Duvida URGENTE Boot

Paos[CeRe4L]

Power Member
Bom Dia!

Tenho aqui 1 problema q se kerem k vos diga nem sei bem como surgiu^^

Tipo:
Há pco tempo comprei 1 gravador de dvds, qnd fui para o colocar, deparei k tinha os discos (hard drives) no IDE2 e 1 gravador de cds no IDE1! Era assim que o meu computador workava, tudo mto bonito! Ao por o dvd-rw o computador detectava só a drive dos cds antiga, sem detectar o dos dvds, e ao entrar para o windows bloqueava, mas entrava na boa para o safe mode!...

Que é q eu pensei: "hum, os cds/dvds deviam estar ligados ao IDE2, e os discos ao IDE1... Sendo assim faço isto amanha e hoje meto tudo funcional". E puff, voltei a por tudo como estava ´nas horas anteriores em q o computador funcionava normalmente! Só q ao o colocar como estava antes (discos no IDE2 e cd-rw no IDE1) ele não detectava o cd-rw, mas entrava para o windows á mesma!!

Anyway não me convinha nada formatar os discos! Pq tenho lá 1001 coisas importantes!
No dia a seguir pus tudo como disse k ia por, tudo bonito e tal detectava tudo e etc, mas qnd ia para instalar o windows BLOQUEAVA!!!... Então após várias tentativas lá consegui q ele não bloqueasse dando-me o aviso: BOOT SECTOR VIRUS CONTINUE y/N ... eu pus Y pq ja me estava a lixar :P Ele passou desse menu mas dizia então q não havia discos :O ... Quando fiz reset reparei q o nome do meu disco FUJITSU estava alterado FUJHTRU.. e o outro de 80gb continuava normal.. Mas ao pôr de novo ao IDE2, o nome dos discos aparecia normal... e detectava só 1 cd no IDE1!! Tendo este 1 nome com smiles e etc tipo virus mesmo :P

É assim, eu andava a desconfiar do meu IDE1 tar marado ou algo do genero mas hoje vim á casa do Cereal Didge, trouxe os discos, e ao colocar os meus discos no pc dele em slave, o windows nele nem arrancava e dava 1 erro do genero: SYSTEM BOOT DISK FAILURE, INSERT SYSTEM DISK TO CONTINUE, algo do genero!.. depois ao voltar ás configurações antigas dele, o computador nem arranca, não reconhece os discos... :o

Ou seja, ou é dos meus discos q se pifaram de 1 momento para o outro, assim do nada fez puff! ou é do meu IDE1 k tá completamente marado e aí tenho de despachar a minha mainboarda pá rua :P Ou é dos jumpers Master/Slave q eu duvido mto ou é do... Dêem sugestões!

Help!
1 Abraço
Nuno Vaz ;)
 
Heyas all...

Eu também já tive um problema desse género...O nome dos discos atrofiam e depois não passa da verificação dos discos...e quando passa o Windows não arranca...se eu me lembro isso era problema do disco que tava meio marado...

Sei que hoje ainda acontece de vez em quando porque um amigo meu ficou com ele, e ele de vez em quando não trabalha...

Mas na alturar tb tive uns problemas na board (agora tou na dúvida se era da board ou do disco..ou se era dos dois...)

Como tu levaste a casa do outro...e ele lá não trabalhou poderá dizer que é do disco mesmo...mas experimenta ligá-lo sozinho na tua board (e experimenta se poderes outros disco na tua board) a ver o que dá...e depois experimenta-o sozinho noutra board...

Hasta all [[]]

PS: A tua board não é uma QDI pois não??
 
Epah, perdoa a minha ignorância =) QDI é marca ou alguma cena especial? Mas pronto, senão disse a marca da minha board é MSI!

Quanto a outro disco vou experimentar hoje á tarde! Os meus discos, q la estavam experimentei ambos sozinhos, epah e o problema ou era nao entrava no xp(caso blokeasse a entrada tinha a alternativa do safe mode k dava:o), ou blokeava na instalaçao, ou qnd passava da instalacao dizia k nao havia discos... sempre á volta do mesmo...

Mas eu mais logo dou novidades acerca da experiencia com 1 outro disco!!!

Se te lembrares do que é que era o teu problema depois diz ;)

Cheers!!!
 
Alteraste os jumpers do dvd e do cdrw antes de os mudares de sitio?
Faz assim:
Ide1 -> disco mais perto da mobo em slave e disco na ponta do cabo em master
Ide2 -> dvd rw na ponta mais afastada em master e o cdrw em slave.
Já deve funcionar assim.
 
NeoToPower disse:
Alteraste os jumpers do dvd e do cdrw antes de os mudares de sitio?

Epah alterei, pus o dvd em master e o cdrw em slave! Quanto aos outros estão em cable select, meto na mesma como tu estás a dizer? (é que eu acho que já fiz assim e não deu... mas logo já tento isso)

cheers

By the way, o problema é meu! Apenas estava na casa do cereal ;)

Efectuei agora 1s testes... Vejam lá se identificam algum problema...

