que deveria ter colocado em make menuconfig?xD

alguem já se deparou com este prob?

2. kikoakanando

kikoakanando Banido

Já agora... que pastas ou conteúdo de pastas posso apagar sem lixar o SO? existe algum utilitário que permita apagar de maneira segura (tipo ccleaner) cenas que não sejam essenciais ao bom funcionamento do SO?

3. kikoakanando

kikoakanando Banido

Acho que já sei o que sei o porque de não existir o mapeamento das partições do ubunto na dir /mapper/ ... não foram criadas individualmente como me ensinaram a fazer :) ao invez na instalação do ubuntu coloquei install along-side with windows... xD
    Vou reinstalar o ubuntu amanha e verifico se é assim como penso.
    seeya!

4. jutexol

jutexol Power Member

Não é necessário reinstalar o Ubuntu, para criares e redimensionares as partições usa o Gparted, ele redimensiona sem tocar nos conteúdos das partições.
    Ele está no gestor de software, também o podes instalar através do Synaptic.
    Sitio do Gparted: http://gparted.sourceforge.net/
    Aconselho-te a criares um Live CD/USB e reiniciares o computador arrancando pelo CD ou USB.

Para limpares todo o lixo desnecessário usa o Ubuntu Tweak.
    Sitio dele: http://ubuntu-tweak.com/

Boa sorte e bom trabalho.
    Abraço.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2013
  5. s0ldier

s0ldier Power Member

Para limpar também serve um "sudo apt-get autoremove", "sudo apt-get autoclean" e "sudo apt-get clean" se houver algo que não seja necessário o sistema apaga com estes comandos. Nunca tive problemas com estes, mas cuidado que pode dar problemas.

Cumps

6. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boas,
    Hum... já fiz isso... já limpei e continua a dar aviso... vou fazer um resize no windows da minha partição dos programas (disco d:) e usar esse espaço no ubuntu... tenho mesmo que o fazer, assim comprovo ou não que o facto de não existirem os nomes das partições no dir /mapper
    Obrigado

7. nfk

nfk Power Member

Em geral podes apagar versões antigas do kernel depois de verificares que a nova funciona bem. Assim a partição nunca cresce muito.

8. kikoakanando

kikoakanando Banido

Bem...
    acabei por fazer o que o amigo jutexol indicou e resolvi o prob de memória.
    OK... porreiro a questão aqui é que na nova o touch e o mouse não funcionam... o kernel novo é o 3.9.7... alguém sabe como resolver?
    Obrigado amigo Jutexol
    Abraço

9. jutexol

jutexol Power Member

Se anteriormente funcionava e agora não, faz o downgrade do kernel.
    Vai ao synaptic e procura o kernel anterior, se o encontrares, desinstala o atual e depois instala o anterior, reinicia o computador e se o problema for apenas de incompatibilidade ficará tudo bem.
    Lê tambem isto: http://handytutorial.com/install-linux-kernel-3-6-0-in-ubuntu-12-04-12-10/
    Vale sempre a pena tentar!
    Abraço.

10. Ketheriel

Ketheriel Power Member

O Fedora por default instala em volumes LVM, coisa que o Ubuntu nao faz, e o Mint por exemplo nem sequer tem essas opções; Tradicionalmente o LVM para utilizadores finais é overkill e para ser sincero na minha humilde opinião o LVM é uma real confusão para quem nao tem conhecimentos técnicos nas àreas de storage...O que podes tentar fazer é instalar o gparted e utilizar o gparted para tentar redimensionar a partição se for possível no teu caso. Esta é talvez a forma mais simples. Já agora, uma vez que não sabes o que são volumes LVM, podes sempre perguntar ao teu professor(a) o que são volumes LVM e quais as diferenças entre instalar em LVM e partições normais :)

11. kikoakanando

kikoakanando Banido

Boas,

Já resolvi o prob da memoria usando os conselhos do amigo Jutexol, e quanto á ausência das partições na dir /mapper tambem já sei qual o problema... sim tem a ver com LVM's ou array RAID, SCSi ou virtuais (LVM) que como disse não configurei assim a instalação do Ubuntu... logo é natural que não apareça nada nesse dir para alem do control.
    Obrigado

12. kikoakanando

kikoakanando Banido

Instalei mal o novo kernel :( faltaram alguns passos depois do make... erro de principiante xD
    vou ter que reinstalar o dito... e ver se desta ele coloca tudo a funcioné...

Última edição: 21 de Fevereiro de 2013
  13. kikoakanando

kikoakanando Banido

Bem seguindo o README do novo Kernel em /usr/src/linux xxx -> no meu caso seria algo como:
    No terminal
    make menuconfig
    esperar milhentos anos xD
    make
    make modules_install
    then Reboot...deve ser só isto né?

14. kikoakanando

kikoakanando Banido

It worked... its done!xD
    funciona tudo...

Partilhar esta Página