Duvida wireless range zon hub

Samonte

Power Member
Boas. Mudei recentemente para o zon hub, e noto que o wireless é fraco.
Como posso contornar este problema visto ter uma casa grande? Será que a zon me pode ajudar? Já ouvi falar de ap's e repeater e powerline mas sinceramente nao percebo nada disto.

Será que um reset das definições de fabrica ajuda? Apenas desliguei wps, mudei o nome e a pass :/
Obrigado :)
Ps: sou zon fibra 100
 
Boas!

Nem por isso. O alcance do Wireless não muda mexendo nas configurações. Bem... não é totalmente verdade mas no nível de complicação que falas (fazer reset etc) não muda certamente.
Tens duas opções: Ou adquires adaptadores PLC (ou Powerline) ou então adquires um Wireless Repeater. A última opção desaconselho por experiência pessoal e por razões que se tornam óbvias ao analisar um pouco o seu funcionamento.

Suponho que precises de algum esclarecimento.

AP ou Access Point é um aparelho que se liga ao router ou um switch e te cria uma rede Wireless. Basicamente é um adaptador Ethernet->Wireless, embora eu não goste de simplificar tanto. O aparelho que faz o contrário (Wireless->Ethernet) chama-se Bridge ou AP-Client.
Um router wireless, como vulgarmente se encontra, é um dois em um. Tem um router (pois normalmente tem várias portas Ethernet) e embutido tem o Access Point para criar a rede sem-fios.
Um Wireless Repeater combina as funcionalidades de um AP com uma Bridge, ou seja, recebe o sinal Wireless (como se fosse uma Bridge) mas em vez de o "transmitir" para uma porta Ethernet volta a retransmiti-lo como se fosse um AP. É, em termos mais simples, um amplificador de sinal.

Para o Repeater:
Qualquer aparelho com funcionalidade de Repeater serve para a tua rede. Na ordem dos 40€-60€ encontras produtos fiáveis que fazem o que dizem. (D-Link, Netgear, Aztech, NTech, Asus, Cisco/Linksys)

Pequena side note por que é que eu desaconselho Repeaters:
- Tal como disse há pouco um Repetidor recebe o sinal Wireless e volta a retransmiti-lo com o mesmo SSID (nome da rede sem-fios) isto faz com que, na prática, só vejas uma rede no teu PC embora existam duas: Aquela que é gerada pelo ZonHub e aquela que é retransmitida pelo Repetidor. A medição da força de sinal do wireless pelo teu PC é feita com base na força do sinal do emissor que se encontra mais perto do teu PC (ou que tem sinal mais forte). Se por acaso tiveres colocado o Repetidor numa zona de fraca recepção do sinal do ZonHub e se tiveres o PC ao pé do Repetidor irás ver o sinal no máximo! O teu PC está a medir o sinal até ao Repetidor só e não do teu PC ao ZonHub que é o que interessa. Até podes ter o sinal a 100% mas desde que o próprio Repeater não apanhe como deve ser o sinal do ZonHub, nada te vale, pois a ligação à Internet é-te estrangulada pela ligação entre o Repeater e o ZonHub que é má. É muito importante estudar bem este ponto pois é o principal factor de insatisfação.
- Para jogar ou outra tarefa que dependa muito de latências baixas um Repeater é um intermediário a evitar. Além duma ligação Wireless directa já suscitar um aumento de latências (para ligações fortes na ordem os 2-3ms), se o sinal do teu PC ainda tem de passar por um Repeater e se ainda por cima esse Repeater está mal colocado, geras probabilidade a perda de pacotes e a um aumento de latências acentuado.
- Se o teu Repeater for Wireless G então a velocidade é-te cortada sensivelmente para metade (ficando na ronda dos 22-23Mbps máximos teóricos) pois além de estar a transmitir dados para o teu PC ainda tem de os receber do ZonHub. Ficando assim muitíssimo longe dos 54Mbps teóricos e ainda mais dos 100 de fibra que tens.

