Duvida wc- rad/bomba/tubos novos

fickmate

What is folding?
Boas pessoal.
Eu tenho uma pequena grande duvida aqui no meu wc. Eu tenho uma maximus formula se e um q6600 e estão ambos com wc. No processador tenho um nexxos xp gold e a board tem o que vem stock para wc. Tenho uma bomba eheim 600 dentro de um reservatório daqueles redondos, 2 radiadores(240 e 120) da nexxos também. O tubo e que nao sei o tamanho mas e bastante fino, com connectores plug n cool. Eu queria saber se compensa mudar para a largura maior de tubo que há e mudar também os conectores, se comprar um radiador BI GTS 360 e adicionar ao sistema, se uma bomba laing 18w para me baixar as temps. A mudança para um tubo maior estou quase decidido a faze-lo agora das outras opções que mais posso fazer e compensa(só quero fazer mais uma modificaçao pra ja, as outras ficam para mais tarde).
Espero que algum iluminado me ilumine porque estou mesmo confuso xD.
Cumps
 
esse black ice tem uma relação qualidade/preço mt boa. é uma boa compra ;)

bomba acho que o melhor é uma laing ddc 12v, ou até mesmo a versão plus.

tubo se queres aumentar a medida tens 3/8 e 1/2.
não te esqueças q se escolheres 1/2 tens de comprar o topo em acrilico e conectores para a laing visto que ela de origem traz 3/8 ;)

Cumps
 
esse black ice tem uma relação qualidade/preço mt boa. é uma boa compra ;)

bomba acho que o melhor é uma laing ddc 12v, ou até mesmo a versão plus.

tubo se queres aumentar a medida tens 3/8 e 1/2.
não te esqueças q se escolheres 1/2 tens de comprar o topo em acrilico e conectores para a laing visto que ela de origem traz 3/8 ;)

Cumps

Esta bomba que tenho nao da conta do recado para os 3 radiadores e o tubo para alto fluxo? As temps baixam muito com um sistema com alto fluxo? os meus blocos são muito restritivos?

cumps
 
-apenas a mudança de tubo nao vai adiantar grande coisa, ainda para mais num sistema de baixo fluxo. penso que essa bomba e bloco sejam de baixo fluxo

-adcionares mais um rad tb nao vai baixar a temperatura, pelo menos nao tanto quanto esperarias. eu nao investia nisso
ainda que nao tenha um quad, ja tive com 2 GTS Lite 360 e 1 GTS Lite 120 e a diferença era minima comparativamente a 1 GTS Lite 360 e 1 GTS lite 120

-uma bomba nova como a laing 10W e mudança de tubo para 3/8 é provavelmente a opçao que te vai baixar mais ºC. a laing 18W é bomba a mais e eu digo-o por experiencia porque tenho uma de cada

já agora que temperaturas tens com o sistema actual?
 
Última edição:
-apenas a mudança de tubo nao vai adiantar grande coisa, ainda para mais num sistema de baixo fluxo. penso que essa bomba e bloco sejam de baixo fluxo

-adcionares mais um rad tb nao vai baixar a temperatura, pelo menos nao tanto quanto esperarias. eu nao investia nisso
ainda que nao tenha um quad, ja tive com 2 GTS Lite 360 e 1 GTS Lite 120 e a diferença era minima comparativamente a 1 GTS Lite 360 e 1 GTS lite 120

-uma bomba nova como a laing 10W e mudança de tubo para 3/8 é provavelmente a opçao que te vai baixar mais ºC. a laing 18W é bomba a mais e eu digo-o por experiencia porque tenho uma de cada

já agora que temperaturas tens com o sistema actual?

49-49-43-45 nos cores e no nb tenho 30 em full. Em idle tenho tenho 32-32-27-32 e no nb 29. Tudo com Tambiente de 22,4 graus. Esta muito mal nao esta? eu consigo levar ate aos 3.5(nao sei se mais porque nao testei) estaveis sem passar dos 65.

Edit: Esqueci referir que estas temps sao a 3.0ghz e 1.2625 vcore
 
mal?? eu acho que isso está optimo, mas o ideal seria comparares com um cooler a ar de topo, no teu sistema
comparar com outras pessoas pode nao ser boa ideia porque há muitas variaveis em jogo
alguma vez tiveste isso a ar?
 
Última edição:
mal?? eu acho que isso está optimo, mas o ideal seria comparares com um cooler a ar de topo, no teu sistema
comparar com outras pessoas pode nao ser boa ideia porque há muitas variaveis em jogo
alguma vez tiveste isso a ar?

Este processador sim mas board nao. Nao reparei na altura se melhoraram. Alguem com um Bom cooler a ar que diga pf se isto esta mau...
 
49-49-43-45 nos cores e no nb tenho 30 em full. Em idle tenho tenho 32-32-27-32 e no nb 29. Tudo com Tambiente de 22,4 graus. Esta muito mal nao esta? eu consigo levar ate aos 3.5(nao sei se mais porque nao testei) estaveis sem passar dos 65.

Edit: Esqueci referir que estas temps sao a 3.0ghz e 1.2625 vcore

nb a menos de 30º ? Eu acho isso bastante bom ! Eu não sei quanto tenho na minha, mas quando dou um pouco mais de volts e quando toco no dissipador, aquilo fica a escaldar !
 
Acho que tens temperaturas bastante aceitáveis, eu não mudava nada, principalmente agora a chegar o Inverno...

