1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida voltagem VTT, ou VCore?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por edwarddc4, 21 de Maio de 2012. (Respostas: 2; Visualizações: 2898)

1. Olá.

Tenho uma motherboard ASUS P5G41T-M LX e estou a tentar fazer um overclock mais "pesado" numa Pentium 4 541.

Antes, com a voltagem de origem, consegui ter estabilidade aí pelos 3600 MHz, mas eu quero chegar aos 4 GHz e o meu recorde actual é só 3800 e tal MHZ:
    http://hwbot.org/submission/2285234_mr.christmas_cpu_frequency_pentium_4_541_3829.01_mhz

Só que agora eu preciso subir a voltagem para tentar estabilizar um bocadinho... mas agora o problema é que não opção de voltagem (VCore) na borad só tenho 3 opções [+50mv] [+100mv] [+150mv] e eu já tenho a [+150mv] seleccionada e tenho agora 1.4v no Core e consegui estabilizar a 3.7Ghz 3.8Ghz já é um pouco arriscado.

Mas preciso +/- 1.6v ou 1.7v no core, e vi aí na net que há uma opção que se aplica a CPU's da Intel (como o meu) em que a voltagem VTT (que não faço a mínima ideia do que seja, se que 1 tem a ver com OC á RAM e outra ao CPU).

Gostava que alguém me esclarecesse bem o que é e para que serve essa tal VTT.

Cumprimentos.

2. Palito

Palito Power Member

Essa board não é a mais indicada para overclock se ela realmente não tem boas opções para o vCore. Podes sempre actualizar a bios e ver se tem opções novas, certas boards ganham novas funções com bios update.

Quanto ao VTT, isso é a voltagem do FSB da board, apenas útil se fizeres overclock muito alto ao FSB da board.

Em outra nota: 1.6V ou 1.7V, é tudo menos aconselhável para um CPU, isso é só mesmo para benchmarks extremos, e normalmente a LN2. O VID Máximo do teu CPU é de 1.425V, não deves exceder esse valor, sob pena de se o fizeres o chip ter uma degradação extremamente rápida. Aliás, tenho quase a certeza que a board iria logo dar um aviso cheio de beeps a dizer "CPU OVERVOLTAGE" se tentasses colocar 1.6V :)

O ideal é mesmo actualizares a bios e veres se ganhas outras funções. Se não, não tens mesmo muito por onde puxar o CPU :(

3. Ya. Já sabia acerta do CPU, de 2005 para fritar... mas ainda é dos 90 nn que parece que nunca acabam!

Tenho que arranjar uma board e um CPU novos...

Obrigado à mesma pela ajuda.

Partilhar esta Página