[Dúvida] Ubuntu no VirtualBox

pedropcruz

Power Member
Ora saudações,

Então eu venho aqui tirar a minha dúvida, que já andei a pesquisar, já fiz 30 por uma linha e não chego a nenhuma conclusão brilhante :P

Então é: Eu tenho um Surface Pro 3, pus o virtualbox, e pus Ubuntu 15.10. Até aqui muito bem.

Mas a sua perfomance, é extremamente lenta. Vi uns tuts, e falavam ligar a opção 3D acceleration, como mudar alguns ficheiros, alguns codes. E resultou muito bem, até que melhorou, mas não foi grande espingarda.

Do que pesquisei, isso era mesma a solução ideal, e queria saber se teem o mesmo problema.

O que posso fazer mais? Já agora, é 32bits, não de 64bits e não entendo também o porquê lol

Obrigado

Pedro Cruz
 
Instalaste as Guest additions do Virtualbox?

Se não instalaste, com a VM ligada, vai a Devices, Insert Guest additions CD Image e instala.

O ser 32 bit é do iso que fizeste download. Há as duas versões. 32 e 64 bit. Mas não é isso que faz ter má performance.
 
Eu queria de 64 bits, isto, virtual box, só que curiosamente, no site deles, encontrei apenas de 32 bits (and don't know why) ou então não sei procurar lol

Sim instalei @Nemesis11 e melhorou, mas não foi grande coisa. Provavelmente tenho que desligar o Unity (existe essa possbilidade?)

A VM também será para aprender mais sobre estes sistemas, portanto, vou ver o Linux Mint e ver se passa o mesmo.

Obrigado

Pedro Cruz
 
Estás em Windows certo? Se sim, o binario de Virtualbox para windows, tem as duas versões, 32 e 64 bit. Tens a certeza que estás a correr a versão 32 bit. Não terás o Windows 32 bit?

Não, tenho o Windows 10 64Bits mesmo. E á um caso ainda para ver: É um Surface..

Resultado: O Linux Mint nem reconhece o teclado, logo, nem consigo instalar o SO, o Kernel não é o mesmo e blablabla. O Lubunru, mexo no teclado, mas reclama do Kernel também.

:\ Isto é complicado assim :(
 
Resultado: O Linux Mint nem reconhece o teclado, logo, nem consigo instalar o SO, o Kernel não é o mesmo e blablabla. O Lubunru, mexo no teclado, mas reclama do Kernel também.

Mas dá-te isso dentro do Virtualbox ou com o Livecd/pen? Dentro do Virtualbox não deves ter problemas de compatibilidades.
 
Sim meto o ISO, corro e diz-me isso... :\

EDIT: http://prntscr.com/a2alj7

Tens que ativar o PAE/NX no processador da máquina virtual

1847800pae1455301828.png
 
Fui dar uma vista de olhos pelos specs, e á partida o Surface 3 tem extensões de virtualização, e estão ativas por defeito, até porque não há como mudar isso na BIOS/UEFI/Something dele. Podes ver se tens a checkbox ativa no VirtualBox?
Quase de certeza que existe uma checkbox a perguntar se queres utilizar as extensões de virtualização do host.

O PAE não é para conseguir utilizar 64 bits de endreços em maquinas 32? Se assim for o caso, o fato da VM se queixar disso é estranho.

Nunca esperes que o VirtualBox fique em performance nativa, porque nunca vai ficar. Dos 3 hipervisores(ou qual quer que seja o termo em Português) que já usei, sendo eles o VirtualBox os da Vmware e Qemu com KVM, o primeiro é decididamente o mais lento por uma larga, larga margem.
Serve para brincares e experimentares, mas se procurares algo sério para trabalhar o vb é uma PITA.
Com isso dito, o Surface 3 tem obrigação pelos specs de conseguir correr uma VM de qualquer distribuição de Linux que lhe atires com relativa suavidade, mesmo no vb.
 
O PAE não é para conseguir utilizar 64 bits de endreços em maquinas 32? Se assim for o caso, o fato da VM se queixar disso é estranho.

Sim, PAE é isso mesmo, mas não é estranho ele se queixar disso. O kernel do Ubuntu só boota em processadores que tenham PAE, na versão 32 bit. Se no virtualbox PAE não estiver selecionado, o ubuntu não boota.
 
Fui dar uma vista de olhos pelos specs, e á partida o Surface 3 tem extensões de virtualização, e estão ativas por defeito, até porque não há como mudar isso na BIOS/UEFI/Something dele. Podes ver se tens a checkbox ativa no VirtualBox?
Quase de certeza que existe uma checkbox a perguntar se queres utilizar as extensões de virtualização do host.

O PAE não é para conseguir utilizar 64 bits de endreços em maquinas 32? Se assim for o caso, o fato da VM se queixar disso é estranho.

