Dúvida...

_freelancer_

Power Member
Boas foldadores :D

Tenho uma questão àcerca disto ... o Protein Prediction do BOINC não acaba por ser o mesmo do Folding@Home? Não têm ambos o mesmo fim? Se não, então alguem me sabe explicar as diferenças? Pode também falar-se em folding no Protein Prediction?

Desculpem lá a carrada de perguntas... :007:
 
Boas.

Bem andei a ver e o que encontrei foi o seguinte:
But whereas predictor@home is concerned with determining the likely final structure of proteins, folding@home focuses on analyzing the mechanics of the folding process.
Encontrado aqui, lá para o fim da página

Ou seja, o predictor determina a estrutura final provável da proteina e o F@H estuda o processo em si (ou qualquer coisa assim, acho que o Pseudo deve conseguir explicar melhor).

Portanto, sim, parece-me que ambos estudam o "folding", embora com objectivos diferentes.

Cumps.
 
O Predictor...

starts from a sequence of amino acids and attempts to predict the folded, functioning, form of the protein either a priori, i.e., in the absence of detailed structural knowledge, or by homology with other known, but not identical, proteins.

O Folding@Home...

Analysis of the folding process too is a critical outcome allowing theories for protein folding to make direct connections to experimental measurements of this process. The Folding@Home project pioneered the use of distributed computing to study the folding process. Understanding the folding process is of significance in understanding the origin of diseases that arise from protein mis-folding, such as Alzheimer's disease and Mad-Cow disease.

Este foi a explicação mais basica que encontrei.
Basicamente é o que o JGAlmeida refere. Não percebo qual o critério que usam no Predictor para escolherem a cadeia de aminoácidos. Isso não percebi. Parece ser arbitrário e depois vêm se conseguem chegar a alguma proteina como as que já conhecemos. No folding pegam na proteina que se cnhece a estrutura e depois estuda-se o processo como ela se enrola para tentar perceber o que acontece durante esse processo que pode levar a que ela não o faça correctamente e depois exista uma situação anómala que leve a uma doença.
Conseguir perceber onde surge o problema e encontrar a forma de anular isso é a questão. E há muitas formas de modificar alguma coisa.
Um exemplo muito simples é o que se passa com o virus da SIDA, o HIV.
Alguns medicamentos actuam ligam-se à membrana do virus no preciso local onde eles "encaixam" nos linfócitos T (são um tipo de globulos brancos, neste caso especificamente são os T4 se quisermos ser ainda mais especificos). Imaginem uma chave e uma fechadura pq é mais facil de perceber em que a fechadura seja o linfocito e a chave o virus. Alguns medicamentos são a chave. Ligam-se aos linfócitos do mesmo modo que o virus com a diferença que não provocam qq problema. O virus chega lá ainda dá um pontapé no medicamento mas o gaijo não está de modas e diz-he " Vai pastar para outro lado:)". Assim aquele linfócito não é infectado. Isto não é a cura pq o virus trata de contornar a coisa com o tempo mas dá para perceber.

Pseuuuuuudo onde estás?:D
 
Última edição:
Back
Topo