Para a PowerLine:
Tens produtos que vão desde os 40€ a 300€ e que te fazem o mesmo. Uns melhores outros piores. Há uma razão para a grande escala de preços que já esclareço, mas digo já que na ordem dos 60€-70€ arranjas coisas muito razoáveis.
O kit Powerline consiste na compra de dois adaptadores pequenos do tamanho da palma da mão que se inserem na tomada eléctrica. Cada um deles tem uma saída ethernet. Um deles ligas ao ZonHub e o outro ligas onde quiseres na casa ao PC.
Os adaptadores têm uma probabilidade de alcance muito maior do que Wireless, são muito menos sujeitos a gerarem latência (há casos em que não passa sequer de 1ms), suportam velocidades realistas (até 100Mbps práticos) e são, sobretudo, estáveis - ou seja, se a ligação existe fica e não cai.
Num deles poderás até ligar um AP para gerar uma rede Wireless não necessariamente dentro do perímetro de alcance do ZonHub. A razão para a gama de preços deve-se a várias características técnicas como a velocidade máxima de transmissão, a tolerância a ruído de aparelhos eléctricos ligados, a capacidade de tolerância a surge-protectors etc.

No entanto também existem desvantagens no uso desta maravilha que é: É altamente aconselhável que cada adaptador tenha uma tomada só para ele pois o sinal degrada-se brutalmente quando tem de atravessar protectores de picos de corrente e são altamente dependentes da qualidade da instalação eléctrica em casa. Também não suportam, ou o sinal é muito fraco, quando são ligados entre fases num quadro trifásico.

Pronto já chega, espero que tenha sido esclarecedor. Se quiseres modelos de produtos que aconselhe também te posso dar assim como qualquer dúvida adicional.

cumps.
 
MUITO OBRIGADO!

O powerline é um bocado complicado.

A questão é que a minha casa é um quadrado grande no qual nao tenho pontos estratégicos (a não ser o meio da casa).

Estava a pensar comprar um modem/router e substitui lo pelo zon hub, acabando com um router mais forte. O que achas?

Posso também usar só como router sei lá

Vou postar isto aqui:
Qual é o orçamento disponível? 100€
Qual o teu ISP? ZON
Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Nao
Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro? Muitos equipamentos ligados (iphones, ipads, vários pc's e uma ps3 de vez em quando.
O aspecto do router é importante para ti? Nao, vai para dentro do armário
Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo? Zon hub, é indiferente desde que tenha net de jeito na casa toda
Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router? Han? Que eu saiba é só wireless
Protocolo: B, G, N? Todos
Distância entre equipamentos: a casa tem mais ou menos 25 por 25 (passos que dei) mas quanto mais alcance melhor
 
Última edição:
Não estou a ver como te veres livre o ZonHub aliás, eu não queria pois é uma vantagem - cria-te um ponto de acesso a mais na casa.
Altamente desaconselhado é colocá-lo dentro de um armário... Assim de certeza que não vais conseguir o desempenho pretendido.

Powerline não é complicado. A configuração é o mais simples que há. É muito mais trabalhoso configurar um Repeater do que uns adaptadores Powerline.

Se fosse a ti o que fazia era OPÇÃO 1:
- Adquiria dois adaptadores Powerline.

Uma opção seria um kit de dois TP-Link TL-PA411 por 35€ ou TP-Link TL-PA511KIT por 60€. A vantagem do último é que as saídas ethernet são Gigabit (teoricamente suportam até 500Mbps de velocidade interna) e o primeiro não tem Gigabit indo só até aos 100Mbps (mais do que suficiente embora como tens fibra 100Mbps esteja mais inclinado para a segunda opção além de que estes têm uma tomada no próprio adaptador para que não desperdices uma tomada só para o ligar)

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-PA411 (o 35€ incluem dois destes)

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-PA511kit

- Adquiria um Access Point.

O TL-WA830RE por praticamente 30€ fazia-te o trabalho (Wireless N) na mesma gama de preços tens também o D-Link DIR-501 (tenho dois destes e estou muito satisfeito) embora este último seja Wireless N só suporta até 150Mbps.

http://www.dlink.com/us/en/home-solutions/connect/routers/dir-501-wireless-n-150-router

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-WA830RE

Escolhendo a opção mais cara tudo fica à volta de 90€. Dentro do teu orçamento.

