1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

duvida wireless lan

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por kirk_hammet, 11 de Abril de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 822)

1. kirk_hammet

kirk_hammet Power Member

Boas pessoal, eu não sei muito de redes wireless, mas gostava de saber o que seria preciso para ter net wireless na minha garagem que fica a cerca de 300m do prédio onde moro, tipo eu sei que precisava de 1 router wireless e pelo menos um ponto de acesso e a respectiva antena, mas queria saber que especificações devo procurar nos aparelhos, visto que da minha casa à garagem são menos de 300m mas há 1 vivenda pelo caminho e não sei muito bem o que procurar, para alem de que queria também fazer um orçamento para ter uma melhor ideia em quanto ficava isso.

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

:) Boa noite, antes de mais, o melhor é começares por explicar melhor o equipamento que tens.

Tipo: se tens modem USB, um router ou um router com modem e AP ?

Para começar, para "mandar" sinal wifi precisas de equipamento wifi. Na garagem, o que vais ligar? um portatil? um pc com mesa e tudo? varios pc's ? varios portateis? uma LANPARTY!!!! ?

Um AP tipo um C54APM custa uns 50€. Só faz de ponto de acesso para equipamentos de rede sem fios, tipo o que um HUB ou um "sHUB witch" faz numa LAN, e permite ligar estes equipamentos sem fios a uma porta LAN (RJ45), a esta porta podem-se ligar routers, "HUB switchs", um PC....NOTA: para as maquinas falarem umas cmo as outras tem de estar na mesma gama de ip's, porque um AP não é um router.

Um router sem fios (Router-AP) permite ligar uma rede com fios a uma rede sem fios com ip's diferentes, ou com os mesmos...
    permitindo ter uma gama de ip's para a LAN e outra para a WAN.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se tens um router com modem, sem fios... podes por um AP em modo repetidor (WDS) na garagem para expandires a zona de cobertura do sinal WiFi. Custo: +-50€

Se tiveres apenas um router sem fios, precisas de pelo menos um AP e apontas a antena para a garagem, para o sinal chegar lá. Custo +-50€

Se não tens router, mas tens o modem USB ligado ao PC, podes ligar um AP ao pc, e apontar a antena para a garagem. mas para teres net tens de activar o ICS do windowz e o pc tem de estar ligado quando quiseres ter internet na garagem. Custo +-50€

Se não tens equipamento nenhum ou não quiseres usar o que tens, precisas de um "router sem fios", ou seja, um router com AP integrado e com modem adsl integrado. Custo +-100€

----------------------------------------------------------------------------------------

Isto tudo para o sinal chegar á garagem.

Para na garagem te poderes ligar a esse "sinal WiFi com internet" precisas de um pc portatil com rede sem fios incorporada. Custo 0€

Se é um portatil e nâo tem rede sem fios, ou instalas uma pen USB WiFi ou uma placa PCMCIA WiFi (se tiveres coragem...uma mini-pci WiFi). Custo +-25€

Se é um PC de mesa, precisas de uma pen USB WiFi ou uma placa PCI WiFi. Custo +- 25€

Se quiseres ligar varios pc's na garagem precisas de um repetidor WiFi, ou um AP em modo cliente ou repetidor, e um HUB switch com 4 portas, para ligares até 3 pc's por cabo RJ45. Custo AP +-45€ // HUB switch +-30€

----------------------------------------------------------------------------------------

Se ainda te deixei mais confuso... as minhas desculpas.
    O que eu queria era dar a exemplificar algumas das varias maneiras de ligares o sistema.

O meu concelho é usares 2 AP's, um em casa (AP) e outro na garagem (Repetidor), e no caso do pc não tiver rede sem fios, pen usb WiFi.
    2 x AP 50€ + 25€ pen usb = Total 125€

Se não tens router ou não quiseres usar o pc como router (ICS) então:
    1 AP 50€ + 1 Router sem fios c/ modem ADSL 100€ + 1 pen usb WiFi 25€ = Total 175€

No caso do sinal WiFi chegar muito fraco à garagem, precisas de 2 antenas direcionais, mais uns 40-50€ cada uma.

Cumprimentos
    Judas

3. kirk_hammet

kirk_hammet Power Member

Lol ainda me deixaste mais confuso, basicamente meu problema é que costumo fazer lan party's na garagem mas não tenho net lá, se não tivesse uma estrada a separar os 2 locais eu usava um cabo de rede grande porque na realidade não deve chegar a 100m (tive a ver melhor a distanica...) mas eu tenho 1 modem normal da cabovisao e tenho 1 router de 4 portas que uso na lan e eu queria ligar o modem ao router wifi e na garagem usava (se for possivel...) um AP que estaria ligado ao router e o router ligado por cabo ao resto dos pc's.

Isto assim é possível não é, é qeu eu tenho experiencia em redes mas em redes sem fios tenho 0 :'(

Obgd por tudo

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Boas, nesse caso, compras dois C54APM que custam uns 50€ cada um, e já está. Mesmo com as antenas de origem devem dar sem problemas esses 100m a uma velocidade de pelo menos uns 11Mb o que deve chegar para a internet.

Eu montei um sistema com dois C54APM, sem alterar a potencia para 200mw, a ligar dois edificios a uns 200m em linha de vista e com as antenas de origem a ligação fica sempre nos 54Mb e nunca falha. Custo 100€.

Cumprimentos
    Judas

Partilhar esta Página