Dúvida Ubuntu 12.10

boas,

estou com um problema devido a uma actualização do kernel mais recente para linux (versão estavel)... manualmente
Bem o que acontece é que estou sem espaço na root porcausa da instalação e a prof recomendou aumentar a partição que contem a root ( / ), usando um comm para verificar o nome exacto da partição que contem o root... isto no fedora 18
Mas...
eu uso o Ubunto e ao fazer ls dev/mapper/ só me mostra o dir control ao inves de (se fosse no Fedora) fedora-home fedora-usr fedora-var fedora-swap, etc...
e sem isto não consigo fazer o resize ou lvsize para que o sistema deixe de dar aviso de sem espaço em root.
Outra coisa que notei no novo kernel foi que o touch e o mouse não funcionam... qual era o visto que deveria ter colocado em make menuconfig?xD

alguem já se deparou com este prob?
 
Já agora... que pastas ou conteúdo de pastas posso apagar sem lixar o SO? existe algum utilitário que permita apagar de maneira segura (tipo ccleaner) cenas que não sejam essenciais ao bom funcionamento do SO?
 
Acho que já sei o que sei o porque de não existir o mapeamento das partições do ubunto na dir /mapper/ ... não foram criadas individualmente como me ensinaram a fazer :) ao invez na instalação do ubuntu coloquei install along-side with windows... xD
Vou reinstalar o ubuntu amanha e verifico se é assim como penso.
seeya!
 
Não é necessário reinstalar o Ubuntu, para criares e redimensionares as partições usa o Gparted, ele redimensiona sem tocar nos conteúdos das partições.
Ele está no gestor de software, também o podes instalar através do Synaptic.
Sitio do Gparted: http://gparted.sourceforge.net/
Aconselho-te a criares um Live CD/USB e reiniciares o computador arrancando pelo CD ou USB.

Para limpares todo o lixo desnecessário usa o Ubuntu Tweak.
Sitio dele: http://ubuntu-tweak.com/

Boa sorte e bom trabalho.
Abraço.
 
Última edição:
Para limpar também serve um "sudo apt-get autoremove", "sudo apt-get autoclean" e "sudo apt-get clean" se houver algo que não seja necessário o sistema apaga com estes comandos. Nunca tive problemas com estes, mas cuidado que pode dar problemas.

Cumps
 
Boas,
Hum... já fiz isso... já limpei e continua a dar aviso... vou fazer um resize no windows da minha partição dos programas (disco d:) e usar esse espaço no ubuntu... tenho mesmo que o fazer, assim comprovo ou não que o facto de não existirem os nomes das partições no dir /mapper
Obrigado
 
Em geral podes apagar versões antigas do kernel depois de verificares que a nova funciona bem. Assim a partição nunca cresce muito.
 
Bem...
acabei por fazer o que o amigo jutexol indicou e resolvi o prob de memória.
OK... porreiro a questão aqui é que na nova o touch e o mouse não funcionam... o kernel novo é o 3.9.7... alguém sabe como resolver?
Obrigado amigo Jutexol
Abraço
 
boas,estou com um problema devido a uma actualização do kernel mais recente para linux (versão estavel)... manualmenteBem o que acontece é que estou sem espaço na root porcausa da instalação e a prof recomendou aumentar a partição que contem a root ( / ), usando um comm para verificar o nome exacto da partição que contem o root... isto no fedora 18Mas...eu uso o Ubunto e ao fazer ls dev/mapper/ só me mostra o dir control ao inves de (se fosse no Fedora) fedora-home fedora-usr fedora-var fedora-swap, etc...e sem isto não consigo fazer o resize ou lvsize para que o sistema deixe de dar aviso de sem espaço em root.Outra coisa que notei no novo kernel foi que o touch e o mouse não funcionam... qual era o visto que deveria ter colocado em make menuconfig?xDalguem já se deparou com este prob?
O Fedora por default instala em volumes LVM, coisa que o Ubuntu nao faz, e o Mint por exemplo nem sequer tem essas opções; Tradicionalmente o LVM para utilizadores finais é overkill e para ser sincero na minha humilde opinião o LVM é uma real confusão para quem nao tem conhecimentos técnicos nas àreas de storage...O que podes tentar fazer é instalar o gparted e utilizar o gparted para tentar redimensionar a partição se for possível no teu caso. Esta é talvez a forma mais simples. Já agora, uma vez que não sabes o que são volumes LVM, podes sempre perguntar ao teu professor(a) o que são volumes LVM e quais as diferenças entre instalar em LVM e partições normais :)
 
O Fedora por default instala em volumes LVM, coisa que o Ubuntu nao faz, e o Mint por exemplo nem sequer tem essas opções; Tradicionalmente o LVM para utilizadores finais é overkill e para ser sincero na minha humilde opinião o LVM é uma real confusão para quem nao tem conhecimentos técnicos nas àreas de storage...O que podes tentar fazer é instalar o gparted e utilizar o gparted para tentar redimensionar a partição se for possível no teu caso. Esta é talvez a forma mais simples. Já agora, uma vez que não sabes o que são volumes LVM, podes sempre perguntar ao teu professor(a) o que são volumes LVM e quais as diferenças entre instalar em LVM e partições normais :)

Boas,

Já resolvi o prob da memoria usando os conselhos do amigo Jutexol, e quanto á ausência das partições na dir /mapper tambem já sei qual o problema... sim tem a ver com LVM's ou array RAID, SCSi ou virtuais (LVM) que como disse não configurei assim a instalação do Ubuntu... logo é natural que não apareça nada nesse dir para alem do control.
Obrigado
 
Instalei mal o novo kernel :( faltaram alguns passos depois do make... erro de principiante xD
vou ter que reinstalar o dito... e ver se desta ele coloca tudo a funcioné...
 
Última edição:
Bem seguindo o README do novo Kernel em /usr/src/linux xxx -> no meu caso seria algo como:
No terminal
make menuconfig
esperar milhentos anos xD
make
make modules_install
then Reboot...deve ser só isto né?
 
Back
Topo