OPÇÃO 2:
- Adquiria dois adaptadores Powerline e um deles com Access Point incluído.

O kit TL-WPA281KIT contém dois adaptadores e um deles gera um ponto de acesso wireless não precisando assim de comprares o AP à parte como na opção 1. (~ 70€)
O kit DHP-W307AV da D-Link é ligeiramente mais barato e faz o mesmo embora tenha lido reviews a queixarem-se do alcance (~ 50€)

Tudo dentro do teu orçamento.

OPÇÃO 3:
- Adquiria um Repeater. (que tem as desvantagens que eu disse no primeiro post)

O Sitecom 300N por 70€ ou o NETGEAR WN3000RP por 70€ ou ainda o RE1000-EU da Cisco/Linksys por 60€ te fazem o trabalho que queres. Este último tem tido sucesso pela sua fácil configuração e desempenho.

Todas as opções têm vantagens e desvantagens. Eu recorreria à opção 1 pelas razões que já mencionei mas tens assim tudo exposto e pronto a escolher.

cumps.
 
Não estou a ver como te veres livre o ZonHub aliás, eu não queria pois é uma vantagem - cria-te um ponto de acesso a mais na casa.
Altamente desaconselhado é colocá-lo dentro de um armário... Assim de certeza que não vais conseguir o desempenho pretendido.

Powerline não é complicado. A configuração é o mais simples que há. É muito mais trabalhoso configurar um Repeater do que uns adaptadores Powerline.

Se fosse a ti o que fazia era OPÇÃO 1:
- Adquiria dois adaptadores Powerline.

Uma opção seria um kit de dois TP-Link TL-PA411 por 35€ ou TP-Link TL-PA511KIT por 60€. A vantagem do último é que as saídas ethernet são Gigabit (teoricamente suportam até 500Mbps de velocidade interna) e o primeiro não tem Gigabit indo só até aos 100Mbps (mais do que suficiente embora como tens fibra 100Mbps esteja mais inclinado para a segunda opção além de que estes têm uma tomada no próprio adaptador para que não desperdices uma tomada só para o ligar)

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-PA411 (o 35€ incluem dois destes)

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-PA511kit

- Adquiria um Access Point.

O TL-WA830RE por praticamente 30€ fazia-te o trabalho (Wireless N) na mesma gama de preços tens também o D-Link DIR-501 (tenho dois destes e estou muito satisfeito) embora este último seja Wireless N só suporta até 150Mbps.

http://www.dlink.com/us/en/home-solutions/connect/routers/dir-501-wireless-n-150-router

http://www.tp-link.com/en/products/details/?model=TL-WA830RE

Escolhendo a opção mais cara tudo fica à volta de 90€. Dentro do teu orçamento.

OPÇÃO 2:
- Adquiria dois adaptadores Powerline e um deles com Access Point incluído.

O kit TL-WPA281KIT contém dois adaptadores e um deles gera um ponto de acesso wireless não precisando assim de comprares o AP à parte como na opção 1. (~ 70€)
O kit DHP-W307AV da D-Link é ligeiramente mais barato e faz o mesmo embora tenha lido reviews a queixarem-se do alcance (~ 50€)

Tudo dentro do teu orçamento.

OPÇÃO 3:
- Adquiria um Repeater. (que tem as desvantagens que eu disse no primeiro post)

O Sitecom 300N por 70€ ou o NETGEAR WN3000RP por 70€ ou ainda o RE1000-EU da Cisco/Linksys por 60€ te fazem o trabalho que queres. Este último tem tido sucesso pela sua fácil configuração e desempenho.

Todas as opções têm vantagens e desvantagens. Eu recorreria à opção 1 pelas razões que já mencionei mas tens assim tudo exposto e pronto a escolher.

cumps.

Acho que vou para o powerline. É 35€ os dois e 60€ um apenas? Porque o que estava no site era diferente do que disseste creio eu. E já agora ninguém aqui usa cabo ethernet por isso nao há problema. Por mim 100 chega perfeitamente alias é muito bom!! Mas por wireless isso é possível?

