eu tenho 1 programa em k tem várias checkbox´s. cada 1 tem 1 nº. é possivel k kuando eu carregue num botão o programa calcule o valor das checkbox selecionadas ? Código: dim total as string total = valor das checkbox selecionadas msgbox (" a soma é: " total ) agradeço
Boas Bikefire. Presumo que estejas a usar VB, mas neste caso é irrelevante. A checkbox é um objecto como outro qualquer, tem propriedades (variáveis de instância) e métodos que operam sobre ela. Só porque deste um valor numérico a cada uma não quer dizer que elas contenham esses valores numéricos como propriedades per se. O que alteraste em cada uma foi a propriedade Caption (penso) e deste strings literais como valor "1", "2", "3"... Para fazeres o que queres fazer tens de fazer algo do género: Criares um método que faça um cast da propriedade Caption para Integer de cada checkbox seleccionada e somares esses valores. Podes usar um foreach para isso. Se tiveres mais alguma dúvida em princípio não te vou poder ajudar pois não sei VB, mas teoricamente é isto que te disse.
Tenta assim: Código: Dim total AsInteger = 0 For Each ctrl As Control In Me.Controls If TypeOf ctrl Is CheckBox Then Dim cb As CheckBox = CType(ctrl, CheckBox) If cb.Checked Then total += CInt(cb.Text) EndIf End If Next Debug.WriteLine("Total seleccionado: " + total.ToString) Se as checkbox's estivem dentro de uma GroupBox ou Panel substituis o Me.Controls por Me.GrouBox1.Controls (por exemplo)