Dúvida Watercooling

Uns33

Membro
Bem pessoal , o motivo para vos vir pedir ajuda é que estou a comprar material para Watercooling e acho que já fiz asneira.
Hardware : i7 8700K , GPU : ASUS strix 1080 TI OC 11gb , caixa : coolermaster cosmos C700P .

Vou fazer Watercooling ao CPU e GPU , mandei vir o bloco da EK Supremacy Evo , da phantek o bloco para a GPU , bomba da EK a dupla PWM , a asneira que penso que Fiz foi nos radiadores . Comprei da alphacool um de 280mm Slim e outro de 420mm Slim .

Entretanto encontrei no site da EK um configurador de material que precisamos para o nosso hardware , no final o configurador pergunta se é para ter um sistema silent / normal / Extreme Overclock . Escolhi Overclock porque tanto a GPU como o CPU vão ser para estar sempre em OC . Conclusão : o configurador diz me que a bomba é uma single PWM eu comprei a dual , por aí tudo bem estou melhor servido , o mal está nos radiadores em que diz para eu colocar 2 radiadores de 360mm ( triple ) . Os radiadores que comprei não vão ter dissipação suficiente pois não ?

Desculpem o texto longo
Cumps
 
Mas entao nao ha diferencas de temperaturas de um slim para um triple ? acho que a resistencia sera o menos porque a bomba deve dar bem conta do recado , mas tambem estou a falar e tenho mesmo pouco conhecimento de WC . Obrigado
 
Como o I7 8700K e um CPU bastante quente e a 1080TI tambem o deve ser estes radiadores para clocks "stock" devem chegar , agora com OC no CPU de 5.2 mais OC na GPU , sera suficiente ?
 
O melhor conselho, é experimentar e ver se chega, não chega ou sobra (e até estamos na época ideal para isso)....porque tens loops vendidos pela EK para cpu+gpu com apenas um radiador.

Com resistência, estava a referir-me à resistência do ar forçado pelas ventoinhas. Um slim normalmente apresenta menos resistência
 
Acho que fazes mal em colocar a gráfica a água, o cooler dela é bom e silencioso.
Eu tenho uma Msi X trio e a jogar mesmo com tempo quente é fresca e silenciosa.
Quanto ao watercooling é mais que suficiente (duas bombas até são exagero), o problema é transferir o calor do cpu para o cooler sem fazer delid ao mesmo.
 
Sim a gráfica tem um cooler brutal , não me queixo nada das temperaturas , só vou por WC pela estética . Quanto a questão do delid do CPU é algo que quero fazer a muito mas não encontro ninguém que esteja habituado a fazer infelizmente..
 
Podes sempre comprar a ferramenta para o delid que não é cara, para o meu 7820x é que custa demasiado para o meu gosto.:(
Como tens duas bombas vais fazer dois loops certo?
 
De qualquer das formas aconselham eu experimentar primeiro este setup de Watercooling e depois se não der trocar os radiadores. Correto?
 
tonyv as ventoinhas vao ser de 140mm entre nzxt 1500RPM e as noctua industrial 2000RPM , sao barulhentas mas produzem bastante ar , principalmente as noctua . Estava a fazer isto para ter mesmo performance de temps mas se calhar nao vou conseguir , hehe xD
 
Fazer delid a um cpu com as ferramentas certas é muito mais fácil que montar um custom WC (e se houver leaks ja foste, literalmente)
Vais com tubo rígido ou maleável?
 
Eu tenho um setup com dois radiadores um de 240 30mm e outro de 320 40mm com uma D5 e anteriormente tinha apenas um radiador de 240 60mm e pouco ganhei com a troca, só tenho watercooling no cpu.
Experimenta com esses radiadores que acho suficientes, não esperes é milagres no cpu pela razão indicada mais em cima.
Conselho de quem já anda nisto à muitos anos, monta o sistema, testa se está sem fugas (eu costumo suprar com força) e depois enche o sistema sem hardware nenhum na caixa e deixa trabalhar umas horas para sangrar o circuito.
 
Na questao da minha bomba e uma dual que so tem 1 in e 1 out , logo vai ser 1 loop para CPU E GPU .
A bomba é :
EK-XTOP Revo Dual D5 PWM Serial - (incl. 2x pump
 
Se me recordo quando montei o primeiro e actual sistema, a bomba WC já vinha com interruptor para ligar a fonte directamente, é montar no sítio, desmontar e ligar o circuito para verificar a ausência de fugas.

Para mim a vantagem do WC é o silêncio e só ainda não incluí o gpu porque é mais 120€ de dissipador, tubagem+fittings+outro radiador.
 
Boas,

Já que é falado neste tópico de watercooling para gráfica, aproveito-o para colocar a minha questão. Dêem o desconto porque não percebo nada de watercooling, apesar de ter umas noções básicas de algumas características.

A minha dúvida é a seguinte: numa gráfica como a AORUS GeForce® GTX 1080 Ti Waterforce WB Xtreme Edition 11G, a placa gráfica já traz o watercooling (falando só no bloco, claro).
(https://www.gigabyte.com/us/Graphics-Card/GV-N108TAORUSX-WB-11GD#kf)

É, no entanto, necessário material adicional como por exemplo tubagem e bomba e adaptadores etc etc etc que se vão ligar áquelas duas ranhuras para fazer o loop necessário, ou simplesmente pode-se ligar a gráfica à motherboard e funcionar sem loop? Já traz o líquido necessário dentro do bloco ou este vem vazio?

Pode ser uma pergunta sem nexo nenhum, mas faço-a no sentido de saber se quem tem/compra uma gráfica destas, tem que gastar mais dinheiro em material adicional ou se simplesmente pode usar a gráfica assim.

No meu caso, não tenho watercooling nenhum no PC. Se for mesmo preciso para fazer o loop na gráfica já terei que adquirir bomba, etc etc etc e completar eu o setup certo?
 
Back
Topo