[Dúvida] Windows 10 Opções de Energia

Da Eira

Membro
É o seguinte pessoal hoje por alguma razão acabei por ir dar uma vista de olhos nas "Opções de Energia" e reparei que no "Planos Preferidos" o meu windows esta a utilizar a opção "Equilibrado (recomendado)" em vez da opção Elevado Desempenho. A minha dúvida é a seguinte, devo mudar as opções de energia de "Equilibrado (recomendado)" para "Elevado Desempenho" ? devo também aumentar "a frequencia maxima do processador" e o "estado de desempenho maximo do processador" para 100%? (btw a minha esta a 0%)

Eu vou deixar o video aqui para vocês terem uma melhor ideia do que eu estou a falar.


BTW: estou num PC Fixo.
 
o windows num pc fixo adopta sempre por predefinição a opção equilibrada, mas dado a ser um desktop, podes mudar sem problemas para a opção alto desempenho, e desactivar a opção de desligar o ecrã ao fim de x minutos inactivo, quanto ao cpu a nível de desempenho não deves mexer sem saber , pois ai pode dar problemas...
 
Caso se vá usar software que puxe pelo Hardware, tipo jogos, a cpu e gráfica são usados ao max conforme os jogos estando a opção em equilibrado na energia, que é a que eu uso no desktop.

Nas configurações da Bios, por exemplo, tenho o AI turbo activado e sempre que estou em "pausa" sem jogar a cpu trabalha a uma frequência menor e sempre que jogo é posta em OC a 4.2 ghz.

Já experimentei com a opção elevada e em equilibrio e em qualquer umas das duas opções não notei diferenças nos fpf dos jogos.

Se um pc não está a fazer quase nada não tem interesse ter a máquina em OC a gastar só porque sim.
A navegar pela net também não existe qualquer interesse em puxar por ela.

Por isto deixo o Windows gerir a energia no modo equilibrado.
 
Caso se vá usar software que puxe pelo Hardware, tipo jogos, a cpu e gráfica são usados ao max conforme os jogos estando a opção em equilibrado na energia, que é a que eu uso no desktop.

Nas configurações da Bios, por exemplo, tenho o AI turbo activado e sempre que estou em "pausa" sem jogar a cpu trabalha a uma frequência menor e sempre que jogo é posta em OC a 4.2 ghz.

Já experimentei com a opção elevada e em equilibrio e em qualquer umas das duas opções não notei diferenças nos fpf dos jogos.

Se um pc não está a fazer quase nada não tem interesse ter a máquina em OC a gastar só porque sim.
A navegar pela net também não existe qualquer interesse em puxar por ela.

Por isto deixo o Windows gerir a energia no modo equilibrado.

Mas o problema é que se eu deixar o windows gerir a energia em modo equilibrado não consigo jogar jogos como GTA V com 60 fps estáveis, é drops constantes de 60 para 55 mas constantemente, mas desde que mudei de modo equilibrado para modo elevado consigo jogar com 60 fps estáveis, quanto a frequência e o desempenho do processador não mexi em nada.
 
Mas o problema é que se eu deixar o windows gerir a energia em modo equilibrado não consigo jogar jogos como GTA V com 60 fps estáveis, é drops constantes de 60 para 55 mas constantemente, mas desde que mudei de modo equilibrado para modo elevado consigo jogar com 60 fps estáveis, quanto a frequência e o desempenho do processador não mexi em nada.

É conveniente mudar para o modo equilibrado após jogar, tens por aí máquinas a dar BSOD quando estão ociosas.
 
Mas o problema é que se eu deixar o windows gerir a energia em modo equilibrado não consigo jogar jogos como GTA V com 60 fps estáveis, é drops constantes de 60 para 55 mas constantemente, mas desde que mudei de modo equilibrado para modo elevado consigo jogar com 60 fps estáveis, quanto a frequência e o desempenho do processador não mexi em nada.
Pessoamente nunca tive problemas de fps com o modo equilibrado e já testei com o elevado e deu os mesmos fps nesse jogo que tinha antes.
É como te dizem no post anterior: A jogar podes mudar para elevado mas desce para equilibrado fora dos jogos porque pode acabar por te estragar o pc com o tempo por estares a puxar por ele mesmo que não estejas a fazer nada senão a navegar na net ou a trabalhar nele.

Podes sempre ligar o turbo AI se a tua bios tiver isto e fazeres OC á cpu qque ao jogares a cpu tem uma frequência mais elevada e ao saires do jogo tem outra muito mais baixa.
 
Pessoamente nunca tive problemas de fps com o modo equilibrado e já testei com o elevado e deu os mesmos fps nesse jogo que tinha antes.
É como te dizem no post anterior: A jogar podes mudar para elevado mas desce para equilibrado fora dos jogos porque pode acabar por te estragar o pc com o tempo por estares a puxar por ele mesmo que não estejas a fazer nada senão a navegar na net ou a trabalhar nele.

Podes sempre ligar o turbo AI se a tua bios tiver isto e fazeres OC á cpu qque ao jogares a cpu tem uma frequência mais elevada e ao saires do jogo tem outra muito mais baixa.

Mas o problema não é do cpu, tenho um i7 6700k e o problema com fps só acontece no GTA V, por exemplo posso jogar The Witcher 3 com o modo de energia equilibrado que não tenho drops de fps nenhuns, já no GTA V o problema só aconteceu desde que voltei a instalar o jogo acerca de 1 mês, já tive o GTA V instalado anteriormente e conseguia jogar sem drops de fps em modo equilibrado agora desde que voltei a instalar o jogo nao consigo jogar em modo equilibrado sem drops de fps constantes. Alias eu posso mudar as settings do jogo tudo para Low que nao consigo jogar com 60fps estaveis.
 
Da Eira
atenção que o pc não é só CPU, tens de ter em consideração tudo restante, MB, ram's, disco, gráfica, drivers, sistema operativo, tudo isso tem influencia no desempenho dos software e jogos, sendo um desktop podes e deves ter o plano de energia no alto desempenho não te vai trazer problema algum, eu em desktops sempre usei essa opção nas definições de energia, só em Portáteis é que dependendo do uso ou mantenho o equilibrado ou baixo para poupança de energia...

já agora qual é a configuração completa do teu pc para ver o porque da queda de FPS nesses jogos ...
 
Da Eira
atenção que o pc não é só CPU, tens de ter em consideração tudo restante, MB, ram's, disco, gráfica, drivers, sistema operativo, tudo isso tem influencia no desempenho dos software e jogos, sendo um desktop podes e deves ter o plano de energia no alto desempenho não te vai trazer problema algum, eu em desktops sempre usei essa opção nas definições de energia, só em Portáteis é que dependendo do uso ou mantenho o equilibrado ou baixo para poupança de energia...

já agora qual é a configuração completa do teu pc para ver o porque da queda de FPS nesses jogos ...


CPU - Intel Core i7-6700K

GPU - Geforce GTX 980 Ti

Motherboard - MSI Z170A Gaming M7

Ram - Kingston 16GB DDR4 2674,62 MHz

Disco 1 - Samsung SSD 850 465GB

OS - Windows 10 Home
 
Back
Topo