Duvida um pouco complicada (para mim :P)

Bl4ckNo0bik

What is folding?
Boas, antes de mais peço desculpa se nao estou a colocar o topic no devido lugar mas como tem haver com programaçao penso que este seja o sitio indicado...

Passando a minha pergunta:

Tenho um programa criado para Windows e gostaria de saber se existe maneira de descomplila-lo... Penso que a linguagem que esse programa foi feito e C++ (penso eu) e o meu interesse de descomplila-lo e para tentar converte-lo para que funcione no Linux (ubuntu, fedora,...).

Cumps [[]]
 
Boas, antes de mais peço desculpa se nao estou a colocar o topic no devido lugar mas como tem haver com programaçao penso que este seja o sitio indicado...

Passando a minha pergunta:

Tenho um programa criado para Windows e gostaria de saber se existe maneira de descomplila-lo... Penso que a linguagem que esse programa foi feito e C++ (penso eu) e o meu interesse de descomplila-lo e para tentar converte-lo para que funcione no Linux (ubuntu, fedora,...).

Cumps [[]]


Ou seja, só tens o executável do programa, correcto? Se for isso, então não é possível.
 
queres usar um executavel windows noutra plataforma?
wine

Exacto caro amigo... mas deixa eu avisar aqui tambem.. eu nao sou completamente estupido nem burro... simplesmente nao sei tudo... eu sei que com o wine eu posso correr aplicações mas e alias a primeira coisa que fiz foi exprimentar usar a aplicação com isso.. mas como deve estar a perceber e devido a nao funcionar correctamente que eu pensei em tentar descompilar o programa e arranjar maneira de cria-lo pa linux... so que preciso de informacoes que estao dentro do programa po windows ... como ligacao ao servidor e a BD etc...

gostava era de saber se e possivel descompilar o programa... em penso que ele tenha sido criado com a linguagem C++
 
O problema de alguns programas nao abrirem com o linux é um problema do wine, neste caso sugiro que de uma olhadela no codigo fonte do wine, e quem sabe, modificar o código para que o programa funcione...
 
Exacto caro amigo... mas deixa eu avisar aqui tambem.. eu nao sou completamente estupido nem burro... simplesmente nao sei tudo... eu sei que com o wine eu posso correr aplicações mas e alias a primeira coisa que fiz foi exprimentar usar a aplicação com isso.. mas como deve estar a perceber e devido a nao funcionar correctamente que eu pensei em tentar descompilar o programa e arranjar maneira de cria-lo pa linux... so que preciso de informacoes que estao dentro do programa po windows ... como ligacao ao servidor e a BD etc...

gostava era de saber se e possivel descompilar o programa... em penso que ele tenha sido criado com a linguagem C++
Eu estava para te dizer a mesma coisa, mas longe de mim querer chamar-te o que quer que seja ;) Como mencionaste no primeiro post que o teu interesse era fazer um programa para Windows correr num Linux, a solução simples é WINE. Não sabíamos se sabias, não mencionaste isso, e o pessoal está cá é para ajudar e não para chamar ninguém de "estúpido" ou "burro"; nem sequer vi isso no post que citaste :)

Em relação à tua questão, um programa é compilado de C++ para EXE, ou seja, fica com código específico para aquele sistema operativo (Windows). O melhor que podes fazer é disassembly, mas acho que não vais a lado nenhum assim e mais vale recriar o programa de raíz no Linux.
Os DLLs também são específicos do Windows.

Nada disto pode ser "descompilado". Se não chegas lá com o WINE, só lá vais com o source ou recriando o programa de raíz.
 
Por isso é que existem programas open-source. Se pudesses "descompilar" qualquer programa este conceito não faria sentido.
 
É bem possível "descompilar" o programa, mas ficas com linguagem Assembly e se vais trabalhar a este nível então é bom que tenhas paciência, tempo e que percebas mesmo muito de assembly.

Um dos casos mais conhecidos de um programa (jogo) que foi descompilado e re-criado com base nisso (desta feita, com suporte a multi-plataforma) é o jogo Transport Tycoon Deluxe. Houve uma pessoa com paciência e sabedoria suficiente para o descompilar todo e o re-criar em C sob o nome OpenTTD .

Wikipedia@OpenTTD disse:
The game's legality has been questioned by some, since the initial versions were created by disassembling the binary from the official release.
 
Boas, Obrigado pelas respostas...

Epa o unico problema que encontro no Wine ao correr o problema e que o programa nao se liga ao servidor... da sempre o erro de conecxao... por isso e que pensei em tentar "descompilar"...

...

Já que estamos nisto gostaria de perguntar tambem se e possivel fazer o mesmo mas a uma aplicaçao que eu tenhu no ubuntu.. essa aplicação e apenas 2 files.... o executavel e o config.xml ond tem os dados de login... Agora o tipo de executavel ja nao sei dizer ao certo qual é... pelo que eu consiguo ver no ubuntu nas propriedades diz "Type: executable (...) MYME Type: application/x-executable" e para correr esse programa eu necessito de fazer "bash -c './NOMEDAAPP'"...

cumps [[]]
 
Back
Topo