1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Duvida

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por amjpereira, 16 de Agosto de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 650)

1. amjpereira

amjpereira Folding Member

Estava a pensar experimentar Linux, tenho cá em casa o Fedora Core 4 que foi dado nas aulas de formação mas não me dou muito bem com aquilo devido á falta de conhecimento, recomendaram-me o Ubuntu ou o open Suse para começar a "ambientar-me" com o linux, que sugerem?

Gostaria tambem se não fosse muito incomodo de uma maneira de arranjar estes programas sem ter que recorrer a trafego internacional, uma vez que são open source creio que é uma das várias maneiras de o obter, atraves de download, mas se me indicassem um sitio onde pudesse adquirir um destes ou um mirror nacional ficaria extremamente agradecido.

Se acharem que estes não são bons para começar opinem é para isso que criei este tópico.

Obrigado desde já pelo tempo dispensado

Fou-Lu

2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Bem, eu recomendo Debin/Ubuntu. É o que tenho recomendado a caloiros e noobs na minha faculdade.
    Tem um exelente Repositorio de programa, com vários mirros nacionais por isso não será um problema.

Poderas começar a aprender aos poucos, começando pela forma fácil de instalação de pacotes com o uso do apt-get , e aprendendo a compilar programas depois a medida que te sentires mais familiarizado, para aprenders vários aspectos.

Eu começei em linux com o Suse e gostei.

Poderás testar os 2 e depois logo ves o que preferes.

quanto a ajudas, para o suste tens o www.susept.com, para ubuntu tens : www.guiaubuntupt.org e www.ubuntu-pt.org

Alguma questão é só colocar ;)

3. amjpereira

amjpereira Folding Member

poderias me indicar o endereço de onde possa arranjar isso atraves de trafego nacional? thx

4. dam

dam Power Member

5. Só para confirmar que o Ubuntu e o Suse são excelentes sistemas operativos para novatos (e não só).

Na minha opinião, o Suse Linux 9.3 foi o melhor sistema operativo que eu alguma vez tive o prazer de utilizar e os Suse têm sido os melhores, mais sólidos e fáceis de utilizar de todos (embora pequem, um pouco, pelo fraco suporte à língua portuguesa).

Além do Ubuntu e do Suse, também recomendo o Caixa Mágica. A princípio estava bastante céptico mas surpreendeu-me de maneira muito agradável. O Caixa Mágica prima pelo acesso fácil aos pacotes de software necessários para reproduzir conteúdo multimédia em formatos proprietários (mp3, dvds, etc) e pelo bom suporte à língua portuguesa. Peca por problemas de instalação e pela comunidade mais pequena. Estou a escrever isto no Caixa Mágica.

6. Hipnoted

Hipnoted Power Member

O Fedora é bom, mas para novatos como tú será melhor começar por uma distro mais "amigavel" tipo Ubuntu, Suse, ou até Caixa Mágica...

7. HecKel

HecKel The WORM

Eu comecei pelo RedHat e não achei nada complicado, para mim existem distros mais "desanimadoras" do que outras, no entanto no que respeita à utilização são todas intuitivas.

O desanimador pode estar na instalação :P Caso do gentoo que ainda dá para perder um "tempito" :P No entanto o Fedora é tão trivial como o Ubuntu, portanto não há stress :)

abraços, HecKel

Partilhar esta Página