[Duvida] Uso correcto da bateria do portátil

Inphinity

Power Member
Boas,

andei a pesquisar um pouco por toda a net e não consegui encontrar uma resposta clara para esta pergunta. Posso ou não tirar/meter a bateria enquanto o portátil está ligado à corrente?

Para exemplificar: Tenho o portátil ligado à corrente no escritório. Pego nele, encaixo a bateria e depois tiro o cabo de alimentação e vou para o quarto. Depois volto ao escritório, ligo de novo à corrente e depois tiro a bateria do portátil. Faço isto para evitar de andar a desligar e ligar de cada vez que mudo de sitio.

Será que não há problema em fazer isso? tou a dar cabo do portátil e da bateria?

Aguardo a vossa ajuda
 
O que dá cabo da bateria é não completar os ciclos de descarga.
Isto é quando usas o portátil no modo bateria deves deixar gastar até quase ao fim e só depois pois a carregar, e deixar carregar por completo.

Agora podes deixar ligado o tempo que quiseres que estando a 100% carga pára de carregar.
Outro problema que provoca a morte da bateria é o aquecimento, para longas utilizações ligado àcorrente convém remover.

Dou te um exemplo a bateria que tenho no meu portatil agora nem 5 minutos dura. (durou em condiçoes 1 ano e já tenho o portatil à 2 anos e tal)
 
Mesmo numa boa utilização dás sempre cabo da bateria ;)
Pois elas tem um tempo de vida ou um limite de ciclos de descarga.

Mas se andas a retirar a bateria sem estar quase descarregada e voltas a coloca la de volta a carregar... sim estás.
Podes fazelo mas quando voltas a liga-la ao portátil deixa descarregar e depois a que ligas a ficha ;)

Basicamente fazes o mesmo que num telemóvel :P
 
Não dá nada cabo da bateria não completar ciclos de descarga. Podes utilizá-lo à vontade como se fosse um telemóvel não te preocupes, e podes estar com ela quando estás no pc que não prejudica em nada(só se o portátil estiver a ferver).

O que dá cabo da bateria é calor excessivo ou deixares a bateria acabar e por esse motivo não se deve deixar a bateria ir sempre até ao fim, mal o portátil peça ou até um pouco antes deves meter a carregar. Não tem mal nenhum se o meteres a carregar e estiver nos 70% ou 50% ou 30%. É bem pior deixar a bateria chegar a 15% ou menos do que carregá-lo quando ainda tem alguma ou imensa bateria.

Lê o primeiro post deste tópico http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=402119 e já ficas com uma noção muito melhor do que deves ou não fazer. É um guia muito simples e fácil de entender. Se quiseres também podes instalar o programa que esse user criou.

Eu uso-o para saber quando devo fazer um ciclo completo de carga e descarga para manter a calibração da bateria o mais correcta possível.
 
Back
Topo