A questão é que mesmo coladinho ao router apanho 35Mbps no máximo dos máximos por isso tenho medo que o problema seja mesmo da intensidade do sinal (ou será que é do hub?)... O powerline aumenta este valor?

Mais uma vez muito obrigado
 
Última edição:
O método de transmissão via Powerline é muito diferente do Wireless, aliás não tem nada a ver.
A qualidade de sinal do Powerline tende a ser muito maior que a do Wireless e é independente do número de paredes ou obstáculos que tens entre os dois adaptadores. Depende é de outras coisas como a qualidade da instalação eléctrica em casa, o que pode ser importante.

A maior parte das lojas onde podes comprar estes adaptadores como qualquer outro aparelho têm um período de satisfação. É importante informares-te sobre isso - lojas como a *****.com (que tem à venda tudo o que te disse) têm essa política.
Com os adaptadores até podias ter o Wireless do ZonHub desligado o que é importante é o que está na outra ponta, ou seja, ligado ao outro adaptador pois a transmissão entre eles é só pele rede eléctrica.

Eu dei-te duas opções para Powerline na primeira opção. Ambas são kits de dois adaptadores (um para ligar ao router e outro para ligares ao ponto de acesso). O kit TP-LINK TL-PA411 custa 35€ (embora no site que dei só apareça um adaptador) e o outro kit TL-PA511KIT são 60€.

No Wireless N raramente chegas mais longe que os 70Mbps na melhor das condições. Mas isso não depende da tua rede é mesmo assim que funciona. Os teóricos 300Mbps ou 150 anunciados são valores teóricos ou alcançados em condições praticamente ideias. Não correspondem minimamente à realidade.
 
Estou muito inclinado a comprar um powerline. Então o que me dizes é que apenas um "dá internet" sem fios certo? O outro é para fazer a ligação...E achas que um ponto de acesso apenas é bom?

MAIS IMPORTANTE: vou conseguir chegar aos 70Mbps com esse kit de 35€? Isso já era bestial!! Porque isto assim é uma tristeza. A uns escassos 5 metros tenho com sorte 20 Mbps... Depois há um dead spot em que apanho menos de 1 dl/up que por sinal é a minha cama!

É diferente em que sentido? Tirando a parte eléctrica a difusão é por wi-Fi também certo?

OBRIGADO
 
Com o kit de 35€ podes vir a chegar a 70Mbps se a tua instalação eléctrica o permitir. Embora seja uma tecnologia mais inovadora que o Wireless e menos susceptível a ruído o mundo não é perfeito ;)
Daí eu dizer que se não tiveres satisfeito com o produto, que o compres num sítio em que o podes devolver e substituir por outro. Mas em princípio corre tudo bem - mas é bom ter em mente que todas estas tecnologias quer Wireless quer PLC dependem muito dos factores do ambiente em que são operadas.

Fiz um desenho no paint para te ajudar a perceber. O círculos com PLC são os adaptadores Powerline.

rede1.png


Basicamente ficas com dois aparelhos a difundir Wireless - o ZonHub que além de receber a ligação da internet difunde por si só uma rede Wireless (a rede vermelha na imagem) e, através dos PLC que servem só para transmitir o sinal de Internet do ZonHub para o AP, para este o difundir novamente numa rede Wireless (a rede verde na imagem). Se configurares o AP de modo a que o nome da rede (SSID) seja o mesmo que o ZonHub e a pass da rede também a mesma, o teu PC, apesar de teres duas redes a serem difundidas, só vê uma e liga-se à que tem melhor sinal.

A difusão para os PCs é feita sempre por Wireless. A rede eléctrica só entra em jogo para fazer a ponte entre os dois adaptadores, ou seja, para fazer a ponte entre o AP e o ZonHub.

