Duvida - Um dia na vida de um programador

Chackan

Power Member
Boas! Este topico pode parecer um bocado palerma, mas hear me out.

Ando a tirar uma licenciatura em gestão de informatica, e grande parte das cadeiras baseia-se, ou é mesmo dedicada, a programação (até agora C e Java, pelo que ainda vou dar C++ e C#). Nunca tinha tido programação antes, tirando um site que fiz e tive de mexer um bocado em php mas sempre baseado em templates pré-feitos, e ao inicio admito ter lutado um bocado contra o bicho. No entanto acabei por ganhar-lhe o gosto e penso em dedicar-me bastante a isso.

Acabo a licenciatura para o ano (2014), e sinto que estou completamente a leste no que toca ao dever normal de uma pessoa que seja contratada para programação. Vejo inumeras propostas de trabalho (para as quais ainda não me sinto preparado), e o meu trabalho não tem NADA a ver com programação (helpdesk informatico, um bocado de networking aqui e ali, mas nada mais).

Gostava de saber, no geral ou no caso especifico de quem tenha a amabilidade de responder a este topico, quais as funções/tarefas/casos/whatever num dia normal num emprego em programação.

Thanks in advance!
 
Xinapá...que caixa de pandora que abriste...
Just kidding.

No meu caso, posso dizer que não há 2 dias iguais.
Depende das tasks que tenha agendadas, depende dos tickets pendentes que tenha para suporte, depende de problemas e dúvidas de colegas (ou minhas) que surjam.

Geralmente, começo o dia a ver tickets de suporte que estejam pendentes e que sejam de rápida resolução...dúvidas, questões, erros de PICNIC ou ID10T. Os mais complicados passam para o fim do dia, ou para task própria.
Depois agarro no que tiver ficado pendente do dia anterior, ou começo uma nova task.

Basicamente é isto...polvilhado de surpresas e o ocasional contacto com um ou outro cliente que consegue o meu contacto.

Sem especificar muito, é isto.
 
Thanks pelas respostas!

Se não for pedir demasiado, podem dar um exemplo de 1 ou 2 tarefas que tenham tido? Nada de especifico nem ao maximo detalhe, claro!
 
Já tive de tudo daí ter dito a caixinha de surpresas.
Tanto posso passar o dia a programar, como a dar suporte ao cliente. Já passei dias inteiros em testes, interacção com hardware..
O pior é mesmo quando tens o azar de calhar tudo no mesmo dia.
 
Um exemplo mais especifico que me acontece/aconteceu na minha curta vida (profissional) de programador:
Estar um dia inteiro a tentar resolver um problema e nada. No dia seguinte, nos primeiros 15 minutos resolvo o problema!
 
Um exemplo mais especifico que me acontece/aconteceu na minha curta vida (profissional) de programador:
Estar um dia inteiro a tentar resolver um problema e nada. No dia seguinte, nos primeiros 15 minutos resolvo o problema!

Isso até já me aconteceu a mim mas sem ser a nivel profissional lol Frustrante, mas é um alivio tremendo quando se consegue resolver!
 
  • chegar
  • cumprimentar a malta
  • ir buscar um cafe
  • ver os mails
  • ver as noticias do dia
  • abrir o pdf dos requisitos
  • abrir o excel com o mapeamento para requisitos
  • abrir o word
  • começar a escrever
  • escrever texto e mais texto
  • almoço
  • buscar novo cafe
  • ver os mails
  • ver as noticias da tarde
  • continuar a escrita da manha
  • enviar email com resultado do dia
  • gravar
  • ir para casa

pois bem, nem semrpe um programador programa!
 
Isso até já me aconteceu a mim mas sem ser a nivel profissional lol Frustrante, mas é um alivio tremendo quando se consegue resolver!

Idêntifico-me perfeitamente no caso que expuseste. E tão verdade...

Um gajo esta virado para um lado e só pensa nisso. Perdem-se horas e horas. Depois mudasse de estratégia e PUF. Esta resolvido

Sim realmente é frustrante, às vezes quando não conseguimos fazer uma coisa mais vale parar e tomar um café que quando voltarmos já vamos olhar para o problema de outra maneira.


pois bem, nem semrpe um programador programa!

Confirmo!
 
Back
Topo