Nunca esperes que o VirtualBox fique em performance nativa, porque nunca vai ficar. Dos 3 hipervisores(ou qual quer que seja o termo em Português) que já usei, sendo eles o VirtualBox os da Vmware e Qemu com KVM, o primeiro é decididamente o mais lento por uma larga, larga margem.
Serve para brincares e experimentares, mas se procurares algo sério para trabalhar o vb é uma PITA.
Com isso dito, o Surface 3 tem obrigação pelos specs de conseguir correr uma VM de qualquer distribuição de Linux que lhe atires com relativa suavidade, mesmo no vb.

Obrigado pela resposta, mas sinceramente, fica tão lento que nem quase consigo corrê-lo, mas querendo "brincar" ás distros do Linux, o que não é algo lá muito benéfico para quem quer perceber este mundo.

O que vocês fariam?

@Nemesis11 , activei isso e sim, deu para começar a instalar o Linux Mint! :) o próximo será Lubuntu, que a própria VB sugere usar esse quem tem um Surface Pro 3 (:

Obrigado!
 
Obrigado pela resposta, mas sinceramente, fica tão lento que nem quase consigo corrê-lo, mas querendo "brincar" ás distros do Linux, o que não é algo lá muito benéfico para quem quer perceber este mundo.

O que vocês fariam?

@Nemesis11 , activei isso e sim, deu para começar a instalar o Linux Mint! :) o próximo será Lubuntu, que a própria VB sugere usar esse quem tem um Surface Pro 3 (:

Obrigado!
No teu caso eu tentaria despistar a eventualidade de ser problema do VB. Não que goste muito de sugerir SW proprietário, mas se funcionar bem com o Vmware Player (julgo que o Player tem uma versão free se bem que não encontro, o Workstation é que era pago) então consegues por a culpa no VB.

Não faz sentido nenhum o teu sistema ser lento quando um CDQ de 2008 consegue correr 5-6 maquinas virtuais ao mesmo tempo sem arrastar nenhuma delas, mesmo com menos de um core por cada uma. Há ai algo que não bate certo...
 
No teu caso eu tentaria despistar a eventualidade de ser problema do VB. Não que goste muito de sugerir SW proprietário, mas se funcionar bem com o Vmware Player (julgo que o Player tem uma versão free se bem que não encontro, o Workstation é que era pago) então consegues por a culpa no VB.

Não faz sentido nenhum o teu sistema ser lento quando um CDQ de 2008 consegue correr 5-6 maquinas virtuais ao mesmo tempo sem arrastar nenhuma delas, mesmo com menos de um core por cada uma. Há ai algo que não bate certo...

A minha ideia não era mesmo culpar as máquinas virtuais, lol, nem a minha ideia será experimentar as máquina virtuais. Até porque, o que me dizem é: "se não queres fazer dualboot, porque não usas o VB?" só que isto para trabalhar em VB, experimentar novas coisas e afins, é mesmo muito complicado...

Estou num impasse basicamente. lol
 
Diz-se "se não queres fazer dualboot, porque não usas o VB?" porque o VB, regra geral, funciona, qualquer coisa entre uns 30-90% da performance de correr nativo (estou a inventar os números).
Se Pentiums batata conseguem correr qualquer distro com relativa fluência, pressupõe-se que o teu processador, mesmo a 30% da velocidade consegue fazer melhor, por isso tentei pensar qual seria o problema. Ora se as extensões de virtualização estão ligadas, qual seria o próximo suspeito?

Por exemplo: http://www.tomsguide.com/answers/id-2318590/surface-pro-virtual-machines.html
Vê também se o teu problema não será este: http://www.rawinfopages.com/tips/2015/05/speed-up-virtualbox-enormously-with-this-simple-tweak/

Podes também testar com um ISO do Windows para ver se o problema o afeta.
 
Última edição:
Bom dia,
Tenho uma dúvida um bocado estúpida, mas como é que faço aparecer a barra de scroll (lado direito) numa maquina virtual?

4MWifpi.png
 
Obrigado! Sabes como activar no virtual box?
Já descobri que se fizer shift+PageUp ele sobre um ecrã...
Está parcialmente resolvido :)
 
Obrigado! Sabes como activar no virtual box?
Já descobri que se fizer shift+PageUp ele sobre um ecrã...
Está parcialmente resolvido :)
Não é que seja muito comum as pessoas utilizarem terminais virtuais diretamente.
Por norma são utilizados em casos muito pontuais, quando a coisa dá bronca, ou em setups muito minimos.

Se queres um terminal com scroll e essas coisas todas bonitas, instala uma interface gráfica, ou se necessitares de uma VM sem interface gráfica, usa o terminal por SSH com um programa como o Putty.

Quando instalas o debian (no teu caso) tens a escolher por interface gráfica. Se não tens nada na VM o melhor a fazer é instalares de raiz com a interface gráfica. Assumo que não estejas á vontade para andar a brincar com pacotes que desconheces.
 
Back
Topo