Eu penso que um ponto de acesso apenas é bom. Se vires que a coisa até funciona decentemente e quiseres ainda expandir mais a tua rede podes comprar outro adaptador PLC, colocar noutra ficha e ligar outro AP aí.
 
tenho uma dúvida, comprando uma powerline segundo o que eu percebi um fica ligado ao router e o outro meto onde quiser certo? adquirir um access point seria so se eu quisesse por outra rede wireless certo? funciona na mesma por cabo sem o access point?

peço desculpa, mas o meu conhecimento neste assunto é praticamente nulo
 
Hum estou esclarecido. Se apenas arranjar um router potente e deixar o zon hub como modem, consigo velocidades de 70? Porque assim evito os powerlines. Só instalo isso se de facto me trouxer mais forca ao wirrless visto ser o mais importante. A grande duvida e se um router mais potente apenas me resolve o problema
 
Já agora relativamente à PLC em vez de utilizar um par de PLC mais um AP porque nao usar uns adaptadores da powerline ja com wireless? mais simples e bastava colocar a ficha na parede e esta resolvido certo?

agora uma duvida neste momento tenho o router da meo ligado a uma tripla juntamente com o telefone e um candeeiro... o mais certo era passar a ter uma "tripla" de 5 entradas daquelas da trust que tem protector de picos etc etc para poder ligar a powerline junto ao router... nao ha stress? ou deveria ligar a uma ficha unica a powerline?
 
Já agora relativamente à PLC em vez de utilizar um par de PLC mais um AP porque nao usar uns adaptadores da powerline ja com wireless? mais simples e bastava colocar a ficha na parede e esta resolvido certo?
Sim. Lê a OPÇÃO 2 do meu segundo post nesta thread.

Deeplay disse:
agora uma duvida neste momento tenho o router da meo ligado a uma tripla juntamente com o telefone e um candeeiro... o mais certo era passar a ter uma "tripla" de 5 entradas daquelas da trust que tem protector de picos etc etc para poder ligar a powerline junto ao router... nao ha stress? ou deveria ligar a uma ficha unica a powerline?
Deverias ligar o adaptador directamente a uma tomada. É precisamente nos protectores de picos de corrente que o sinal se degrada e não é pouco. Lê o meu primeiro post sobre a Powerline.
 
provavelmente irei instalar uma powerline... mas estou na duvida pelo que dizem as PLC wireless tem fraco sinal...
achas que será boa soluçao para tornar o meu quarto e o quarto do andar de cima online??

aproveitando a oportunidade...
Bom ano a todos... e com kinder surpresa... FELICIDADE... :D
 
Isso depende, claro, da casa. Mas em princípio deverá dar para o que queres. Tens de te certificar que são Wireless N.
Se estás com medo do Wireless dos adaptadores não chegar, lê as reviews sobre os que vais comprar. Se achares que não está à altura das tuas necessidades comprar adaptadores normais e liga lá um AP externo - se quiseres ter a certeza da expansão da cobertura compra um AP externo que tenha antenas removíveis (e sobretudo N) e compra uma melhor.
 
Abri hoje inadvertidamente um tópico sobre esta matéria, sem ter reparado neste a tempo...

Tenho um leitor multimédia Asus R1 e pretendo liga-lo ao PC por power line. A ideia é ver filmes a 720/1080p sem problemas. Isso será possível? E com que modelos?

Obrigado.
 
É. Mas, lá está, tudo depende da qualidade da instalação eléctrica que tens em casa. O stream de vídeo em HD não deverá passar os 5-7Mbps. Para isso, mesmo uma linha em más condições aceita - o máximo teórico destes aparelhos ronda os 200Mbps. Mas de qualquer forma o melhor era mesmo experimentares, se pudesses. Se ainda não o fizeste aconselho a leitura do meu post sobre as características mais pertinentes que a tua casa deve apresentar para uma rede powerline (mais acima). Qualquer adaptador que mencionei neste tópico serve para o que pretendes - à excepção dos wireless.
 
Sim mas atenção que aconselharia a pelo menos 200Mbps+ e que seja de marcas de confiança. (D-Link, Netgear, TP-link, Linksys etc)
Lê reviews e vê como se comportam. Verifica se a tua casa cumpre os requisitos mínimos e segue as regras de instalação dos adaptadores para obteres o máximo desempenho.

Se precisares de ajuda específica de algum, coloca aqui.
 
Back
Topo