1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Dúvida] Wine – Programas instalados não detetam leitor CD.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por AltGr, 27 de Novembro de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 1048)

1. AltGr

AltGr Power Member

Olá a todos.
    Tenho procurado uma resposta ao meu pequeno problema no site do Wine, já corri fóruns estrangeiros e não consigo encontrar a solução, pelo que venho aqui pedir ajuda à comunidade Linux.
    Tenho andado a tentar instalar uns jogos que tenho há muito anos comigo e que agora tenho a oportunidade de jogá-los novamente, como por exemplo Rune, Colin Macrae 2.0 e Diablo II
    Acontece porem que como ainda não tenho leitor/gravador de cd/dvd instalado na máquina estou a utilizar um externo que ligo por USB.
    Apesar de instalar os jogos, quando inicio o jogo, obtenho a informação de que o jogo não pode correr sem o cd na drive no caso do Rune, e no caso do Diablo II diz-me que não posso jogar o jogo porque não foi detetado o cd do jogo, conforme podem ver nas imagens.

Rune

Diablo II

Também experimentei instalar o Playonlinux mas depois de ter corrido tudo bem, obtive a mesma mensagem:

Diablo II com o Playonlinux

No caso do colin a questão é diferente, pois instalo do jogo, o jogo arranca (logo é reconhecido o leitor de cd externo), mas quando começo a jogar e para quem conhece este tipo de jogos, ouve-se a contagem decrescente, ouve-se o carro a arrancar, não se percebe nada do jogo, ou seja, o som está bom mas a imagem não. Será que é pelo fato de não ter plaga gráfica instalada. Tenho apenas a HD4000, mas aquilo não é tão fraco assim que não corra algo tão antigo como é o caso deste jogo.

O meu sistema é simples:
    I3 3225
    8gb de mem a 1600
    Disco ssd
    Ubuntu 12.10

Sei que existe no menu do wine uma opção para se detetar as drives, o programa deteta a drive onde está o cd de instalação, mas depois não reconhece o cd quando o jogo arranca.
    Opiniões e sugestões.

Será que tenho de comprar o leitor de cds interno? Não acredito.

Do que tenho lido sobre o wine, é dito para que não nos esqueçamos de fazer o mount do cd, no entanto se o mesmo é reconhecido automaticamente pelo Ubuntu e pelo wine para instalar, porque é que não é reconhecido quando inicio o jogo.

O que tenho de configurar mais?
    O que é que me está a faltar?

Obrigado a todos

EDIT: não sei se as imagens estão muito grandes, se for preciso altero.

Última edição: 27 de Novembro de 2012
  2. manipulo

manipulo Banido

Eu nunca usei os cd no wine para correr os jogos, instalo, depois procuro o no cd crack do jogo que instalei e nunca mais me pede o cd/dvd.

No sitio do wine tens lá os forums com a lista de todos os jogos que podes instalar e classificação de como corre nas várias distros, procura a informação sobre o jogo no wine, que eles á medida que vão tendo problemas, vão resolvendo e dão dicas sobre como tentar resolver os problemas.

Última edição: 27 de Novembro de 2012
  3. Arucard1983

Arucard1983 Power Member

No caso do Diablo II, a Blizzard já descontinuou os antigos servidores on-line, e substitui-os pelo novo Battle.Net utilizado nos jogos recentes.
    Se procurares na Internet, o último patch (1.13) removeu a necessidade de ter o CD na unidade (se bem que no passado, o CD original do Diablo II corria perfeitamente no Wine, porque o sistema anti-cópia era compatível com o Wine), mas o melhor é criares uma nova conta Battle.Net do qual podes renovar a licença do Diablo II (Gera uma nova chave de licença de graça, se introduzires o antigo cd-key e o sistema reconhecer como genuíno).
    A vantagem é que depois de activares a nova licença, tens direito a transferir a última versão do Diablo II e autenticares no Battle.Net sem necessidade de CD.

De acordo com o WineHQ, o jogo Colin Mcrae 2.0 é ainda um bocado instável, mas necessitas de ter o CD original a correr numa drive física, se não quereres usar no-cd cracks.
    No caso do Rune, uma boa solução legal é comprares a última versão actualizada no Steam por apenas €3,49 (Desconto de 50% que acaba daqui a uma hora ! :002:) que já contêm actualizações e correcções de bugs. (Corra a versão Windows do Steam!)

4. AltGr

AltGr Power Member

Obrigado pelas dicas aos dois.
    Encontrei isto no site do wine:

"­As of 1.12, it is possible to play without u­sing a CD.
    The following is an excerpt from the patch changelog:­

­For users that originally performed a ‘Full Installation’ and wish to run without the CD, all ‘.mpq’ files should be copied from the Diablo 2 CDs to the Diablo 2 directory. Most users will only need to copy D2Music.mpq from the Diablo 2 Play CD and/or D2xMusic.mpq from the Lord of Destruction CD.

Anyone who did not perform a ‘Full Installation’ will need to re-install from CD again to ultimate­ly play without the CD. In this case, a ‘Full Installation’ is required, followed by file copy step noted above."

Irei experimentar assim que possa uma instalação completa.
    Vou considerar o registo caso esta situação não resulte.

Quanto ao Rune, sei que existem algumas questões relacionadas com o jogo, vou tentar pesquisar um pouco mais.
    Não irei comprar mais nada, pois tenho o original.
    Obrigado pela dica na mesma.

Do Colin Mcrae 2.0 é que não encontro nada. Continuarei a pesquisar.

Partilhar esta Página