1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

duvida urgente..é necessário raid?grande problema

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por blue_angelinf, 26 de Janeiro de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 767)

1. blue_angelinf

blue_angelinf Power Member

bom dia antes de mais..parabéns pelo vosso fórum mais uma vez..já aqui estive a uns tempos para conseguir fazer a minha máquina..mas agora tenho um pequeno problema e muita falta de experiência, tenho dois discos rígidos um de 320gb e um de 500gb ambos samsung sata de 16m de cache..agora surgem os pequenos problemas..instalei o vista ultimate 64b no novo de 320gb actualizei o windows e a máquina em si..de seguida liguei o de 500gb já com conteúdo e transferi para o de 320gbpara formatar o de 500gb..quando o pc reinicia numa das actualizaçoes ao ligar aparece-me algo do género:

Welcome to Asus motherboard make disk for dos menu rev.1.0

a)intel ich10r 32bits ahci/raid drives
    b) " " " 64bits " " "
    c)free dos command front

please choose a ~ c:

se seleccionar um desses aparece-me depois a informação de :

insert a blank floopy in a:

e mais algumas coisas entre elas que dá erro porque não a disquete nenhuma (nem tenho leitor de disquetes) a minha questão é se para ter dois discos rigidos eles tem que ser em raid?? e como se faz se for assim? já andei a fzr ctrl+i e criei um raid no de 500gb mas também nada, ah e tenho o de 320gb em master e o de 500gb em slave..será que alguém me poderá ajudar sem ser formatar o de 320gb??

um abraço a todos e um bom dia

2. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Podes ter vários discos sem ser em RAID,o RAID é opcional!
    Esse aviso aparece-te sempre?Aparece-te já no Windows ou no arranque mesmo?
    Cumps

3. blue_angelinf

jota WA aparece-me sempre quando arranca..não chega ao windows..já tentei ligar apenas um disco rigido e não arranca..ou seja fica depois da apresentaçao da board no acesso a bios, depois aparece a opçao de ctrl+i para mudar as caracteristicas de raid e depois pisca umas vezes a negro e aparece essa mensagem

4. jota WA

Humm...isso deve ser alguma opção da BIOS que deve estar activada...verifica se no manual não tem nada referente a isso!Normalmente esses avisos aparecem,é normal,mas logo logo desaparecem e continuam o processamento até ao windows...
    Cumps

5. blue_angelinf

o manual não se refere a raid's nem de discos rígidos..a alguma configuração que se tenha que fazer na bios?para ter os dois discos?um dos discos que tenho tem uma diferença do outro na zona de escolher se queremos slave ou master ou outras o de 500gb tem apenas 4pinos em vez de 8pinos..esse é o modelo hd502ij e o de 320gb é hd322hj..pode ter algo a ver?obrigado

6. blue_angelinf

alguém me pode ajudar por favor??visto as hipóteses anteriores não se adaptarem??é um pouco urgente tenho muita coisa presa no disco para entregar..agradeço a vossa ajuda abraços

7. jota WA

Boas
    Não é necessário mudares nada na BIOS para puderes ter os dois discos,terias que mudar sim se quisesses por em RAID!Mas como não tens não é necessário mudar nada nesse aspecto...eu estava a dizer alguma opção que fizesse esse menu aparecer sempre!Vou dar uma vista de olhos no manual da tua board a ver se descubro algo...
    Cumps

8. jota WA

Bem,já li o manual e tem lá informação sobre RAID,no ponto 4.5.Isso está a aparecer sempre porque de certeza que no Boot Sequence tens o leitor de CD/DVD como primário e provavelmente ainda tens o CD dos drivers da board no leitor...certo?

9. blue_angelinf

jota WA eu já na bios mudei aquilo de raid para ide, pois tava em raid..antes de aparecer aquele role de perguntas aparece uma questao de carregar f5 ou f8 para skip de qualquer coisa cliquei nas duas eaquilo faz uma serie de perguntas de yes or no, e de enter ou esc

10. jota WA

Mas ainda tens o CD da motherboard no leitor?Vai à BIOS e muda a sequência de BOOT,pondo o HDD a arrancar 1º.
    Cumps

11. blue_angelinf

jota WAyap ainda o tenho dentro da drive vou tentar meter o hdd a arrancar

12. jota WA

Pois!Tens de o tirar!Senão ele está sempre a arrancar-te pelo CD,porque esse CD além de conter os drivers da board também te permite criar uma diskette de arranque da ASUS!Se o tirares fora vais ver que isso deixa de aparecer :)
    Cumps

13. blue_angelinf

jota WA já retirei o leitor de arrancar e o cd da drive também, tirei o hdd de arrancar mas agora continua a pedir-me um boot?? ainda apaguei o raid que tinha criado para o disco de 500gb

14. jota WA

Puseste a arrancar por que disco?Tens de por a arrancar por aquele que tem o SO!

15. blue_angelinf

16. blue_angelinf

jota WA não tá a dar..diz para seleccionar um boot correcto ou introduzir um boot para arrancar..

17. Sleep_god

Sleep_god Power Member

não estaras a confundir a unidade, e estar a colocar o boot na unidade errada.

18. jota WA

Boas
    Tenta ao fazer o boot carregar em F8,penso que ele te mostra depois um quadro onde podes seleccionar manualmente o disco por onde queres arrancar.
    Cumps

19. blue_angelinf

jota WA e Sleep_god bem visto ele não querer arrancar pelo de 320gb, tomei a decisão de formatar o de 500gb e instalar lá o vista.. mas continuo com problemas ele não me reconhece o de 320 na mesma, na bios tá lá como segundo e o de 500gb como primeiro. como já disse acima o de 500gb apenas tem 4pinos na traseira do disco por isso não o consigo colocar como master??? sendo que o normal é da esquerda para a direita A D F H
    B C E G

neste disco de 500gb apenas tenho o F+E e o H+G..logo no windows não tenho lá o disco de 320..o mais estranho é porque é que o de 320gb não arranca sozinho???

Última edição: 27 de Janeiro de 2009
  20. blue_angelinf

será que tem algo a ver também com a drive de dvd??

Partilhar esta Página