Tenho um Q6600 a foldar 24/7 a 3,3Ghz, num sistema de alto fluxo só para ele. A bomba é uma Swiftech MCP650 ou 655 já não me recordo, RAD Blackice GTX 360, Bloco DTek Fusion e tubo de 1/2". Em full anda entre os 47 e os 40º. Tenho as voltagens demasiado altas para os 3,3GHz, mas como só posso aceder ao pc remotamente quero evitar qq problema que pudesse surgir devido a instabilidade. Podia estar muito melhor, mas não anda muito longe do teu e para mudares para alto fluxo ainda gastas uma pipa de massa...

Guarda o guito!
 
Acho que tens temperaturas bastante aceitáveis, eu não mudava nada, principalmente agora a chegar o Inverno...

Tenho um Q6600 a foldar 24/7 a 3,3Ghz, num sistema de alto fluxo só para ele. A bomba é uma Swiftech MCP650 ou 655 já não me recordo, RAD Blackice GTX 360, Bloco DTek Fusion e tubo de 1/2". Em full anda entre os 47 e os 40º. Tenho as voltagens demasiado altas para os 3,3GHz, mas como só posso aceder ao pc remotamente quero evitar qq problema que pudesse surgir devido a instabilidade. Podia estar muito melhor, mas não anda muito longe do teu e para mudares para alto fluxo ainda gastas uma pipa de massa...

Guarda o guito!

Mas estas com que voltagem? ainda e uma boa diferença... Eu faço os 3.3 com mesmo muito pouco mais que o vcore default e as temps aumentam no máximo ate aos 50 e 43. Se mudar só o rad de 240 da nexxos para o bi gts lite 360 ia sentir alguma diferença e compensa? Esta bomba aguenta com a troca? E com os 3 rads?
Obrigado desde já por todas as respostas e ajudas!!
 
Mas estas com que voltagem? ainda e uma boa diferença... Eu faço os 3.3 com mesmo muito pouco mais que o vcore default e as temps aumentam no máximo ate aos 50 e 43. Se mudar só o rad de 240 da nexxos para o bi gts lite 360 ia sentir alguma diferença e compensa? Esta bomba aguenta com a troca? E com os 3 rads?
Obrigado desde já por todas as respostas e ajudas!!

Eu tenho um Q6600 G0 ovelhinha negra... O VID é 1.3125V mas não me recordo exactamente da voltagem que tenho no Setup. Em full, mas tendo em conta que tenho grande VDrop, estou com 1.3920V medidos pelo CPUz. No setup devo estar com 1.4125 ou 1.4250V.

Eu volto a dizer-te, não mudes, pelo menos para já. Espera pelo tempo mais quente.

Tens outro tipo de mudança que podes fazer que te pode ficar mais barato e contribuir para o que queres: não sei que ventoínhas tens a arrefecer os teus radiadores, mas às tantas a simples mudança para umas melhores podem-te valer uma boa descida nas temps. Eu tenho umas Yate Loon, bastante boas em termos de preço/air flow/barulho. Mas sei que se comprasse umas Noctua ficaria bem melhor servido.
 
Eu tenho um Q6600 G0 ovelhinha negra... O VID é 1.3125V mas não me recordo exactamente da voltagem que tenho no Setup. Em full, mas tendo em conta que tenho grande VDrop, estou com 1.3920V medidos pelo CPUz. No setup devo estar com 1.4125 ou 1.4250V.

Eu volto a dizer-te, não mudes, pelo menos para já. Espera pelo tempo mais quente.

Tens outro tipo de mudança que podes fazer que te pode ficar mais barato e contribuir para o que queres: não sei que ventoínhas tens a arrefecer os teus radiadores, mas às tantas a simples mudança para umas melhores podem-te valer uma boa descida nas temps. Eu tenho umas Yate Loon, bastante boas em termos de preço/air flow/barulho. Mas sei que se comprasse umas Noctua ficaria bem melhor servido.

Tenho Noiseblocker Black Silent XL2(Fluxo de ar:98 m3/h) nos 2 radiadores mas so tenho em um dos lados "puxar"(nao cria tanto po no radiador e tem as mesmas temps) o ar. Devo mudar?
 
Tenho Noiseblocker Black Silent XL2(Fluxo de ar:98 m3/h) nos 2 radiadores mas so tenho em um dos lados "puxar"(nao cria tanto po no radiador e tem as mesmas temps) o ar. Devo mudar?

Eu gosto das tuas fans, fazem esses 98m3/h a 21 dB(A) e não têm barulhos irritantes e acho que são até melhores que as que estou a usar. Mas se deves mudar ou não já é mais opinião pessoal... Tens que procurar o que há por aí.

Podes sempre recorrer a umas Scythe Slipstream de 1900RPM que debitam uns monstruosos 190m3/h a 37 dB(A) e as temperaturas vão melhorar de certeza. Mas não sei é se te habituas! As Noctua fazem 81m3/h a 17 dB(A), para mim são bastante equilibradas. Mas ainda tenho que testar umas SilentX Ixtrema Pro de 38mm de espessura que debitam 150m3/h a 18 dB(A). Mas dizem é que fazem um barulho irritante.. O problema é que 2 ou 3 destas fans custam-te quase tanto como um bom radiador!

Deixa-te estar. Quando vier a Primavera preparas-te para o Verão.. Mudas tudo para alto fluxo e ainda apanhas aí umas bagatelas de pessoal que já não gosta do bloco da época balnear passada...
 
as XL2 e yate loon sao as melhores que consegues arranjar e sao bem acessiveis
noctuas e afins = queimar dinheiro, na minha opinião

uso as XL2 reguladas @ 1000 rpm porque nao preciso de mais. por vezes até deixo os rads em passivo
 
Back
Topo