TESTE1
IDE1:
Disco 80gb Seagate em Cable Select/Master
DVD+RW em Cable Select/Slave

IDE2 Vazio
Foi só 1 teste =)

Resultados: Disco 80gb identificou tudo bem
Dvd+rw ñ identificou bem, ou seja tudo trocado!

-

TESTE2:
IDE1:
Disco 10gb Fujitsu em CB/Mast
DVD+RW em CB/Slave

IDE2:Vazio

Resultados: Disco 10gb identificou trocado: FTJHTRU ME2102@T
Dvd+rw trocado, uns smiles manhosos como no TESTE1
-

TESTE3:

IDE1:
Disco 80gb Seagate CB/M
CD-RW CB/S

IDE2:Vazio

Resultados: Apenas identifica o Disco de 80gb, o CD-RW é Not Detected
Ora aqui está 1 coisa que eu não estava a espera...

Ele qnd identificava o DVD, identificava-o como ARMD (ATAPI removable M(nao me lembro) Drive) ñ sei pqé!

Sugestões!!!! =)
 
Última edição:
Tentei agora assim:

IDE1
Disco Fujitsu 10gb em Master
DVD+RW em Slave

Resultado: Detectou o Fujitsu sendo FTJHTRU ME2102@T
Detectou o DVD+RW sendo Smilesmanhosos:)


weird...
 
Colokei agora assim:
IDE1
Disco 80gb Master

IDE2
Disco 10gb Master
DVD+RW Slave

Aparentemente deu tudo bem mas qnd vai para começar a instalar o windows diz:

An unexpeted error (32825) ocurred at line 5137 in d:\xpclient\base\boot\setup\setup.c
Press any key to continue...

Tudo bem presso a any key :) dps chego ao Menu em k decido se kero ir para a Recovery Console ou começar a instalar o xp... Ambos os menus dão desta vez o q é 1 progresso ahah :D MASSSSs... tanto na recovery console como na instalaçao, ele só detecta o disco de 10gb :o

Eu agora vou pôr o disco de 80gb no IDE2 Como master e o Fujitsu no IDE1 como master tb... vamos a ver no q dá... ainda temos a possibilidade de ser o de 80 k tá broken, ou é o meu IDE1 :o Já dou noticias ;)
btw, a minha bios está actual :)
Thanks
 
Hum... desconfio cada vez mais do IDE1, colokei agora 1 disco de 3gb antigo, q tb já funcionou com este computador, e ele tb trocou o seu nome...

E como era de esperar na instalação do xp, só detectou o fujitsu...

Agora:
IDE1:
Fujitsu 10gb Master
IDE2:
Seagate 80gb Master
DVD+RW Slave

Funcionou tudo bem... mas... o meu disco de 80 gb k tinha 1001 coisas lá, está a dizer k está unpartionated... e era com ele k eu workava todos os dias :o ... q será agora??? :( Tipo, ao q parece é o meu IDE1 que pifou... mas e em relação ao disco!??

Tanto gb de coisa importante desde filmes á musica... perdidos?! Não me entra mesmo nada... ñ vos parece bizarro cerca de 65gb terem sido corridos do disco assim do nada?! :o
 
Heyas all...

Em primeiro, QDI era a marca da minha board a tal que deu problemas...

Em segundo...sinceramente já não me lembro do que é que era...se era do disco se era da board...mas sei que tinha um atrofio quando comprei o gravador de CD's..

Ele só detectava bem todas as drives se tivesse desta maneira:
IDE1: Disco1, Disco2
IDE2:CD-RW, DVD-ROM

Mas isto já devia ser atrofio da board...
Em relação ao teu problema...é estranho que o disco tenha marado de repente...mas pode acontecer...é daquelas coisas que nunca se sabe...e lá que é bizarro lá isso é...(é por causa disto que eu tenho medo de usar RAID0...nunca se sabe...)

Sei que não ajudei muito...mas pronto...

Hasta all...
 
Epah Thankx á mesma á todos ;)

Hoje já me disseram mais 1s dicas... E tenho de verificar a motherboard! Por acaso não há nenhuma maneira de verificar se ela tá lixada ou assim? Naquele ponto?
 
limitate em x de tares a ligar tanta coisa tente arrancar so com 1 disco em cable select 1º no ide1 e dps no ide2 dps tentas o outro disco se (sosinhos) derem os 2 problemas a arrancar no ide1....axu ke.... :004:


p.s: pode ser alguma incompatibilidade com o cdrw...nc se sabe!
 
ñ são incompatibilidades, eles já funcionaram todos juntos! Quanto a isso q tu disseste para fazer ja eu fiz ainda antes de fazer o post... e puff não deu
:(

Deve ser mesmo da motherboard... Até pq já ando a ver preços lol!

Cheers!
 
Back
Topo